Um toque no pedal para estacionar

O novo Megane E-TECH Electric รฉ equipado com o sistema de estacionamento automรกticoย Advanced Park Assist

Um toque no pedal para estacionar

A inovaรงรฃo sempre esteve no coraรงรฃo do DNA da Renault desde a criaรงรฃo da marca, hรก mais de um sรฉculo. Com o passar das dรฉcadas, seus engenheiros sempre buscaram soluรงรตes para tornar a vida dos condutores sempre mais confortรกvel, prรกtica e segura. Com a invenรงรฃoย One pedal to park, o engenheiro de sistemas Jong-Hoon e o engenheiro de algoritmos Pape seguem a mesma tradiรงรฃo de transformar um obstรกculo em forรงa.

Em 1898, Louis Renault registrou a patente da caixa de cรขmbio com mudanรงa direta. Algumas semanas mais tarde, com o apoio de seus irmรฃos Marcel e Fernand, ele criou a empresa Renault Frรจresย (Irmรฃos Renault). Assim comeรงava uma incrรญvel trajetรณria industrial, onde os engenheiros da marca sempre foram motivados a se superar para inovar. E Jong-Hoon e Pape sabem muito bem o que significa superaรงรฃo! Responsรกveis pelo desenvolvimento do sistema de estacionamento automรกticoย Advanced Park Assist, eles tiveram que encontrar uma soluรงรฃo para concluir seu projeto, apesar de uma verdadeira โ€œguerra dos botรตesโ€ que estava totalmente fora de seu alcance, faltando apenas dois meses para o prazo final do projeto.

โ€œO botรฃo, que era a peรงa central da nossa inovaรงรฃo, foi utilizado por outro projeto โ€“ e acabamos ficando sem ele…โ€, conta Pape, engenheiro de algoritmos para sistemas de assistรชncia ao motorista na Renault.

โ€œMudar o conceito em dois meses era algo absolutamente impensรกvel! Mas foi exatamente isso o que fizemos!โ€, explica Jong-Hoon, engenheiro de sistemas de assistรชncia ao motorista na Renault.

Carros a cada dia mais fรกceis de estacionar

Hรก vรกrios anos, a Renault oferece dispositivos de assistรชncia ao motorista para simplificar as manobras de estacionamento de seus clientes. O sensor de rรฉ foi o primeiro deles, nos anos 1990-2000, inicialmente na traseira do veรญculo, depois na parte da frente. โ€œNรฃo era mais necessรกrio sair do seu carro para ver se se ainda havia espaรงo para estacionarโ€, diz Pape, em tom de brincadeira.

Alguns anos mais tarde, a cรขmera de rรฉ, e atรฉ mesmo uma cรขmera 360ยฐ, que oferece uma โ€œvista aรฉreaโ€, complementou este dispositivo de auxรญlio de estacionamento. โ€œAlรฉm dos bipes sonoros, foi incluรญda a visualizaรงรฃo da posiรงรฃo dos obstรกculos na tela multimรญdia integrada no painel do carroโ€, complementa Jong-Hoon.

Com oย Easy Park Assist, visto pela primeira ver no Renault Espace 5, em 2015, โ€œentramos em uma nova eraโ€, enfatiza Pape. Por meio de um comando do motorista, o veรญculo procura uma vaga de estacionamento adequada ao seu tamanho, gerenciando a manobra ao โ€œassumir o controleโ€ do volante. Enquanto isso, o condutor gerencia as aceleraรงรตes, frenagens, mudanรงas de marcha entre frente e rรฉ e o acionamento do freio de mรฃo.

Com o surgimento do sistemaย Easy Park Assistย no Renault Espace 5, em 2015, estacionar virou brincadeira de crianรงa!

Quando o Renault Espace foi reestilizado, em 2019, a Renault decidiu ir ainda mais longe na automaรงรฃo do estacionamento. Foi preciso desenvolver internamente um sistema de auxรญlio ao estacionamento que incluรญsse todos os comandos da manobra, desde a procura da vaga atรฉ parar o motor. Ele seria batizado deย Advanced Park Assist, substituindo oย Easy Park Assist.

Oย Advanced Park Assistย vai ainda mais longe que oย Easy Park Assist, automatizando as manobras de estacionamento.

A ambiciosa missรฃo ficou a cargo dos nossos dois promissores engenheiros. Jong-Hoon, engenheiro de sistemas de assistรชncia ao motorista, responsรกvel pela โ€œideaรงรฃoโ€ do sistema, e Pape, engenheiro de algoritmos de sistemas de assistรชncia ao motorista, que deveria colocรก-lo em prรกtica.

