Início Geral Tecnologia Intralogística: o termômetro de equilíbrio entre gestão, vendas e logística

Intralogística: o termômetro de equilíbrio entre gestão, vendas e logística

0

A intralogística é chamada por muitos de arte de automatizar, gerenciar, otimizar, integrar e executar o fluxo logístico de produtos que acontecem dentro das paredes de um centro logístico ou armazém. Com uma boa administração intralogística, o fluxo de mercadorias dentro de um depósito será realizado do jeito correto, visando a profissionalização dos processos logísticos e garantindo a assertividade de todas as etapas que envolvem da armazenagem à expedição de mercadorias, reduzindo retrabalhos e operações reversas para correção de erros.

Este processo engloba desde o recebimento do produto ao armazenamento e linha de produção, que faz com que o escoamento e estoque de insumos seja facilitado de maneira eficiente. Isso tudo por meio de alimentação do sistema integrado ao processamento dos produtos que ajuda o fluxo e toda a cadeia de procedimentos.

Intralogística e sua importância para um bom negócio

A intralogística pode oferecer grandes diferenciais estratégicos, podendo aumentar a rapidez dos processos e do valor de um negócio. Com um sistema de logística integrado ao armazém, é possível solucionar os problemas e atender às necessidades da empresa, eliminando etapas desnecessárias e aumentando a eficiência do processamento do armazém.

Audrey Slomp, uma das fundadoras da SHL Fulfillment – empresa que realiza serviços de intralogística para e-Commerces, comenta: “Sem uma logística interna organizada é impossível ter um resultado positivo. As áreas de gestão, vendas e logística se encontram dentro do armazém, e se não estiverem em perfeito equilíbrio podem comprometer o crescimento e a credibilidade do negócio”.

Como funciona a intralogística

Por meio de análises, são identificadas etapas que podem ser otimizadas, pontos falhos do serviço e possibilidade de economia, que influenciam diretamente a satisfação do cliente e podem ajudar na fidelização.

Mesmo armazéns de pequeno a médio porte, podem e devem usar da intralogística, visto que suas estruturas são semelhantes, assim as mudanças e adaptações podem ser facilmente implementadas de acordo com as necessidades de cada negócio.

“Para ser efetiva a gestão e o planejamento devem estar bem definidos. Por isso, conhecer as características de um negócio é essencial para identificar quais etapas precisam ser seguidas”, afirma Audrey Slomp.

Vantagens da intralogística

Os benefícios que uma empresa pode alcançar ao utilizar a intralogística são consideráveis e se destacam três pontos: Aumento da produtividade por meio do aproveitamento máximo do tempo e recursos acessíveis, mapeamento dos processos e soluções que visam otimização de cada área para suprir as necessidades; Otimização dos processos, com maior agilidade e foco no que importa para a empresa, pensando no aproveitamento útil dos recursos e tempo; Melhorias na infraestrutura: identificando a qualidade dos materiais disponíveis para realização dos processos de transporte, que afetará nos demais procedimentos, e identificando pontos prejudiciais que devem ser melhorados, de forma a ajudar a melhorar os serviços e a movimentação interna mais fluída. 

Para Audrey Slomp, a intralogística é então o termômetro de equilíbrio entre gestão, vendas e logística: “A partir dela uma empresa poderá gerenciar o recebimento e conferência dos materiais necessários, realizar o deslocamento dos materiais até suas áreas de armazenagem, lançar os produtos no sistema e no estoque e também armazenar de maneira correta todos os itens, dispondo assim de melhores resultados em seu negócio”.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile