O Brand Positioning รฉ o ato de projetar a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar de destaque na memรณria das pessoas, sempre descrevendo porque, uma marca, รฉ diferente de seus concorrentes e onde – ou como – ela se encaixa nas necessidades das pessoas. Para โativarโ esta comunicaรงรฃo, a empresa terรก que demonstrar o que foi definido atravรฉs de declaraรงรฃo de posicionamento – que pode ser resumida em uma ou duas frases para comunicar esse o valor exclusivo.
Gerardo explica que para formular uma declaraรงรฃo de posicionamento, existem quatro elementos essenciais que precisam ser respondidos:
– Cliente-alvo: possui um resumo conciso da descriรงรฃo atitudinal e demogrรกfica do grupo-alvo de clientes que sua marca estรก tentando atrair clientes?
– Definiรงรฃo de mercado: em qual categoria sua marca estรก competindo e em que contexto sua marca tem relevรขncia para seus clientes?
– Promessa da marca: qual รฉ o benefรญcio mais atraente (emocional ou racional) para seus clientes-alvo que sua marca pode ter em comparativo com a concorrรชncia
– Razรฃo para acreditar: qual รฉ a evidรชncia mais convincente de que sua marca cumpre a promessa da marca?
โO problema estรก justamente em tentar definir tal declaraรงรฃo de posicionamento antes de ter o Brand Positioning alinhado. Sรณ apรณs responder cuidadosamente a essas quatro perguntas รฉ que a empresa pode elaborar sua declaraรงรฃoโ alerta Gerardo Arancioni, da Affare Fatto e da Pareto Package, um dos maiores especialistas de Brand Positioning na Amรฉrica Latina.
Gigantes sempre se posicionaram
Ao contrรกrio dos varejistas de livros tradicionais, a Amazon.com oferece uma combinaรงรฃo de conveniรชncia extraordinรกria, preรงos baixos e seleรงรฃo abrangente. O trecho mais significativo em termos de sucesso comercial รฉ, sem dรบvida, a contraposiรงรฃo com os concorrentes. Na percepรงรฃo dos consumidores da รฉpoca, fazia muito sentido um serviรงo de vendas online que atendia a entรฃo nova demanda virtual:
โVivรญamos a urgรชncia da internet ainda inexplorada e eles se posicionaram como a melhor conveniรชncia em uma รฉpoca em que as vendas online estavam ainda engatinhando. Pense no impacto quando quase ninguรฉm sabia direito o que fazer com a internetโ explica Gerardo.
Esse posicionamento sรณ foi possรญvel quando as quatro perguntas foram respondidas, demonstrando que a Amazon.com sabia o que os consumidores estavam buscando e perceberam que somente a empresa atendia tal demanda:
โDo contrรกrio, o posicionamento seria bem diferente e extremamente ineficaz, apenas mais um tentando a sorteโ completa o especialista.