As principais atividades de apoio logístico que a terceirização traz para empresas

Com as festas de fim de ano chegando e uma boa porcentagem da população vacinada, o comércio vai aumentar suas vendas com muito mais pessoas nas ruas. A expectativa é que o Natal movimente R$ 34,3 bilhões no comércio varejista, um avanço de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Para Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem, o aumento no volume de produção precisa ser acompanhado de soluções logísticas para suprir a demanda extraordinária – e ainda dá tempo de começar a implementar, de maneira terceirizada, estas soluções:

“O gerenciamento de pedidos é peça chave para a produção chegar no prazo. Engloba desde rastreamento desde o seu início até o atendimento e o gerenciamento de pessoas envolvidas na produção. Nenhum processo é isolado e tudo obedece um ciclo conectado. Sem essa conexão, o caos vai atrapalhar aquele sendo o melhor momento da produção durante todo o ano.”

Com mais canais, aumentam as atenções
São diversos os canais de vendas, de lojas físicas ou online. Renato considera inadmissível uma indústria se perder neste oceano de opções para transações e suas distintas interações com o cliente:

“Pode acontecer de um cliente comprar na web, mudar o pedido na central de atendimento e optar por retirar o pedido em uma loja física. A indústria precisa ter capacidade de atender seus clientes que estão transitando entre os diversos canais de vendas. Sem organização, fica impossível realizar esses ajustes trazendo prejuízos a imagem da empresa”.

As etapas que o apoio logístico terceirizado vai trazer para indústria:

Disponibilidade de inventário
Quando é verificado se o inventário está disponível nos protocolos. Como as indústrias trabalham com diversos produtos, é fundamental não se perder desde o começo.

Fluxo de pedido
Temos os tradicionais PDVs, mas as vendas via web também entram nesta conta. É preciso muito cuidado e organização para não se perder nos diferentes canais de pedidos (central de atendimento, loja física e marketplaces)

Averiguação
O momento de verificação do pedido acontece quando um profissional ou sistema automatizado faz a checagem (com o cliente) em cada pedido. Dados sobre a coleta, sobre quem comprou, destino do produto, dados de pagamento, códigos promocionais, e outras informações que validem o pedido.

Inventário
Sem um inventário bem organizado, fica impossível saber que a aquisição está no estoque, pronta para ser despachada.

Atendimento
Este é outro fator de verificação importante. O produto acaba despachado por um canal de distribuição (pode ser um depósito ou centro de distribuição) ou direto na loja para retirada. É nesta etapa que o cliente vai avaliar se tudo correu bem e, de fato, concluir o serviço.

Atendimento, Inventário, Averiguação, Fluxo de pedido, terceirizado, produção, etapas de apoio logístico,  inventário, cwbem, apoio logístico, através de terceirização, terceirizar apoio logístico

Destaque da Semana

Câncer da tireoide é mais comum em mulheres entre 35 a 50 anos

A tireoide é uma glândula, localizada na parte anterior...

Previdência Social: estudantes do UniCuritiba esclarecem principais dúvidas

O acesso à saúde, à previdência e à assistência...

Tommy Richman lança clipe para hit “MILLION DOLLAR BABY”

Com um clima que une beats dos anos 2000,...

Feriado municipal altera horário de atendimento do comércio em Ponta Grossa

Dia 26 de julho é feriado de Nossa Senhora...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor