Especialista dá dicas para conseguir driblar as pegadinhas das promoções que irão tomar conta do mundo no próximo dia 26 de novembro
De acordo com o relatório Neotrust, referência no comércio digital, o varejo nesta mesma época de 2020 faturou R﹩ 5,1 bilhões, um aumento de 31% em relação à data de 2019. “Foi um marco para a história do e-commerce brasileiro, pois mesmo durante uma pandemia tivemos o maior volume de vendas já registrado no país”, destaca Pedro Salanek, professor de Finanças do ISAE Escola de Negócios. Para este ano, a tendência é que as grandes marcas continuem com foco no varejo online.
Entretanto, embora seja uma ótima oportunidade para garantir alguns produtos por um preço melhor, também é o momento em que o consumidor pode ser enganado de diversas formas. Desde que a novidade foi trazida para o país, já começou a se falar nas Black Fraudes ou nas promoções de “tudo pela metade do dobro”. Por isso, o especialista destaca algumas dicas importantes para quem quer aproveitar o momento sem ser pego pelos falsos descontos e links enganosos.
De acordo com Salanek, toda compra deveria ser realizada apenas após um planejamento prévio, para que não haja nenhum problema. “Ao invés de se deixar levar pela empolgação do dia da compra, o ideal seria fazer uma pesquisa de valores dos produtos que estão na lista de compras, para que haja um comparativo na hora de efetivar o pagamento”, explica. “O imediatismo seduz o cliente e faz com que ele acabe sendo enganado, tanto com valores quanto com golpes virtuais de roubo de dados”, complementa o especialista.
Avaliar bem as ofertas e sempre desconfiar de descontos atrativos demais, que saem da realidade dos valores convencionais, é essencial para driblar as pegadinhas. O encanto da super promoção muitas vezes leva o cliente a não perceber a diferença absurda dos preços. Além disso, manter o foco somente nos produtos que deseja obter é a principalmente dica. “Comprar apenas pelo impulso também faz com que o consumidor acabe adquirindo muitas coisas supérfluas e gastando além do que deveria ou poderia. Preço é o que você paga e valor é o que você leva. Ou seja, não é só porque está barato que a compra realmente valha a pena”, conclui Pedro Salanek.