Uma pesquisa da Hibou (empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo) com a Score Group (empresa de data retail e shopper experience da B&Partners), chamada โPulso de Natal 2021โ revela como serรฃo os gastos dos consumidores para o Natal. A pesquisa ouviu mais de 1.600 brasileiros nas principais capitais do paรญs. Em hรกbitos de consumo, mais da metade da populaรงรฃo (56%) afirmou que vai gastar dinheiro com presentes de Natal. No top trรชs do ranking estรฃo, respectivamente: Roupas e Acessรณrios (69%); Brinquedos (44%); Perfumes e Cosmรฉticos (38%). Os presenteados tambรฉm foram mencionados no estudo, e quase hรก um empate entre os pais (44%) seguidos por filhos (41%), os prรณprios compradores (36%), Um pouco menos citados, provavelmente por menos eventos presenciais devido ร pandemia, os amigos secretos (15%).
O investimento em presentes variou bastante segundo o estudo e 19% dos consumidores farรฃo suas compras gastando entre R$ 250 e R$ 500; 17% entre R$ 50 e R$ 150; outros 17%, entre R$ 150 e R$ 250. Os valores entre R$ 500 e R$ 1.000 foram mencionados apenas por 13% dos brasileiros; Uma minoria de 7% vai gastar mais de R$ 1.000 nas compras, e jรก outra pequena parcela, de 6%, pretende gastar atรฉ R$ 50.
Para fazer suas compras, 51% dos brasileiros declararam que vรฃo utilizar o salรกrio do mรชs, enquanto 19% aguardam a segunda parcela do 13ยบ salรกrio e 14%, a primeira parcela. Inclusive, o 13ยบ salรกrio determina o momento em que a compra serรก feita para 6% da populaรงรฃo; jรก 5% admitem comprar assim que recebem o salรกrio do mรชs. Entre os menos antecipados, 9% vรฃo ร s compras cerca de uma semana antes do Natal, 1% deixa para a vรฉspera da data e 2% declararam que aguardam para comprar depois, visando descontos.
Com mais opรงรตes de pagamento, 41% pretendem usar o parcelamento por cartรฃo de crรฉdito, enquanto 22% pagarรฃo por cartรฃo de crรฉdito, sem parcelar. As compras ร vista foram indicadas por 27% no dรฉbito; 20% em dinheiro, alรฉm da preferรชncia de pagamento via PIX (13%), boletos (3%); transferรชncias bancรกrias (1%) e carnรชs (1%).
โAinda hรก um quarto dos brasileiros que decidiu nรฃo gastar dinheiro com presentes de Natal, e estes 25% declaram diferentes motivos. Eles vรฃo desde a falta de dinheiro (33%) ou dรญvidas (12%); a ausรชncia de clima natalino (22%); desejo de economizar (20%); por nรฃo acharem adequado gastar dinheiro enquanto hรก pessoas passando por necessidades (8%); e atรฉ os 28% que nรฃo costumam comprar presentes no Natalโ, avalia Ligia.
Aquela sensaรงรฃo de ir ao shopping, em lojas no bairro, em clima natalino, e sair com muitas sacolas, prevalece. โCom maior flexibilizaรงรฃo e retorno ร s atividades, as compras presenciais voltaram ร rotina dos brasileiros. Se somarmos as intenรงรตes de compras em lojas de rua e shopping center, temos 77% da populaรงรฃo com o desejo de realizar suas compras no presencialโ, analisa Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sรณcia da Hibou. E o hรกbito de realizar comprinhas online pelo celular ou pelo computador, permanece. โ47% dos brasileiros vรฃo ร s compras sem sair de casa, optando por e-commerces que tenham especialmente boas condiรงรตes de entregaโ, conclui Ligia.
Segundo 45% dos brasileiros, a ceia de natal serรก na casa de familiares; 28% pretendem receber familiares em suas casas; e 5% irรฃo para casa de amigos. Jรก 11% pretendem passar em casa sozinho; 4% tambรฉm ficarรฃo em casa, mas pretendem comemorar por videoconferรชncia com familiares; 3% irรฃo trabalhar, e outros vรฃo viajar para o interior (1%) ou para a praia (1%). 8% nรฃo comemoram a ocasiรฃo.
โA pandemia impactou demais as comemoraรงรตes de 2020, e este ano, com a vacinaรงรฃo em massa, definitivamente a maior mudanรงa percebida รฉ a possibilidade de comemorar pessoalmente com amigos e famรญlia. Observamos que para quase metade dos brasileiros, (45%) a ocasiรฃo รฉ um momento especial para estar com a famรญlia e 39% tem a data como um momento religioso importante, mesmo que para 21% o Natal seja apenas uma data de varejoโ, finaliza Ligia.
Expectativa
Por fim, o estudo trouxe a expectativa dos brasileiros para 2022. Sete em cada dez pessoas (73%) esperam que o prรณximo ano seja melhor que 2021. Jรก para 19%, a expectativa รฉ de que seja a mesma coisa que este ano, nem melhor nem pior. E uma minoria (8%) acredita que 2022 serรก pior que 2021.