Os espaços pelos quais as empresas competem estão em vários planos, não apenas na publicidade ou no mercado, mas também na capacidade de serem lembradas.
Segundo Philip Kotler, defensor e divulgador de conceitos como os 4 P’s do marketing, o posicionamento consiste em desenhar a oferta comercial de tal forma que ela ocupe um lugar precioso na mente dos consumidores, envolvendo visibilidade e conexão com os usuários:
Para Gerardo Arancioni, da Affare Fatto e da Pareto Package, um dos maiores especialistas de Brand Positioning na América Latina, esses detalhes só podem ser promovidos se o segmento de mercado e os clientes em potencial forem compreendidos.
Uma estratégia de posicionamento de marca bem-sucedida se traduz em benefícios como:
– vendas contínuas, porque a oferta comercial está sempre na mente do consumidor;
– maior reconhecimento e visibilidade da marca;
– autoridade no mercado pela audiência dos clientes e
– credibilidade e melhor imagem no mercado.
“Nestes tempos, este posicionamento deve ter como norte o ambiente digital. Quanto melhor estivermos localizados no mundo da web, melhor será o negócio em geral”.
Posicionamento x reconhecimento da marca
O posicionamento é um conceito integral relacionado com fatores como nível de vendas, frequência de utilização dos produtos, avaliação positiva da solidez e liderança em geral. Dentro desses aspectos também encontramos o reconhecimento da marca, ou seja, como ela é reconhecida pelos consumidores.
Para Gerardo, empresas do setor industrial que ainda não criaram este posicionamento de marca deveriam ter adotado a prática há muito tempo:
“Os concorrentes no top of mind já entenderam este conceito sendo lembrados por serem agressivos na estratégia de posicionamento de marca. Mas sempre é possível criar diretrizes para mostrar seus reais diferenciais, ou seja, nunca é tarde para se posicionar” completa Gerardo.