Venda de produtos de higiene cresce 13% durante a pandemia na América Latina

Levantamento da Kantar analisou as mudanças de hábitos.

Venda de produtos de higiene cresce 13% durante a pandemia na América Latina
Foto de formulário PxHere

A pandemia de Covid-19 gerou uma atenção maior à higiene pessoal. Para evitar o contágio, lavar as mãos com frequência e usar álcool em gel se tornaram parte da rotina das pessoas ao redor do mundo. Esses comportamentos tiveram impacto direto no mercado. Em 2020, a categoria de Cuidados Pessoais cresceu 13% na América Latina. As informações foram divulgadas pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

No Brasil, a pesquisa Consumer Insights, também realizada pela Kantar, aponta que a categoria que mais se beneficiou neste período foi a de cremes e loções. Nos últimos 12 meses terminados em março de 2021, o crescimento em penetração foi de 5,8 pontos percentuais nas classes A e B (+893 mil novos lares compradores); 4,5 p.p. na classe C (+1.2 milhões de novos lares) e 4,1 p.p. nas classes D e E (+606 mil novos lares) em relação ao mesmo período do ano anterior.

Ao mesmo tempo, a área de Beleza apresentou queda de 25% entre os latino-americanos. O principal motivo para a redução está na adesão ao home office. Sustentadas em sua maioria por mulheres, as vendas caíram porque elas diminuíram as produções por não precisar mais ir a escritórios, comércios e fábricas. No Brasil, maquiagem (-38%), depilação (-24%) e perfumes (-15%) foram os que mais sofreram retração nas ocasiões de uso.

O setor, no entanto, tem mostrado sinais de recuperação. É um reflexo tanto das mulheres que continuaram trabalhando fora quanto das flexibilizações nas restrições de deslocamento. No mercado nacional, esse público provocou aumento nas vendas de produtos para limpeza das mãos e do rosto (26%) e hidratação da pele (9%).

Um exemplo de recuperação nos segmentos de Beleza e Cuidados Pessoais em 2021 é a Natura, que está crescendo e conquistando novos compradores através do canal online. O incremento nas vendas da marca brasileira se concentrou em três categorias: cuidados com a pele, maquiagem e fragrâncias.

Os estudos da Kantar mostram que a pandemia não só mudou os hábitos de compra, priorizando a limpeza, como também os locais de consumo. Abriu-se o caminho para novos canais que atendem a necessidade de proximidade e sortimento tanto para produtos básicos quanto para indulgência de cuidados pessoais. As farmácias ganharam relevância na hora de adquirir produtos de Cuidados Pessoais e de Beleza. Este tipo de estabelecimento já vinha sendo cotado para compras das categorias, mas o novo coronavírus acelerou o hábito. Em 2020, o crescimento foi de 2% no volume de vendas das duas categorias na América Latina.

Destaque da Semana

Intervenção autoguiada pode reduzir uso de remédio para dormir entre idosos

Pesquisa analisou impacto da técnica de mediação comportamental em...

Catuaí inaugura primeiro quiosque da Eora Brasil em Maringá

Marca de cosméticos com produtos 100% naturais e veganos...

Catálise cresce 127% em 2024 e visa dobrar seu patrimônio sob gestão em 2025

Empresa consolida expansão no mercado de FIDCs, diversifica atuação...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor