Campanha da BETC HAVAS une influenciadoras e colaboradoras para promover ações positivas para a comunidade LGBTQIAP+ em agosto
Muito além do mês de junho, quando é celebrado o mês do Orgulho LGBQIAP+, a causa e o movimento da comunidade continuam. Pensando nisso, o Pão de Açúcar mostra a importância de espalhar a felicidade com a campanha Felicidade É Poder Ser também no mês de agosto, quando acontece o Dia Nacional do Orgulho Lésbico (19/8) e o Dia Nacional Visibilidade Lésbica (29/8). As ações têm foco em redes sociais e canais digitais e, além disso, junto com parceiros, a rede vai doar uma tonelada e meia de alimentos para a Casinha, ONG carioca que desde 2017 promove direitos sociais para a população LGBTQIAP+.
Criada pela BETC HAVAS, a campanha Felicidade É Poder Ser foi lançada em junho pela rede para estimular a conversa sobre o movimento e levar ainda mais conscientização aos consumidores, colaboradores e sociedade como um todo. “Depois de junho, a conversa sobre esse tema esfria, mas queremos continuar reforçando a batalha contra o preconceito e a discriminação, que é tão importante e deve ser contínua, e apoiando o direito de poder ser quem se é, sem medo, e feliz”, conta Camila Assis, Gerente de Marketing do Pão de Açúcar. “Em agosto, temos duas datas que celebram o orgulho e a visibilidade da primeira letra da sigla LGBTQIAP+, e entendemos que este é mais um momento importante para expandir a nossa comunicação nesse sentido e continuarmos estimulando o debate e a sensibilização entre os atores da sociedade”, complementa.
Além das campanhas em redes sociais e canais digitais, a rede, junto com parceiros, irá doar uma tonelada e meia de alimentos para a Casinha, ONG do Rio de Janeiro que promove direitos sociais da população LGBTQIAP+ há quatro anos.
No perfil oficial da rede no Instagram (@paodeacucar), as influenciadoras Jamine Miranda e Marcia Castro irão compartilhar comentários positivos que recebem em suas redes, evidenciando o mote da campanha de espalhar a felicidade em poder ser quem se é e também falando sobre a importância de espalhar comentários positivos nas redes. Elas ainda participarão do podcast ‘Lugar de Escuta’, canal de conteúdo por áudio especial desenvolvido pelo Pão de Açúcar. Conheça aqui. Além delas, a rede também convidou a colaboradora Rosa Maria, fiscal de caixa de uma das lojas do Pão de Açúcar na cidade de Santos para compartilhar comentários e histórias positivas.
Compromisso GPA
O combate à discriminação é um dos compromissos do GPA, grupo do qual o Pão de Açúcar faz parte. Desde 2017, no Brasil, a companhia é signatária dos 10 Compromissos da Empresa Com os Direitos LGBTQIAP+, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIAP+, o qual reforça o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTQIAP+ no ambiente empresarial e na sociedade. Além disso, a empresa também é signatária do movimento global “Partnership for Global LGBTI+ Equality”.
O GPA conta ainda com o grupo de afinidade Orgulho LGBTQIAP+ GPA. Criado em 2018, é formado por mais de 40 profissionais que se articulam para contribuir com um ambiente de trabalho mais respeitoso e inclusivo. Nas lojas do Pão de Açúcar, desde 2019 há o Programa Embaixadores da Diversidade formado pelo público interno (2 colaboradores por loja) que, após passar por um processo de seleção, torna-se multiplicador, com o desafio de sensibilizar seus(uas) colegas para a temática da Diversidade e Inclusão. Periodicamente, todos os colaboradores da companhia passam por treinamentos e palestras sobre o tema, além de contarem com uma “Política de Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos” e outros guidelines sobre gestão e comunicação inclusivas.
Ficha Técnica
Agência: BETC HAVAS
Cliente: Pão de Açúcar
Produto: Institucional
Título: LGBTQIAP+
CCO: Erh Ray
CBO: Marcos Lacerda
VP de Criação: Alexandre Villela (Xã)
Diretora de Criação: Paula Junqueira
Criação: Paula Junqueira, Kika Reichert e Carlos Gouveia
Marcas & Negócios: Raquel Hipólito, Thiago Xavier e Flávia Silva
Canais & Engajamento: Ariane Finavaro, Thyago Azevedo, Alexandre Lopez, Natalie Bezerra, Pedro Lara e Fatima Azevedo
Estratégia: Agatha Kim, Dannyllo Silveira, Bianca Moura e Jairton Junior
Montagem e Motion: Daniel Zappa
Aprovação do Cliente: Eduardo Telles, Camila Assis, Victória Magalhães, Camila Molezine e Flavia Pereira Antunes