Alias Tecnologia atende instituições que organizam os trâmites para financiamento de veículos; empresa investe em treinamento humanizado
Todo mundo sabe que um bom suporte ao cliente é algo básico, mas um atendimento eficiente e personalizado não somente auxilia os clientes como consegue identificar as necessidades futuras rapidamente. Esse é o objetivo da empresa paranaense Alias Tecnologia, fornecedora de soluções tecnológicas no qual um dos produtos principais está direcionado às instituições financeiras que atuam com financiamento de veículos, consórcios, entre outros. Com uma média de tempo para resolução de problemas de cinco minutos, os clientes esperam menos de um minuto até serem atendidos por telefone, WhatsApp, e-mail ou chat, e a empresa consegue solucionar 100% da demanda. Como resultado, 99% dos clientes afirmam estar satisfeitos, nas pesquisas feitas a cada atendimento. No total a empresa atende mais de 200 clientes
“Um bom suporte pode gerar dados que antecipam situações e reclamações, transformando o processo de atendimento ao cliente em algo ativo e não apenas passivo. Uma vez que o suporte pode coletar informações dos clientes, ele também pode fornecê-los. Dessa forma, produtos ou serviços podem ser criados ou aperfeiçoados pela própria necessidade do cliente”, comenta Graziela Yoshimoto, gerente operacional da Alias.
O carro-chefe da empresa é o software E-Registro, direcionado para empresas e bancos que organizam os trâmites para financiamento de veículos e precisam fazer o registro eletrônico dos contratos perante aos Detrans de todo o país. Na prática, o sistema diminui a burocracia do processo e torna o registro de contratos mais rápido para as instituições credoras e mais barato para órgãos públicos.
“Os contratos de financiamento de veículos geralmente envolvem diversas alterações, validações e papéis. A principal demanda do suporte ocorre na hora da inclusão correta do registro de contrato em cada Detran, pois as regras mudam dependendo do estado, e os clientes acabam confundindo ou incluindo dados errados. O objetivo é auxiliar na redução dos esforços operacionais dos clientes e agilizar esses processos”, explica a especialista.
De acordo com Yoshimoto, o segredo está em entender as dores dos clientes. “Nós nos colocamos no lugar do cliente e nos perguntamos: eu gostaria de ser atendido dessa forma? Qual o principal problema? Tratamos tudo da maneira mais humana possível, não há roteiro de fala pré-definido ou qualquer coisa que possa atrasar a resolução do problema. Trabalhamos com empatia e mantemos um atendimento feito para entender as dificuldades individuais de cada cliente”, diz.
Treinamento
Para alcançar os níveis altos de satisfação dos clientes, a empresa investe em treinamento contínuo para capacitar os colaboradores e em sistemas de TI. Por meio de videoconferências, os treinamentos explanam todo o sistema, faturamento e cobranças, e simulam as principais reclamações e problemas que eles possam enfrentar no dia a dia.
Sobre a Alias Tecnologia
No mercado desde 2005, a Alias é uma empresa de tecnologia que fornece soluções para agilizar processos eletrônicos de médias e grandes empresas públicas e privadas que atuam no segmento bancário e de financiamento de veículos. A empresa facilita a gestão, arquivamento e automação de registro de contratos e comunicação de venda de veículos.