O confinamento e a pandemia obrigaram os consumidores até então resistentes a experimentar as compras no ambiente online. Cerca de 15 milhões de brasileiros estão entre os que estrearam no consumo virtual. E a perspectiva é de que esse hábito esteja cada vez mais arraigado no cotidiano das pessoas no período após a pandemia.
Por isso, estar no ecommerce deixou de ser opção para se tornar essencial para a sobrevivência das empresas. Porém, nem todos os empreendedores têm condições financeiras para investir em desenvolvedor de software, profissional cujo salário está cada vez mais inflacionado, designer, conteudista, além de gestão de estoque, logística de entrega e marketing digital.
O alerta é da especialista Renata Elmor, fundadora da Bsales, empresa que funda a denominação comercial digital. Para ela, os empresários precisam de soluções customizadas para enfrentar essa problemática. “Noto que muitos pequenos e médios empreendimentos ficam à margem do ecommerce devido aos investimentos elevados para colocar uma loja virtual no ar, além do tempo dispendido, que pode chegar a dois anos”, afirma.
Loja virtual em dez dias úteis
Renata aponta que o empreendedor não tem recursos suficientes nem tempo disponível. Diante desse desafio, criou-se uma solução capaz de colocar uma loja virtual em até dez dias úteis. “Criamos o domínio para o cliente, configuramos a loja virtual em plataforma pronta já com meio de pagamento, inserimos no mínimo 50 produtos, treinamos a equipe para subir produtos na loja virtual, bem como programação de controle de estoque e logística para envio, além de suporte por 12 meses”, enumera.
Com essa estrutura, a Bsales consegue colocar no ar uma loja virtual no menor tempo possível, já que muitos empresários precisam correr atrás do prejuízo. Fazer parte do ecossistema de vendas online traz maiores possibilidades de vendas recorrentes e, para isso, a Bsales também faz as primeiras promoções para o empresário começar a gerar receita.
Comercial digital: a era dos novos vendedores
Aliado a isso, Renata Elmor afirma ser necessário investir no que ela intitula comercial digital, capacitando vendedores a compreender a jornada de compras do cliente, saber tratar o cliente conforme cada estágio em que se encontra, e fazer abordagens sequenciais para concluir a venda de forma efetiva. “Não se pode mais conceber que as áreas de marketing e vendas tenham ações divergentes quando atuam para um mesmo fim: resultados. Por isso que surge o comercial digital, unindo marketing digital e setor comercial. Juntos, o potencial é muito maior”, afirma.
Por isso, a Bsales dispõe de soluções para criar receitas recorrentes por meio de estratégias que unem marketing digital e área de vendas. “A empresa não precisa entender nada de marketing digital ou, tendo equipe de marketing, não é necessário nenhum investimento na estrutura que demanda a implementação da Máquina de Vendas”, informa Renata Elmor. São investimentos elevados que não precisam ser feitos pela empresa, mas entregues pela Bsales. Isso inclui ferramentas de inbound marketing, setup de ferramentas, otimização dos e-mails, planejamento de mídia e sua otimização, design e texto para anúncios, landing pages, criação de material rico, entre outros. A solução entrega prontos os leads qualificados ao comercial, além de treinar os novos vendedores digitais.
A Máquina de Vendas está apoiada no conceito de receitas previsíveis, que tem como objetivo aumentar o volume de clientes com potencial interesse pelo seu negócio. A primeira medida é gerar tráfego para a empresa, aumentando o conhecimento da marca e atraindo potenciais clientes. As etapas são formadas por tráfego, atração, nutrição, conversão e performance. Em cada uma delas, equipes de designer, redatores, especialistas em mídia, inbound marketing, performance e marketing digital estão envolvidas diretamente para o sucesso do processo. “Com essa integração entre loja virtual, vendas e marketing, a empresa consegue otimizar os resultados e os lucros”, finaliza.