Em um mercado competitivo, uma marca forte pode impactar de forma muito positiva nos negócios
Um bom posicionamento de marca pode ser a chave para o sucesso nos negócios, em um mundo com mercados cada vez mais competitivos. “Isso porque as escolhas não são mais limitadas e se você não pode suprir as necessidades do seu público, outras empresas surgirão prontas para cumprir esse papel.
Hoje o consumidor tem uma variedade de opções e é preciso fazer com que ele opte pela sua marca”, afirma o CEO da Pontodesign e doutor em administração, negócios e marketing, Joaquin Presas.
Mas, como fazer com que um cliente opte por um determinado produto? E quais diferenciais o consumidor procura?
“O empresário deve inverter o jogo e questionar a si próprio: quais os diferenciais da minha marcar e por que um cliente optaria pelo meu produto? A partir daí, começa a construção de um posicionamento forte e persuasivo, para ganhar espaço na mente do público final”, diz o especialista.
Posicionar uma marca nada mais é do que se tornar a preferida do público-alvo, aquela que quando o consumidor precisa é a primeira que vem a sua mente. Para atingir esse patamar, a empresa precisa oferecer diferenciais competitivos que sejam relevantes para o seu público.
“Uma empresa sem posicionamento passa a ser vista sem valor e comum, igual as outras. O problema disso é que você perde a oportunidade de expandir o seu negócio e de se tornar uma referência no mercado”, completa.
Mas, como construir esse posicionamento? “É imprescindível conhecer o próprio negócio, para conseguir trabalhar bem um posicionamento de marca. Algumas questões a serem respondidas:
• O que a empresa faz? Não é necessariamente o que a empresa produz, mas qual é sua função no mercado ou o que ela agrega para o cliente?;
• Quais os objetivos? Qual é a definição do que a marca quer representar por meio da sua atividade?;
• Quais são os valores dos quais a empresa não abre mão? Normalmente, eles sustentam as decisões organizacionais mais importantes;
• Em que somos melhores que a concorrência? O que diferencia a empresa? Pode ser no produto, no atendimento, ou em qualquer área que o público possa perceber;
• Como os clientes veem a marca?
Depois de responder a esses questionamentos, Presas dá cinco dicas para posicionar melhor a sua marca, de forma a impactar positivamente nos seus negócios:
1- Foco na identidade visual. “Um bom logotipo, com cores que casem com seu público. Não precisa ser algo super inovador, mas precisa combinar com o que você oferece. É como se fosse a primeira impressão que o seu cliente terá de você”, diz;
2- Tenha personalidade. “Muito mais do que um rosto bonito, precisa ter uma missão, um propósito, com os quais os clientes vão se identificar. Exemplo: a Apple é muito mais do que uma marca de eletrônicos, ela vende experiência e sonho de consumo”, explica;
3- Propósito. “Pessoas, mais do que nunca, estão em busca de marcas com propósito, que sejam humanas e agentes transformadores, de forma positiva, no mundo. A exemplo da Natura e do Boticário, que fazem um belíssimo trabalho em prol do meio-ambiente e da diversidade”;
4- Entregue experiência. “Independente do tamanho da sua empresa, proporcione ao seu cliente uma experiência única, fazendo com que ele se apaixone pela sua marca. Clientes apaixonados viram embaixadores orgânicos do seu produto”, finaliza.