Posicionamento de marca bem feito precisa seguir alguns passos com dedicação, foco e resiliência. As indústrias consagradas mundialmente mantém seu Brand Positioning em um nível elevado, resultado de muito trabalho para alcançar tal status. As marcas que não saem da cabeça do consumidor começaram este trabalho de posicionamento em algum momento, portanto quem ainda não é referência vai ter que começar este trabalho agora se quiser ser lembrado no médio prazo.
Gerardo Arancioni, especialista em vendas e Brand Positioning da Affare Fatto e da Pareto Package, decidiu listar esses quatro passos que devem servir como um mantra, desde o começo, para criar uma imagem bem definida e assim alcançar vendas consistentes com o passar dos anos.
1 – Comprometimento com a integridade do produto e serviço
Ambiente de negócios altamente competitivo traz aquela tentação de inundar o mercado com produtos para impulsionar as vendas. Gerardo explica que o melhor é ter, desde o início, produtos e serviços que sejam de alta qualidade – mais do que grande volume.
“Tudo o que você oferece deve ter a capacidade de cumprir. Cada produto precisa ter uma solução confiável para as necessidades do cliente. Se tentar apenas ampliar o volume de produtos ou serviços sem qualidade, você prejudica a reputação do produto e, consequentemente, da empresa”.
2 – Seja lembrado pela originalidade
Seu negócio é de um setor tradicional? Se sim, você utiliza o marketing da mesma maneira, com fórmulas prontas para os mesmos produtos e serviços que todas as outras indústrias nesse setor? Então é bom trabalhar nessa antítese originalidade versus exclusividade:
“Tente encontrar uma maneira não convencional de divulgar seu produto. Por exemplo, não se limite aos ‘mesmos velhos’ anúncios e invista em conteúdo ou vídeos criativos e até humorísticos que falam sobre sua marca de maneira atraente. Monte uma família de produtos exclusiva que traga uma combinação adequada de caráter exclusivo, incrementando com alguns itens difíceis de encontrar o atendimento personalizado”
3 – Focado em um nicho
Ser focado é diferenciar-se da concorrência por se concentrar em um nicho e se tornar um especialista. Concentre seus esforços em um nicho onde você possa fornecer os produtos que seus clientes precisam e ainda não encontram:
“Aqui entra a capacidade de entender os anseios desse nicho e tornar-se um especialista. O mercado está saturado de ‘generalistas’ tentando obter um pequeno pedaço do bolo das vendas. Você, por outro lado, pode ser um especialista e monopolizar grande parte de um nicho de mercado específico que ninguém está atento”.
4 – Forneça mais do que o cliente espera
Posicione sua indústria como única, dando mais do que o cliente normalmente espera. Considere seriamente um programa específico de monitoramento e fidelidade para seus clientes e deixe-os saber que você garante seus produtos com um serviço pós-venda de qualidade.
“Este é o trunfo de possuir informações úteis prontas sobre seus produtos para ajudar os clientes a usar o que compram. Podem ser uma publicação, alguns estudos de caso, pacotes de informação de fácil leitura e por aí vai. Tudo o que os clientes possam tirar algo a mais sobre o uso adequado dos produtos vai gerar confiança e reservar um espaço na memória deles sobre o que você está vendendo” conclui Gerardo.