Como vender mais em marketplaces na Black Friday 2021?

Guia lista estratรฉgias de sucesso e tendรชncias para o lojista se preparar para o antes, o durante e o depois de uma das maiores datas para o comรฉrcio eletrรดnico no Brasil.

Guia lista estratรฉgias de sucesso e tendรชncias para o lojista se preparar para o antes, o durante e o depois de uma das maiores datas para o comรฉrcio eletrรดnico no Brasil.

Com a aproximaรงรฃo da Black Friday, a preparaรงรฃo dos e-commerces para o evento se intensifica. A sexta-feira de promoรงรตes acontece, neste ano, no dia 26 de novembro e promete movimentar lojas e consumidores para transformar o gigantescoย potencial de vendas da data em lucro nรฃo sรณ na sexta-feira, mas tambรฉm em todo o mรชs de novembro.

Segundo dados da Ebit|Nielsen, em 2020 o e-commerce brasileiro totalizou R$ 4,02 bilhรตes de vendas, um crescimento de 25,1% em relaรงรฃo a 2019. Foram 6 milhรตes de pedidos gerados (15,5% superior a 2019). E para este ano, a tendรชncia de crescimento continua.

E para ajudar os sellers a aumentarem suas vendas com sustentabilidade e sem complicaรงรฃo nesta Black Friday, ANYMARKET, KONCILI e Predize, empresas do Grupo DB1, com contribuiรงรตes da Naรงรฃo Digital, prepararam um guia com as principais estratรฉgias de sucesso e tendรชncias para o lojista se preparar para o antes, o durante e o depois de uma das maiores datas para o comรฉrcio eletrรดnico no Brasil.

Tendรชncias para a Black Friday 2021?

Black Friday รฉ sobre preรงos baixos: รฉ isso que os consumidores esperam e buscam nesta data. Para se destacar, รฉ preciso pensar em como conseguir um preรงo competitivo para chamar a atenรงรฃo. Vale ressaltar que as ofertas trarรฃo o consumidor para perto e, depois disso, a forma como as empresas se comunicam com eles ditarรก como o relacionamento prosseguirรก.

Uma estratรฉgia forte no ano passado e que tem de tudo para ter destaque novamente neste ano รฉ o Esquenta Black Friday. Estratรฉgias que exploram o mรชs de novembro e as compras por gatilho de urgรชncia tambรฉm sรฃo uma grande aposta para 2021.

Os consumidores chegam com pressa para comprar na Black Friday. Simplificar a compra dos produtos com um checkout transparente e com cadastros que exijam apenas as informaรงรตes essenciais pode fazer toda a diferenรงa.

A Black Friday no e-commerce hรก tempos deixou de ser restrita a uma รบnica sexta-feira de novembro. Hoje, os clientes esperam ofertas logo no comeรงo do mรชs, e o seller deve saber se posicionar sobre a duraรงรฃo da campanha, que pode ser:

  • Black November: mรชs inteiro de promoรงรตes no site
  • Black Week: campanha ativa somente na semana da Black Friday, de domingo a sรกbado
  • Black Friday: descontos exclusivos na sexta-feira
  • Black Weekend: promoรงรตes na sexta e estendidas para o fim de semana

Dependendo de como o e-commerce vai embarcar nas aรงรตes, รฉ preciso pensar em previews para o comeรงo de novembro para que nรฃo haja queda muito grande das vendas nas primeiras semanas do mรชs.

Para grandes e mรฉdias operaรงรตes, contar com um plantรฃo 24 horas รฉ essencial para manter a operaรงรฃo com saรบde. Pedidos sรฃo emitidos ao longo de todo o dia 26 de novembro e, portanto, a equipe precisa estar atenta e engajada.

Considerado o hub dos grandes players, o ANYMARKET รฉ uma soluรงรฃo que conecta empresas a mais de 50 marketplaces como Amazon, Mercado Livre, Netshoes, Dafiti, Via Varejo, B2W, Magazine Luiza e Carrefour, entre outros. A plataforma atende empresas com venda on-line e que precisam de uma operaรงรฃo simples, รกgil e centralizada.

No ano passado, o ANYMARKET contou com uma equipe de 150 pessoas, com 98% de clientes satisfeitos com o suporte e zero erros na Black Friday 2020. Para este ano, a empresa ampliou sua equipe de atendimento para mais de 200 pessoas e promete 100% de disponibilidade durante toda a Black 2021.

O uso de ferramentas que trabalham estratรฉgia de reativaรงรฃo para carrinhos abandonados tambรฉm estรก em alta este ano. Pesquisar sobre elas e configurรก-las antecipadamente รฉ importante para aumentar as chances de conversรฃo. Uma dica รฉ inserir, no e-mail encaminhado ao usuรกrio que abandonou os produtos, um cupom de desconto, o que o instigarรก a voltar ร  loja para fechar a compra.

Outra grande tendรชncia para a Black Friday 2021 รฉ a realizaรงรฃo de live de vendas, o que preza pela aproximaรงรฃo entre o consumidor e a equipe de atendimento de vendas. Em perรญodos de isolamento social, รฉ uma maneira de sanar dรบvidas dos clientes virtuais e estimular a relaรงรฃo entre eles e sua loja. Oferecer benefรญcios diferenciados para quem assistir a live pode fazer com que as pessoas te assistam por mais tempo.

No ano passado a Cyber Monday foi uma das grandes tendรชncias exploradas pelos lojistas virtuais brasileiros, fato que se mantรฉm para 2021. A data representa uma oportunidade para disponibilizar ofertas ainda mais competitivas, portanto na hora de desenhar a estratรฉgia รฉ importante preparar o estoque, e os descontos, para a segunda-feira apรณs a sexta de promoรงรตes.

A diversificaรงรฃo dos meios de pagamentos tambรฉm รฉ uma forte tendรชncia. Alรฉm dos meios de pagamento tradicionais, aplicativos de pagamento com cashback e recebimento via PIX, poderรฃo ser um grande diferencial na Black Friday 2021, mas รฉ importante que o seller ofereรงa apenas o que estiver pronto para atender.

Preparando a reputaรงรฃo

Para vender na Black Friday, รฉ preciso uma grande preocupaรงรฃo com a reputaรงรฃo. Alรฉm de um fator de decisรฃo de compra, a reputaรงรฃo define a longevidade do negรณcio. Afinal, se uma loja possui muitas reclamaรงรตes nรฃo resolvidas, nรฃo รฉ de se surpreender que as vendas desacelerem atรฉ um ponto crรญtico.

Em uma pesquisa da Dimensional Researh, ficou claro que 90% das pessoas que compram online sรฃo influenciadas pelas avaliaรงรตes dos produtos.

O atendimento de prรฉ-evento, o prรฉ-vendas, รฉ o momento em que os consumidores estรฃo buscando entender mais sobre os produtos que irรฃo comprar com preรงos diferenciados no dia do evento. Esse รฉ um momento muito importante para passar seguranรงa ao consumidor, tanto do produto quanto da empresa. Alรฉm disso, cumprir o SLA reflete no quanto aparecerรก no dia da Black Friday.

ร‰ preciso trazer funcionalidades de atendimento que auxiliem no alto volume de dรบvidas e reclamaรงรตes de pedidos. Hoje no mercado jรก existem ferramentas que auxiliam a integrar o chat de marketplaces como o Mercado Livre! O Predize pode ser a soluรงรฃo, pois possui Inteligรชncia Artificial, alรฉm do selo de certificaรงรฃo que garante uma integraรงรฃo de chat segura e estรกvel para altos volumes.

O Predize รฉ uma plataforma inteligente que centraliza o atendimento ao cliente (SAC), especializado em vendas em marketplaces. Desenvolvido pela DB1 Group, visa atender ao universo e-commerce.

O objetivo do Predize รฉ oferecer uma experiรชncia positiva aos consumidores junto aos marketplaces e aumentar a capacidade de atendimento. Para os sellers, o valor รฉ inegรกvel, jรก que o Predize possibilita centralizar o atendimento ao consumidor em um sรณ painel, independentemente do nรบmero de marketplaces nos quais vende, de maneira รกgil. Conta com um mรณdulo de Inteligรชncia Artificial para agilizar as respostas e controle de cumprimento de SLA. Com isso, reduz drasticamente o tempo investido pelas equipes de atendimento em mรบltiplos canais de contato e auxilia na melhora da reputaรงรฃo.

Como resolver os desafios da conciliaรงรฃo de repasses?

Os repasses vรฃo muito alรฉm do comissionamento padrรฃo. Serรก que vale a pena participar de uma campanha especรญfica? O quanto aquilo vai impactar na sua operaรงรฃo? Serรก que sua logรญstica estรก preparada para isso? Nรฃo se trata sรณ do valor financeiro: dados de performance financeira serรฃo ouro na hora da sua tomada de decisรฃo.

A conciliaรงรฃo รฉ essencial para enxergar o lucro das suas vendas na Black Friday e para contribuir na precificaรงรฃo de seus produtos, para organizar seu fluxo de caixa e garantir que possรญveis divergรชncias possam ser contestadas junto aos canais.

Hoje, no mercado, jรก existem softwares que fazem a conciliaรงรฃo de repasses dos marketplaces de forma automatizada, evitando horas de mรฃo de obra especializada para conseguir ver o real lucro da sua operaรงรฃo nos marketplaces.

Essas plataformas, em poucos minutos, fazem a anรกlise venda a venda, observando as regras e detalhes dos repasses de cada marketplace e entregando relatรณrios que possibilitem enxergar a rentabilidade das conversรตes. Em posse desses indicadores, รฉ possรญvel planejar e estruturar novas aรงรตes de vendas e, com isso, garantir sempre os melhores resultados.

Para ler o guia completo, acesse https://bit.ly/guia-black-friday.

A Black Friday no e-commerce hรก tempos deixou de ser restrita a uma รบnica sexta-feira de novembro. Hoje, os clientes esperam ofertas logo no comeรงo do mรชs, e o seller deve saber se posicionar.

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