Ao comprar qualquer produto pela internet, a expectativa do consumidor pela chegada aumenta. Imagine a frustração ao reparar que a embalagem veio errada, com o produto errado ou com defeito. A experiência frustrante de um cliente com a forma em que o pacote chega em sua casa vai resultar em um cliente insatisfeito que vai fazer “aquela” propaganda negativa:
“A qualidade da entrega começa quando o pedido é realizado e deve seguir assim até o momento em que o entregador toca a campainha. Independente do produto vendido, o cuidado com o consumidor final deve ser bom o suficiente para fechar o ciclo na cadeia produtiva” explica Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem.
Inspeção desde o começo
As inspeções de produto evitam problemas desta natureza, com profissionais verificando a qualidade não só da entrega final, mas dos produtos ainda no chão de fábrica independente do estágio de produção. A ISO 2859, um conjunto de normas e boas práticas, para inspeção de qualidade para medir, examinar, testar qualquer produto e, ainda por cima, comparar os resultados:
“O mais importante é garantir a chegada do que foi comprado, assim como manter o padrão de qualidade de pedidos de lojas e supermercados. Essa qualidade deve ser base desde a compra da matéria-prima, sempre analisando e monitorando os insumos que chegam.” lembra Renato.
Como começar a inspeção de qualidade
“O processo encontra sinais de danos e verifica como está a aparência, o rótulo e a embalagem. O consumidor vai receber exatamente o que foi anunciado apenas quando todos os processos forem esgotados, incluindo testes de segurança muito comuns em brinquedos, por exemplo”.
Inspeções realizadas na indústria
Pré-produção: acontece no recebimento da matérias-prima, antes da produção. Verifica se tudo está atendendo os padrões de qualidade que a fábrica exige.
Produção: Quando, ao menos, 20% dos produtos estão concluídos, é possível identificar problemas antes que se agravem e causem atrasos homéricos.
Pré-embarque: A pós-produção, que acontece com tudo pronto e com, pelo menos, 80% embalado. Garante as especificações antes de tudo ser despachado.
Classificação: A classificação separa as unidades com defeito e, é a forma eficiente de não perder tempo na contagem e separação do que já está pronto para ser enviado.