Mas eles tinham uma importante restriรงรฃo: o sistema deveria continuar sendo um dispositivo de assistรชncia ao motorista e nรฃo permitir a delegaรงรฃo total da direรงรฃo. Isso significava fazer com que o condutor se mantivesse alerta durante toda a manobra.

Jong-Hoon, engenheiro de sistemas de assistรชncia ao motorista, e Pape, engenheiro de algoritmos de sistemas de assistรชncia ao motorista, responsรกveis pelo desenvolvimento do sistema de estacionamento automรกtico Advanced Park Assist

Tudo muito simples para Jong-Hoon e Pape! Ao pressionar um botรฃo, o sistema cumpriria facilmente esta funรงรฃo. โ€œBastaria apenas manter o botรฃo pressionado para iniciar a manobra e soltรก-lo caso houvesse qualquer problema e pressionรก-lo novamente para reiniciar a manobraโ€, explica Jong-Hoon. E para facilitar ainda mais, jรก havia um botรฃo disponรญvel no console central, pois o comando do regulador e limitador de velocidade (cruise control) havia sido transferido para o volante. Posicionado ergonomicamente, o condutor poderia acionรก-lo confortavelmente, com o cotovelo apoiado, o que seria perfeito para uma manobra que leva algumas dezenas de segundos!

Mas isso nรฃo levava em conta a chegada de outra funรงรฃo: o freio de estacionamento assistido com acionamento eletrรดnicoย Autohold, que havia sido reavaliado e considerado prioridade em relaรงรฃo aoย Advanced Park Assist. Faltando alguns meses para a comercializaรงรฃo do veรญculo, foi tudo por รกgua abaixo! A soluรงรฃo inicial por meio de um botรฃo que faria com que o condutor se mantivesse atento nรฃo existia mais!

A funรงรฃo do freio de estacionamentoย Autoholdย foi associada ao botรฃo inicialmente destinado ao sistemaย Advanced Park Assist

Do botรฃo para o pedal

A indisponibilidade do botรฃo, item essencial para manter a atenรงรฃo do condutor e permitir a comercializaรงรฃo da funรงรฃo, teria significado o fim do projeto. Mas isso nรฃo foi um obstรกculo ร  determinaรงรฃo e criatividade dos nossos dois engenheiros!

Inicialmente, Jong-Hoon e Pape pensaram em incluir outro botรฃo. Mas isso era impossรญvel naquela etapa do projeto! Principalmente na nova versรฃo do Renault Espace, cujo objetivo era apresentar um console central maisย clean. Outra soluรงรฃo havia sido considerada, mas foi rapidamente abandonada: colocar o botรฃo de ativaรงรฃo doย Advanced Park Assistย abaixo da tela do sistema multimรญdia. Mas manter este botรฃo pressionado com o cotovelo levantado durante toda a manobra de estacionamento nรฃo seria muito confortรกvel. A รบnica alternativa seria encontrar outra forma de acionamento. Foi entรฃo que o pedal do acelerador assumiu uma funรงรฃo de destaque!

Comย Advanced Park Assist, tudo รฉ automatizado e vocรช sรณ precisa manter o pรฉ no pedal para estacionar

โ€œUtilizar o pedal do acelerador para acionar o sistema se mostrou rapidamente como a melhor soluรงรฃo. Ele permitiria manter a atenรงรฃo do condutor e seria acionado exatamente da mesma forma como um botรฃo. Bastaria pressionar o pedal para ativar a manobra e soltar o pedal para interrompรช-laโ€, conta Jong-Hoon, engenheiro de sistemas de assistรชncia ao motorista na Renault.

A data de lanรงamento comercial do veรญculo estava se aproximando e era preciso agir rรกpido. Jong-Hoon e Pape iniciaram a prototipagem e as demonstraรงรตes do funcionamento para as equipes internas. Eles trabalharam com rapidez e ao mesmo tempo eficiรชncia! A soluรงรฃo, que recebeu o nomeย One pedal to park, era pertinente, atraente e convincente. Foram organizados testes com clientes e os resultados foram mais do que positivos. โ€œFizemos uma sรฉrie de testes com usuรกrios, cujos resultados foram bastante positivos, destacando a facilidade de uso do sistemaโ€, ressalta Pape.

