Vocรช jรก percebeu os anรบncios que aparecem no seu videogame favorito? Pois bem, esse รฉ um tipo de publicidade dinรขmica conhecida como publicidade in-game, cada vez mais utilizada pelas marcas com o objetivo de aumentar a proximidade com o pรบblico e conectar-se com os consumidores. Tambรฉm รฉ uma oportunidade para os negรณcios estarem presentes em diferentes plataformas ao mesmo tempo.
Especialistas das รกreas de marketing apontam que adotar estratรฉgias inovadoras permite ร s empresas atingirem melhores resultados. Nesse sentido, a forma como a publicidade in-game รฉ implementada pode ajudar as marcas na segmentaรงรฃo do pรบblico-alvo, tanto de forma demogrรกfica quanto pelos interesses dos seus consumidores.
Para a divulgaรงรฃo de anรบncios in-game, os dispositivos mรณveis e os aplicativos de videogames sรฃo os mais utilizados. E nรฃo รฉ para menos: no Brasil, por exemplo, o nรบmero de usuรกrios de videogames jรก ultrapassa os 67 milhรตes de pessoas e, na Amรฉrica Latina, esse nรบmero chega a 250 milhรตes de jogadores โ de diferentes idades, estilos de vida e poder de compra. No mundo, estima-se que sรฃo cerca de 2,8 bilhรตes de gamers ativos e 44% jogam videogames durante mais de uma hora por dia โ o que significa uma grande oportunidade para as marcas.
Segundo dados da Etermax, empresa de consultoria para o desenvolvimento de campanhas publicitรกrias em videogames, estima-se que 74% dos gamers sรฃo cada vez mais receptivos ร s mensagens publicitรกrias e a assistirem os vรญdeos de publicidade em troca de recompensas. Assim, ganhar novas rodadas, utilizar diferentes funcionalidades dos games que normalmente seriam cobradas ou receber bรดnus sem depรณsito para jogar em cassinos online, por exemplo, sรฃo algumas das opรงรตes mais atrativas e nas quais os jogadores focam sua atenรงรฃo. A maioria desses bรดnus sรฃo disponibilizados automaticamente, atravรฉs do dispositivo mรณvel, e nรฃo รฉ preciso realizar inscriรงรฃo, o que incentiva ainda mais os jogadores.
Anรบncios in-game nas campanhas publicitรกrias
Os anรบncios em videogames nรฃo sรฃo uma prรกtica nova โ embora nรฃo pareรงa. Na verdade, a publicidade in-game apareceu pela primeira vez em um videogame esportivo de console que fazia referรชncia ร s Olimpรญadas nos anos 80, e as marcas que participaram eram grandes empresas americanas de tecnologia da รฉpoca. Pode-se assumir que esse acontecimento projetou o que seria a publicidade digital.
Com a chegada da Internet, a publicidade in-game passou a ser propriamente digital, utilizando formatos como banners e vรญdeos nos websites dos jogos online. Jรก com o auge dos smartphones, os anรบncios em videogames foram ainda mais popularizados, a tal ponto de serem implementados em quase todos os aplicativos mรณveis de jogos que conhecemos hoje, como uma estratรฉgia de posicionamento digital das empresas.
A partir daรญ, as grandes marcas de consumo aproveitam esse cenรกrio para expandir seus negรณcios no mercado. Por exemplo, nรฃo รฉ a primeira vez que a Coca-Cola surpreende o pรบblico com suas estratรฉgias publicitรกrias diferenciadas. No ano passado, a marca apresentou um vรญdeo que trazia uma proposta de interaรงรฃo entre os consumidores e os videogames como parte da campanha โA Magia Aconteceโ, onde os usuรกrios podiam participar de atividades de caรงa ao tesouro e ganhar prรชmios como sessรตes de jogos com gamers reconhecidos diretamente no site da marca.
Apesar dos videogames sempre terem sido percebidos como uma atividade de diversรฃo entre adolescentes ou crianรงas, na verdade essa prรกtica ganha cada vez mais usuรกrios de todas as idades. A Etermax tambรฉm revela que 37% dos jogadores de games jรก realizaram uma compra atravรฉs dos anรบncios in-game, o que significa que รฉ um mercado que nรฃo pode ser ignorado pelas empresas.
Dessa maneira, uma das principais razรตes para as marcas optarem pela publicidade in-game nas suas campanhas vai alรฉm de mostrar apenas um produto ou serviรงo โ pois podem correr o risco de serem intrusivas e รฉ algo que os consumidores jรก nรฃo aceitam mais. Hoje em dia, as marcas procuram fornecer experiรชncias atraentes e inovadoras para suas audiรชncias, permitindo aumentar a fidelidade e segmentar os interesses dos usuรกrios com estratรฉgias diferentes das tradicionais.