Com o objetivo de resolver as “dores” do varejo e fomentar novas soluções para o segmento, o HIPE Innovation Center foi inaugurado neste dia 30 de setembro, em Curitiba, em uma live com palestrantes e envolvidos no projeto. São 2 mil m² que podem abrigar cerca de 300 posições de trabalho, entre startups e profissionais que optarem pelo modelo de espaço compartilhado. O objetivo é criar um ambiente descontraído e com grande potencial de networking para estimular a criatividade e a inovação dos participantes.
Entre as iniciativas do HIPE, está o HIPE SPACE, com salas privativas, espaço aberto para trabalho, salas de reunião, ambientes de descompressão e para os mais diversos eventos. Para integrar este ambiente físico, a Incubadora irá selecionar os interessados em participar do processo de pré-incubação. Quem tiver interesse basta acessar o site http://www.hipe.cc/myidea, preencher o cadastro com informações sobre a sua empresa ou startup e aguardar a análise e retorno do time HIPE. “Estamos abertos a todas as ideias, soluções e, principalmente, pessoas que acreditam que podem fazer a diferença junto com a gente”, afirma a CEO do HIPE, Mariane Pocai.
Já pensando em gerar inteligência de mercado, também foi lançado o HIPE Lab, que não possui fins lucrativos e será responsável pelos laboratórios de testes, pesquisas e estudos realizados por experientes profissionais do mercado varejista, consultores e membros do universo acadêmico. “Queremos trazer informações de grande relevância para os varejistas e nos antecipar às tendências. Assim, o varejo brasileiro estará um passo à frente e em constante evolução para oferecer ao consumidor a melhor experiência de compras possível”, destaca o COO do HIPE, Ricardo Pontes.
Entre as novidades está o laboratório virtual do HIPE Lab, um simulador de supermercado com ambiente de aproximadamente 500m², que funcionará também como um laboratório para pesquisas realizadas com o consumidor. A tecnologia cria uma experiência imersiva de compras e de gestão através de aplicações web e óculos VR, possibilitando demonstrações, testes e uma alta visibilidade de marca para o público-alvo. Em um espaço em 3D, tanto os varejistas quanto o público vão poder fazer uma jornada de conhecimento em que poderão identificar quais são os parceiros do HIPE Lab e quais tecnologias eles estão desenvolvendo para melhorar os processos do varejo.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, participou do lançamento e destacou a importância do HIPE para o Vale do Pinhão, criado pela prefeitura em alusão ao Vale do Silício. “Em Curitiba a inovação não para, e no Vale do Pinhão é cada dia mais criatividade. A cidade ganha mais este centro de inovação, em que jovens estão desenvolvendo tecnologias para o mercado de varejo. Eles sabem que, antes de uma ação geradora de empregos e de renda, é preciso ter as ideias. E são uma rapaziada das ideias”.
Os sponsors do HIPE são duas empresas voltadas ao varejo: RP Info, especialista em sistemas para gestão e automação, e a Siga Cred, administradora de serviços financeiros.