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Como um WMS pode colaborar com sua logística e aumentar suas vendas

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A demanda por um serviço de qualidade aumentou consideravelmente com a forte onda de compras online. Com isso, a logística e organização no supply chain precisa acompanhar os novos tempos e melhorar a gestão. O WMS é uma ferramenta que colabora com a logística e pode aumentar as vendas do seu negócio.

Para Audrey Slomp, uma das fundadoras da SHL Fulfillment, ter uma ferramenta que ajuda nesta questão pode ser um divisor de águas. O WMS é um sistema que proporciona eficiência ao centralizar o controle e operação da organização do estoque e logística de entregas. É a sigla para Warehouse Management System (Sistema de Gerenciamento de Armazém). “O WMS é um software desenvolvido para automatizar tarefas de organização dos materiais do estoque e na logística de envio dos mesmos para os clientes, após a venda. Como ele centraliza as ações, consegue otimizar o espaço do estoque e ainda tem grande influência na gestão de materiais e pessoal.”    

Como funciona?

Na prática, o programa faz todo o trabalho de catalogar produtos, por meio de códigos de barra, redes locais ou dispositivos móveis. Assim, o WMS monitora a situação da mercadoria desde o momento em que está na prateleira, tendo em sua base de dados informações sobre a mesma. Isso significa que, quando o produto for vendido, a pessoa que o comprou vai conseguir acompanhar toda a trajetória até chegar em casa. Claro, quem o produziu também vai seguir o caminho do pacote. Com isso, fica bem mais fácil evitar extravios e cancelamentos.

“No fim, o WMS serve para melhorar desde a estocagem até o envio de materiais. Porém, faz mais do que isso. Com ele, a empresa tem em mãos relatórios concisos sobre a situação dos materiais e como está a produtividade da equipe frente ao trabalho. Também ajuda a entender a armazenagem das mercadorias e onde há espaço nas prateleiras. Como é um software, ele otimiza atividades antes desenvolvidas por vários funcionários, as quais poderiam até ocorrer sem um controle adequado. Com o WMS, tudo fica registrado e é monitorado no sistema”, explica.

WMS melhora a logística e aumenta as vendas

Já que o WMS é um sistema completo, ele otimiza a logística e evita erros na hora de envios. Além do mais, quem acessa o site e adiciona uma mercadoria no carrinho, vai perceber como o envio é rápido e seguro, pois a empresa vai estar acompanhando e monitorando todos os passos do pacote. Isso ajuda a melhorar a relação com o cliente e garante fidelização.

Outro benefício do WMS é a organização do estoque, melhorando o processo logístico. “A empresa irá economizar com reformas e pessoal enquanto tem a seu lado um sistema perfeito para lidar com essa parte mais técnica. Optar por um WMS é ter a certeza de economia e praticidade. Aposte num bom sistema que irá potencializar as suas vendas e entrega. A implantação de um WMS deve ser vista como um investimento na empresa. Já observamos alguns empresários declinando sua evolução logística por conta do custo inicial de implantação, embora na minha opinião, manter uma logística disfuncional nunca deveria ser uma opção. Mas, da mesma forma e muito mais significativamente, temos casos reais de empresas que investiram na implantação e depois retornaram o valor rapidamente através da redução e otimização da equipe, eliminação de burocracias, melhor gestão dos insumos, redução brusca de erros operacionais e retrabalhos, além de retornos não materiais como uma operação logística mais tranquila e fluida, com menos stress. E tudo isso vale muito”, finaliza Audrey Slomp.

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