Empresa identificou aumento de 1200% no uso de app para acessar serviços públicos desde início da pandemia
O uso de smartphones para acessar serviços públicos é uma tendência. Segundo levantamento feito pela própria IPM, que atende municípios do Sul do País, de São Paulo e de Minas Gerais, o número de solicitações de serviços via app para prefeituras aumentou mais de 1200% quando comparado o primeiro bimestre de 2020, pouco antes do início da pandemia de Covid-19 no Brasil, com o mesmo período de 2022. Ou seja, nos últimos dois anos o crescimento do uso de app para acessar serviços públicos foi de 13 vezes.
“A pandemia acelerou um processo que já vinha ocorrendo. A digitalização do serviço público é um caminho sem volta. Cada vez mais a população usa a internet para resolver problemas – e o crescimento do uso do celular é ainda mais expressivo. Vários municípios já entenderam essa mudança de hábitos e estão se adaptando aos sistemas de gestão 100% em nuvem”, diz Juliano Saito Carneiro, coordenador de marketing da IPM Sistemas. Em 2021 a empresa, que atua no Sul e Sudeste do País, cresceu 30%. Nos primeiros meses de 2022 já foram assinados contratos com mais de 30 entidades.