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Novo CEO da Jasmine Alimentos projeta crescimento e anuncia novidades

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Rodolfo Tornesi Lourenço começou como estagiário, incorporou o DNA da marca durante convívio com fundadores e, depois de mais de uma década de “casa”, assume comando da indústria alimentícia paranaense

A Jasmine Alimentos – empresa paranaense fundada há 30 anos e líder no segmento da alimentação saudável no mercado brasileiro – acaba de anunciar um novo CEO.

Rodolfo Tornesi Lourenço, 31 anos, que até então ocupava o cargo de diretor de Inovação e Transformação da companhia, passa a ser o Chief Executive Officer com muitos desafios pela frente. O anúncio foi feito no dia 31 de agosto, durante um evento on-line para colaboradores.

De estagiário a CEO

Rodolfo começou a trabalhar na Jasmine Alimentos em 2009 como estagiário do departamento jurídico, quando ainda era estudante de Direito. Pouco tempo depois, foi efetivado e teve a oportunidade de trabalhar bem perto da família do empresário Christophe Allain, que fundou a marca na década de 1990.

Christophe e a esposa, Rosa, começaram, ainda em 1970, a dar os primeiros passos na trajetória da Jasmine Alimentos, ao oferecerem aos amigos alimentos macrobióticos – alimentação da qual eram adeptos. A partir daí, o casal criou um pequeno negócio de alimentos naturais, integrais e orgânicos, que ao longo dos anos se transformou num dos principais players do setor.

Quando a Jasmine foi vendida à empresa francesa Nutrition et Santé – líder na categoria “health and wellness” de orgânicos e funcionais na Europa e subsidiária da farmacêutica japonesa Otsuka – em agosto de 2014, Rodolfo, já então graduado e especialista em due diligence, atuou de forma ativa neste processo, pois, além de conhecer profundamente o negócio, tem em seu DNA os propósitos da marca.

Depois de o negócio ser fechado, Rodolfo foi convidado pela Nutrition et Santé a permanecer no time, assumindo funções gerenciais, ainda em 2014. A partir daí, ele teve a missão de propagar a nova cultura da empresa, que chegava a uma fase inédita, mas também desafiadora, com mais de 300 funcionários diretos.

Para ele, a missão poderia ter sido ainda mais difícil, se, anos antes da venda, não tivesse trabalhado em diferentes áreas da empresa. Por ter formação acadêmica em Direito, já havia ocupado o cargo de assessor jurídico, mas, logo depois, com a conclusão em um MBA em Psicologia Organizacional, passou a ser gestor de outras áreas, como Administrativo, Tecnologia da Informação e Recursos Humanos. “Por ter atuado por alguns anos bem perto da família que geria a empresa, tive acesso às informações estratégicas, que mantinham o alto nível de satisfação dos clientes e colaboradores e garantiam o bom desempenho da marca. Por isso, aceitei os desafios que me foram colocados e acredito ter sido uma escolha muito acertada”, relembra.

A decisão da multinacional de manter o profissional na companhia após tê-la adquirido se mostrou acertada, pouco tempo depois. “Entre os anos de 2017 e 2018, o choque cultural de uma nova gestão demandou muito trabalho e planejamento”, recorda. Pouco depois, Rodolfo assumiu a função de Diretor de Inovação e Transformação, cargo que ocupou até agosto de 2021.

“Vi quase metade da história da Jasmine sendo escrita e, por isso, não tenho receio de afirmar que temos franco potencial de crescimento”, aponta Rodolfo. Mesmo durante a pandemia, a empresa evoluiu, mantendo sua posição de mercado e crescendo em alguns segmentos, inclusive. “Para se ter uma ideia, a nossa meta de ascensão em vendas para o primeiro semestre de 2021 era de 15%. Porém, nos primeiros seis meses do ano, já passamos dos 18% de crescimento”, revela.

Com o aumento da demanda por conta do crescimento da preocupação das pessoas com os alimentos que consomem, a perspectiva para os próximos anos é ainda mais otimista. Uma pesquisa feita pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), por exemplo, aponta que houve um aumento de 44,5% no consumo de orgânicos durante os sete primeiros meses da pandemia causada pela covid-19. De acordo com outro estudo, feito pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), 36% dos consumidores passaram a procurar mais por alimentos e bebidas que consideram benéficos ao sistema imunológico. “O cenário é positivo e nos mostra muitas oportunidades de crescimento”, avalia.

Planos e projeções

Reconhecida pelo pioneirismo, a Jasmine continua investindo em novas tecnologias e na inovação para acompanhar o rápido movimento do mercado de alimentação saudável e também para atender às expectativas dos clientes da marca.

Mesmo durante a pandemia, a empresa não parou de inovar, lançando diversos produtos, como os biscoitos saudáveis inspirados na série Detetives do Prédio Azul, do Gloob (canal infantil das Organizações Globo), e os novos sabores de pães sem glúten e granolas. Ainda em setembro deste ano, a Jasmine vai apresentar ao mercado duas versões de granola – Integral com Maçã e Canela e Zero Açúcar Tradicional – no tamanho família.

E-Commerce

A parceria firmada com a Amazon em 2020 para a venda de produtos da marca alcançou excelentes resultados. “Desde que começamos a comercialização, vendemos mais de 100 mil unidades por esse canal. Isso mostra que o consumidor está ainda mais propenso a comprar de forma on-line”, destaca Rodolfo. Por esse motivo, a empresa acelera o processo de criação de um e-commerce próprio, que deverá ser lançado ainda em 2021. “Desde que entrei na companhia, sempre tive o caminho aberto para crescer, progredir e inovar. Agora, na função de CEO, vou continuar assumindo responsabilidades e superando os desafios ao lado de todo o time para manter a Jasmine no topo da preferência dos brasileiros”, diz.

Comitê de sustentabilidade

Outra novidade é a criação de um Comitê Interno de Sustentabilidade, que nasce com o objetivo de promover debates em profundidade e aprimorar o planejamento e as aplicações de ações voltadas ao tema, além de identificar oportunidades de melhorias nos negócios. “Pensar sustentável é ter a certeza de que o que estamos construindo hoje será o legado para o nosso futuro. A Jasmine, como uma empresa que entende seu papel junto à sociedade, natureza e às pessoas, sempre buscou os melhores recursos para a produção dos alimentos, mas podemos ir além e realizar um trabalho ainda mais consistente e duradouro. Certamente, o comitê auxiliará muito nesta tarefa”, finaliza Rodolfo.

Números da Jasmine

Atualmente, a Jasmine está presente em todos os estados brasileiros e exportando para o Uruguai com projeção de expansão neste canal.  O portfólio da marca possui mais de 130 itens elaborados com matérias-primas rigorosamente selecionadas.  Desse total, 15% dos produtos são orgânicos, certificados pelo Instituto Biodinâmico (IBD), de acordo com normas internacionais de controle e rastreabilidade, desde a produção no campo até o processamento e empacotamento, 100% zero lactose, 92% veganos e 27% glúten free. Os produtos são encontrados pelos consumidores nas principais redes de supermercados e em lojas especializadas, de conveniência, farmácias e drogarias. Além disso, a maior parte dos produtos está disponível na Amazon, com entrega em todo território nacional.

 

Sobre a Jasmine Alimentos

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal há 30 anos, no Paraná. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014, a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa.

Mais informações: www.jasminealimentos.com  

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