Micheline Castelli de Souza*
Nรฃo se acomodar diante dos problemas, aprender sobre resiliรชncia, ter autonomia, saber tomar decisรตes, alรฉm de organizaรงรฃo, planejamento e coragem fazem parte de um novo estilo de se viver. A educaรงรฃo empreendedora nรฃo visa apenas formar futuros criadores de negรณcios, mas desenvolver a criatividade, a colaboraรงรฃo e a possibilidade de solucionar problemas que acontecem no dia a dia de todos nรณs.
A instituiรงรฃo de ensino tem um papel fundamental na histรณria dos grandes empreendedores que percorreram o caminho da inovaรงรฃo, principalmente quando o assunto รฉ tecnologia โ basta voltarmos o nosso olhar ao Vale do Silรญcio e ร universidade de ponta que รฉ a Stanford, base firme sustentando o que acontece por lรก.
Desenvolver as soft skills do profissional do futuro com vistas aos novos desafios sob a perspectiva do empreendedorismo, das inovaรงรตes tecnolรณgicas e dos desdobramentos da globalizaรงรฃo, sim, รฉ papel da escola, tambรฉm. Promover transformaรงรตes no mundo por meio do empreendedorismo social, por experiรชncias no ambiente escolar, pelas prรกticas e atividades inovadoras que irรฃo possibilitar as competรชncias essenciais para enfrentar os desafios contemporรขneos da vida, sim, รฉ papel da educaรงรฃo.
ร certo que o interesse dos jovens brasileiros em seguir carreira em uma startup nรฃo para de crescer. Segundo pesquisa de mercado da Spry, em 2019, 37% dos estudantes no paรญs possuem interesse real em seguir na รกrea. Eles veem no empreendedorismo chances de carreiras com maior desenvolvimento profissional, aliado a bons salรกrios e maior qualidade de vida.
Pensar โfora da caixaโ ou ter ideias nรฃo รฉ algo mรกgico ou talento nato de alguns. ร a prรกtica da inovaรงรฃo, o entendimento de como se tem ideias e de como se pode melhorรก-las, tirรก-las do papel e se destacar com a chance de fazer, de colocar em prรกtica seu olhar para o mundo e sob outras รณticas, criar soluรงรตes diversas.
Novos modelos de negรณcios sรฃo criados a todo momento e a demanda on-line cresce aceleradamente. Dessa forma, o empreendedorismo digital deve ser adepto das ferramentas mais modernas e robustas disponรญveis atualmente para atender ร demanda com eficiรชncia nesse modelo. ร fundamental entender que o objetivo principal do empreendedor digital รฉ oferecer escalabilidade ao interagir com diferentes setores do prรณprio negรณcio.
Quando pensamos em empreendedorismo digital, รฉ comum relacionarmos a negรณcios de grande visibilidade, como Google, Amazon, Facebook, entre muitos outros, e essa linha de pensamento nรฃo estรก errada. Porรฉm, nรฃo sรฃo apenas os casos mais famosos que merecem destaque porque a forma de fazer negรณcios mudou em praticamente todos os setores. Escolher um nicho de mercado e se aventurar no digital abrange uma infinidade de alternativas, do antigo e-commerce, atuais infoprodutos, ร crescente importรขncia da inteligรชncia artificial e do pensamento sustentรกvel.
Outro viรฉs muito importante da educaรงรฃo empreendedora รฉ a aprendizagem por meio dos erros, prototipaรงรฃo e correรงรฃo num looping constante de melhorias, desmistificando a cultura de que errar รฉ sinรดnimo de derrota, mas sim, pelo contrรกrio, requer coragem, resiliรชncia e aprendizado. O desenvolvimento de novas tecnologias e a criaรงรฃo de produtos e serviรงos de valor para o mercado de consumo dependem diretamente da desmistificaรงรฃo dessa cultura, e a educaรงรฃo empreendedora trabalha exatamente dessa forma. Das boas ideias fomentadas pela criatividade aos pilares da inovaรงรฃo!
Buscar soluรงรตes reais para problemas reais de forma inovadora, aliando o empreendedorismo social, a sustentabilidade e a tecnologia, รฉ uma tendรชncia forte para o futuro dos jovens engajados e com propรณsito de um mundo melhor para todos. Conhecer as formas de alavancar soluรงรตes inovadoras escalรกveis รฉ atrativo e engajador, afinal de contas, empreender รฉ para todos e a conexรฃo com o futuro comeรงa agora!
*Micheline Castelli de Souza, assessora pedagรณgica no Centro de Inovaรงรฃo Pedagรณgica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colรฉgios do Grupo Positivo – CIPP e professora de Projeto de Vida e Tecnologia e Inovaรงรฃo nos colรฉgios do Grupo Positivo.