Com fábrica integrada no sistema global da Volvo, crescem exportações de ônibus do Brasil

Com fábrica integrada no sistema global da Volvo

O complexo industrial do Grupo Volvo em Curitiba (PR) continua colaborando para manter o perfil exportador da operação brasileira de ônibus. Com localização estratégica, profissionais qualificados e índices de qualidade tão altos quanto os das plantas situadas nos mercados internacionais mais exigentes, a fábrica paranaense contribuiu decisivamente para manter em 2021 a expansão da produção e das exportações num ano ainda marcado por vendas tímidas no mercado doméstico.

No ano passado, a Volvo Buses Latin America entregou 1.180 chassis urbanos e rodoviários, pesados e semipesados. Deste total, 368 veículos foram emplacados no Brasil. Os demais, foram para a região hispânica da América Latina e vários países da África. “Atualmente, dois terços dos nossos negócios são para clientes fora do Brasil”, declara Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

“Seja pela alta qualidade, por oportunidades comerciais, por questões geográficas ou facilidade logística, a unidade local se fortaleceu como um importante elo do sistema industrial mundial da Volvo Buses. Mantemos nossa forte vocação exportadora”, explica Todeschini.

Brasil com fretamento em alta

Em 2021, o mercado brasileiro de ônibus continuou sob impacto das limitações de deslocamento e viagens provocadas pela pandemia, seja no segmento urbano, seja no rodoviário. Nesse cenário, o destaque positivo da Volvo foram os veículos de fretamento, com 177 chassis emplacados. As entregas somaram ainda 128 chassis urbanos e 63 rodoviários, totalizando os 368 ônibus Volvo emplacados no Brasil no ano passado.

Otimismo para a retomada

O último trimestre de 2021 foi marcado por uma recuperação moderada no segmento de rodoviários, o que levou a Volvo a apresentar novidades para a retomada esperada à frente. A marca apresentou os novos chassis B450R+ e B420R+, com nova geração da caixa I-Shift, tecnologia da Aceleração Inteligente, que reduz em até 5% o consumo de combustível, além de aprimoramentos no SSA – Sistema de Segurança Ativa Volvo, que reúne tecnologias que ajudam a evitar acidentes.

Outro destaque foi o lançamento do serviço de ônibus por assinatura, uma nova modalidade financeira para os operadores de ônibus rodoviários, que podem colocar os veículos na estrada sem qualquer investimento inicial, pagando apenas uma parcela mensal.

América Latina

Os principais mercados hispânicos da América Latina também continuaram sentindo os entraves da pandemia, com limitação no número de passageiros transportados e impacto direto na renovação das frotas de ônibus. A Volvo registrou 102 entregas na Colômbia, 83 no Peru, 101 no Chile e 99 chassis divididos nos demais países da região. Ao todo, as entregas na região totalizaram 385 veículos.

África e México

Parte considerável dos ônibus Volvo fabricados no Brasil teve como destino o continente africano. Foram 340 unidades para países como Camarões, Costa do Marfim, Burkina Fasso e Gana. Para o México houve exportação de 87 chassis.

“Nosso mix de negócios foi muito bem equilibrado entre Brasil, outros países da América Latina e África. Num momento especial como o que mercado de ônibus está passando, por conta da pandemia, essa flexibilidade nos permitiu atravessar bem 2021, com bons resultados. Estamos muito bem preparados e otimistas para a retomada prevista em 2022. Será gradual, mas consistente”, assegura Fabiano Todeschini.

Eletromobilidade

Outro destaque de 2021 foi o ingresso da Volvo na aliança “Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator” (Aceleração para uso de ônibus zero emissões), uma iniciativa entre várias instituições para impulsionar a implantação de ônibus cada vez mais limpos na América Latina. Como primeiro passo, em janeiro de 2022 a marca deu início a testes com um chassi 100% elétrico em Santiago, no Chile. Ainda neste primeiro semestre, há programação de testes com o mesmo veículo em Bogotá, Colômbia.

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