À frente da Água Mineral Timbu, Maria Alice Silveira Carneiro quer preservar a indústria paranaense
Atualmente, o setor paranaense de água mineral gera mais de 20 mil empregos diretos e indiretos para atender redes de supermercados, farmácias, restaurantes e a demanda de distribuidores espalhados pela região. Dentre os produtos da Timbu, o carro-chefe é a garrafa de 500 ml de água mineral sem gás.
Num setor ainda dominado pelos homens, a diretora da Timbu Maria Alice Silveira Carneiro é uma exceção. Ela comanda a empresa familiar e para este ano tem a intenção de retornar aos níveis anteriores a pandemia para retomar os investimentos e preservar a indústria paranaense. “Somos uma empresa familiar e nossa água existe principalmente para atender os paranaenses”, destaca.
Ela conta que durante o auge da pandemia, a maior procura foi pelas embalagens retornáveis, principalmente dos galões de 20 litros de água mineral. Por outro lado, no período mais crítico com o fechamento de bares, lanchonetes, restaurantes e academias perdeu-se em vendas das embalagens menores e descartáveis. Com a chegada do verão e dos dias mais quentes, a Timbu comemora o aumento nas vendas em cerca de 30%.
Diferenciais
Para se manter atual e competitiva, recentemente a marca passou por uma mudança na identidade visual, ganhando linhas e cores mais modernas e mais destaque nos pontos de vendas.
A indústria tem certificação ISO 9001:2015, o que garante um rigoroso controle em todo o processo produtivo, desde a captação ao envase. De acordo com a diretora Maria Alice, a água mineral da Timbu possui características especiais, como o baixo teor de sódio, além de ser rica em minerais importantes para a saúde como cálcio, potássio, magnésio e zinco.
No portfolio da marca estão as embalagens de água com gás e sem gás disponíveis em copo descartável de 200 ml, garrafa de 500 ml, garrafa 1,5 litros, galão de 5 litros e os galões retornáveis de 10 e 20 litros.
Dados do setor
Hoje, o Paraná é autossuficiente em água mineral, com produção em 24 municípios e 37 fontes em atividade. Desde 2020 as empresas paranaenses de água mineral vêm demonstrando um crescimento de 14,8% em volumes de vendas em comparação ao ano anterior. De acordo com dados da Agência Nacional de Mineração, divulgados pelo Instituto Água e Terra (IAT), de 264,62 milhões de litros vendidos em 2019, passou para 303,93 milhões de litros em 2020.