A adaptaรงรฃo da soluรงรฃo no pedal foi feita em tempo recorde, em apenas dois meses! โ€œAlterar o conceito em apenas dois meses era simplesmente impensรกvel! Mas foi exatamente isso que fizemos! Em uma situaรงรฃo normal, terรญamos levado dois anos para desenvolver uma inovaรงรฃo como estaโ€, explica Jong-Hoon.

A patente foi registrada logo em seguida. A definiรงรฃo da arquitetura e funcionamento do sistema ficou a cargo de Jong-Hoon e Pape foi o responsรกvel pelo algoritmo.

Jong-Hoon e Pape trabalhando na soluรงรฃoย One pedal to park

Mas a grande satisfaรงรฃo foi constatar que a soluรงรฃo do pedal se sairia melhor do que por meio do botรฃo. Primeiro porque รฉ mais fรกcil de usar, pois o condutor nรฃo precisa mais procurar o botรฃo para ativรก-la. Outro ponto positivo รฉ o fato de a aรงรฃo de pressรฃo sobre o pedal de o acelerador ser mais natural. Sem contar no aumento da seguranรงa, pois caso haja qualquer problema โ€“ como um pedestre ou animal atravessando logo atrรกs do veรญculo โ€“ soltar o pedal do acelerador se torna instintivo. Tambรฉm foi possรญvel aperfeiรงoar o sistema, com a regulagem da velocidade sob o controle do condutor. No modelo anterior, o dispositivo regulava a velocidade por meio de um sistema independente do botรฃo. Com oย Advanced Park Assistย associado ร  soluรงรฃoย One pedal to park, รฉ possรญvel regular a velocidade em atรฉ 7 km/h. Outra melhoria implementada no sistema permitiu reiniciar a manobra imediatamente, tendo em vista que a soluรงรฃo anterior obrigava esperar a imobilizaรงรฃo total do veรญculo para a aรงรฃo ser reiniciada.

โ€œCom o pedal, conseguimos ir alรฉm em comparaรงรฃo com a soluรงรฃo via botรฃo. Passamos de um modo liga/desliga para um controle progressivo. Mas nรฃo foi fรกcil. Foi um verdadeiro desafio, que nos permitiu encontrar uma soluรงรฃo ainda melhor do que aquela que havรญamos imaginado inicialmenteโ€, explica Pape, engenheiro de algoritmos para sistemas de assistรชncia ao motorista na Renault.

A adversidade permitiu que Pape e Jong-Hoon fossem ainda mais longe, fazendo com que o dispositivo de assistรชncia ao motorista que eles deviam desenvolver fosse ainda mais fรกcil de usar. A confirmaรงรฃo de que o sistema havia sido bem-sucedido รฉ sua utilizaรงรฃo nรฃo apenas no Renault Espace, como tambรฉm no novo Megane E-TECH Electric. Invisรญvel e intuitivo, ele estรก perfeitamente alinhado ร  filosofia de racionalizaรงรฃo adotada no interior do novo modelo, com seu design minimalista.

O novo Megane E-TECH Electric รฉ equipado com o sistema de estacionamento automรกticoย Advanced Park Assist

A inovaรงรฃo de Jong-Hoon e Pape demonstram a forรงa criativa por trรกs do extenso portfolio de propriedade intelectual da Renault e a capacidade de seus colaboradores em inovar.

Durante a ediรงรฃo 2021 do prรชmio de inovaรงรฃo Renault Frรจres, que reconheceu esta invenรงรฃo, Luca de Meo, CEO do Renault Group, comentou: โ€œUm grande pilar do nosso plano estratรฉgico Renaulution รฉ a vontade de nos tornarmos uma verdadeira empresa de tecnologia e oferecer aos nossos clientes os melhores serviรงos conectados e alta tecnologia embarcada em nossos veรญculos. Estamos prestes a entrar na era do automรณvel 4.0, graรงas ร  inteligรชncia artificial. Para que os nossos carros sejam a cada dia melhores, estamos fortalecendo nossa expertise em interfaces do usuรกrio, big data, plataformas de serviรงos, sistemas operacionais, ciberseguranรงa, conectividade e transiรงรฃo energรฉtica. Para isso, contamos com nossos recursos e expertises internas. Nossos veรญculos e serviรงos se diferenciam pelas soluรงรตes inteligentes, que transformam a experiรชncia dos nossos clientes, transmitindo a eles emoรงรฃo e prazer de dirigir.โ€

 

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