Criar o Brand Positioning, posicionamento da marca através de definição do conceito do negócio, pode parecer fácil, mas implica em resolver diversos desafios. Os grandes negócios, que já contam com posicionamento consolidado, começaram a traçar seu Brand Positioning há muito tempo respondendo uma série de perguntas essenciais, portanto o caminho para criar o posicionamento ideal, deve seguir a mesma trilha.
Para Gerardo Arancioni, da Affare Fatto e da Pareto Package, o maior especialista de Brand Positioning na América Latina, os envolvidos na construção e na alavancagem de uma marca devem examinar cada desafio separadamente e determinar quais são os mais críticos para seu sucesso: “Sem descobrir as respostas corretas, o resultado será um posicionamento mentiroso que vai fazer os clientes associarem a empresa com algo que ela não vende”.
Gerardo listou quais são os desafios para criar o Brand Positioning perfeito:
1 – Sua marca é um ativo?
“Entregar resultados financeiros de curto prazo podem atrapalhar o Brand Positioning. As situações de mercado não podem interferir no caminho da marca. Uma vez criado, o posicionamento não pode ficar mudando ou então nunca teremos um ativo bem construído.”
2 – Sua marca é atraente?
“Lembre-se que o mercado é dinâmico, portanto sem uma visão atraente, as mudanças indesejadas na construção de marca podem surgir. Estamos falando de personalidade de marca, valores organizacionais e propósito superior”.
3 – Sua marca é diferente?
“ O que muitos consideram “bom” não é bom o suficiente, é preciso ter certeza de que a ideia é brilhante e única, sempre acompanhada de mecanismos adequados para reconhecer o brilho e levar essas ideias até o cliente quanto antes. Não pode perder tempo, ou então o concorrente vai ocupar o espaço na mente do seu cliente justamente por ser mais rápido”
4. Sua marca é digital?
“O cliente está na Internet, sem dúvida, e, é lá que ele “controla” o que vai consumir. Sua marca precisa estar atenta aos novos recursos, iniciativas criativas e novas formas de trabalhar com marketing. Lembre-se de nunca afastar o marketing digital da marca, respeitando o interesse dos seus clientes ao mesmo tempo, em que leva a sua marca, sem sair do Brand Positioning. É um verdadeiro desafio.”
5. Sua marca está forte internamente?
“Para alcançar o marketing perfeito, de maneira integrada ou inovadora, os funcionários precisam conhecer o positioning e ser fiel a ele. Sempre. Ser visto como a melhor opção pelo seu cliente, é extremamente inspirador e motivador para os colaboradores.”