Após mais um fim de semana de grandes disputas em Cascavel, a Stock Car permanece no estado do Paraná, mas agora rumo ao Autódromo Internacional de Curitiba, localizado no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Na histórica pista, serão disputadas duas etapas em sequência: no dia 1º de agosto, a sexta etapa, no traçado tradicional, e em 8 de agosto, a sétima, usando o anel externo. A decisão foi tomada pela Stock Car para permitir que alguns de seus pilotos participem das 24 Horas de Le Mans em 22 de agosto, anteriormente a data marcada para a sétima etapa.
A pista de Curitiba compartilha uma história antiga com a principal categoria do automobilismo nacional, tendo sido palco para 55 provas do campeonato, menos apenas que o Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Para as duas etapas que serão realizadas no autódromo paranaense, a Pirelli levará os mesmos compostos utilizados no campeonato do ano passado, inclusive com a marca italiana mantendo a nova medida do pneu Cinturato, de chuva, que em 2020 ficou nas mesmas dimensões do pneu de pista seca, o P Zero: a medida cresceu de 285/645-18 para 305/660-18, formato que teve ótima aceitação por pilotos e chefes de equipe da categoria máxima do Brasil.
É sempre importante lembrar que todos os pneus da Stock Car, exclusivos para a categoria, foram fabricados nas plantas especializadas em competição da Pirelli na Europa (as mesmas que também fabricam os pneus de Fórmula 1, inclusive), localizadas em Ismit, na Turquia, e em Slatina, na Romênia. A Pirelli tem um compromisso inabalável com a qualidade e segurança de seus produtos, portanto toda a produção para a temporada de 2021 foi feita em lote único. Com quase metade do campeonato completo, já é possível afirmar que o equilíbrio técnico permanece a marca registrada na principal categoria de automobilismo do Brasil.
“A pista de Curitiba é marcada pela longa reta principal, seguida de um ponto de frenagem brusca, que leva à uma curva para a direita. Na sequência, o “S”, ponto que propicia uma proximidade grande entre os competidores. A largada requer muita atenção e cuidado dos pilotos, com o afunilamento entre os carros, gerando toques e possíveis saídas para a grama, deixando assim detritos para a pista. Com uma série de curvas acentuadas para a direita, o pneu traseiro esquerdo acaba por ser o mais exigido em Curitiba. No caso da etapa no anel externo, a preocupação e atenção das equipes deverá se estender também para o pneu dianteiro esquerdo, considerando que o carro se apoia nesse lado por praticamente toda a volta”, diz Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.
Apesar das vitórias de Thiago Camilo e Átila Abreu em Cascavel, o maior pontuador da etapa foi o piloto Gabriel Casagrande. Com dois terceiros lugares, o paranaense agora acumula 156 pontos na tabela de classificação, apenas quatro a menos que o líder Daniel Serra. A terceira posição é de Cesar Ramos, com 143 pontos, seguido por Zonta (141), Diego Nunes (128) e Átila Abreu (127). Entre as equipes, a Eurofarma-RC lidera com 273 pontos, com a Ipiranga Racing em segundo com 255, e a RCM Motorsports em terceiro com 249.
A Band é a responsável por exibir a Stock Car na TV aberta. Além disso, o SporTV segue como parceiro da categoria para as transmissões em TV fechada. O SporTV transmite o treino classificatório para a sexta etapa, em Curitiba, no sábado às 15h30, enquanto a corrida 1, no domingo, será ao vivo na Band e no SporTV às 13h10, com a corrida 2 às 13h48. O canal oficial da Stock Car no YouTube, o site motorsport.com e o Facebook do Auto Vídeos também transmitirão ao vivo a etapa. Já a Stock Light terá a corrida 1 realizada no sábado às 16h58, enquanto a segunda prova será disputada no domingo às 15h20.
PNEUS DISPONÍVEIS
Pista seca: P Zero na medida 305/660-18
Pista molhada: Cinturato na medida 305/660-18
CARACTERÍSTICAS DA PISTA (entre 1 e 5):
Abrasividade da pista: (3)
Força lateral: (3)
Pneu mais exigido (traseiro esquerdo)
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS P ZERO:
Cambagem recomendada dianteira: (-5,0°)
Cambagem recomendada traseira: (-3,0°)
Calibragem recomendada a frio: 24 PSI
Calibragem recomendada a quente: 32 PSI
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS CINTURATO:
Cambagem recomendada dianteira: (-2,0°)
Cambagem recomendada traseira: (-0,0°)
Calibragem recomendada a frio: 26 PSI
Calibragem recomendada a quente: 32 PSI
SÁBADO, 31 DE JULHO
10h10 – 11h20: treino livre 1 Stock Car
13h00 – 14h10: treino livre 2 Stock Car
15h30 – 16h15: treino classificatório Stock Car
DOMINGO, 1º DE AGOSTO
13h10: corrida 1 Stock Car
13h48: corrida 2 Stock Car