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Pós-pandemia: principais mudanças no setor logístico

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A pandemia da Covid-19 trouxe muitas mudanças no mundo todo e, num curto período de tempo, novos hábitos surgiram. E no setor logístico não foi diferente. Novas operações foram implantadas para ampliar a capacidade das empresas: a gestão de automação dos processos que envolvem a logística se tornou ainda mais essencial; as equipes estão cada vez mais capacitadas; a redução de custos trouxe novas possibilidades para a cooperação entre concorrentes e, ainda, uma forte parceria está sendo estabelecida entre empresas e clientes. 

Essas mudanças despertam novas ideias e para não ficar para trás, as empresas estão inovando e buscando por outras possibilidades. Diante do cenário, algumas mudanças já são percebidas no meio logístico, dentre as principais estão: 

. Maior integração entre empresas e fornecedores: as empresas que possuíam mais visibilidade de sua cadeia logística de suprimentos conseguiram responder melhor à crise. Uma maior colaboração entre a empresa e seus fornecedores permite o melhor gerenciamento; 

. Crescimento do e-commerce: com o aumento das vendas online durante a pandemia, o novo hábito de consumo no ambiente digital acelerou; 

. Adoção de tecnologias: muitas empresas sofreram com problemas na cadeia de suprimentos por causa do gerenciamento manual de estoques, baixa transparência e falta de flexibilidade logística. Esses transtornos poderiam ser evitados com uma automação dos processos na gestão da logística. Com a adoção de tecnologias específicas, é possível prever riscos e oportunidades. 

Logística é um passo fundamental para o sucesso de um e-commerce

A logística sofreu um grande impacto com a pandemia, acarretando em rápidas mudanças para cumprir obrigações contratuais e também para manter a produção e distribuição de produtos. E essas mudanças não foram provisórias. Segundo Audrey Slomp, fundadora da empresa SHL Fulfillment, as empresas perceberam (e ainda estão descobrindo), significativas melhorias em seus setores logísticos após a aplicação de novas tecnologias que antes não eram utilizadas. Audrey comenta que “o setor de fulfillment apresentou um crescimento relevante durante e após a pandemia, principalmente pelo aumento do serviço de delivery e crescimento das lojas e-commerce, quando as empresas perceberam que a logística terceirizada tornou-se uma excelente solução estratégica para driblar as dificuldades”.

Além disso, os inúmeros benefícios oferecidos tanto para a empresa como para o cliente voltaram a atenção de muitas empresas para esse serviço. Empresas que optaram pela utilização de um armazém de fulfillment terceirizado puderam perceber algumas mudanças no cenário logístico, como: redução de custos, pois serão compartilhados entre várias empresas, facilitando o acesso a embalagens, fretes e outros; aumento na qualidade do serviço, devido à gestão e controle que a operação oferece; controle simplificado dos processos, proporcionando agilidade nas demandas; oferece uma segurança logística, pois monitora todos os processos. 

Audrey Slomp cita que “A logística é um passo fundamental para o sucesso de um e-commerce. Sem uma logística organizada e eficiente, dificilmente será possível ganhar escala e a confiança dos consumidores. Se você tem problemas com a logística do seu negócio, pode também contar com um armazém que auxilie sua empresa melhorando estes processos. Investir faz parte, mas o retorno que sua empresa terá, será garantido”.

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