Empresa fará aporte de R$ 200 milhões na fábrica de São José dos Pinhais para aumentar a capacidade produtiva de forma sustentável até 2023
A tradição do Grupo com o estado do Paraná é de longa data. Até o momento, a empresa já investiu mais de R$ 700 milhões para a construção do centro industrial, batizado de Polo da Beleza, que hoje reúne mais de 830 fornecedores locais envolvidos diretamente na cadeia produtiva do ecossistema da beleza. O Polo concentra a produção nas frentes de perfumaria, cuidados (cremes e hidratantes), maquiagens e estojos ou kits para presente. Só em 2021, a fábrica foi responsável pela produção de 160 milhões de peças.
Com o investimento anunciado, e o incremento em 25% da sua produtividade, o Grupo Boticário pretende atingir o potencial produtivo total da fábrica. A expectativa é de ampliação de oportunidades de emprego para a população paranaense, com a geração de mais de 500 novas vagas nos próximos dois anos. Atualmente, a rede de colaboradores do Grupo e dos parceiros do Polo da Beleza já corresponde a mais de 6 mil postos de emprego ativos no Paraná.
“Nosso compromisso com o Paraná é de longa data. Ao longo desses últimos anos, em que investimos no desenvolvimento da região, fortalecemos a indústria de beleza e conectamos centenas de parceiros, que juntos compõem um sustentável e inovador Polo da Beleza. Os novos investimentos fomentam ainda mais o crescimento e desenvolvimento desse ecossistema, e amplia as oportunidades para os paranaenses”, destaca Sérgio Sampaio, vice-presidente de operações do Grupo Boticário.
Recém-inaugurado, em 2021, o moderno Centro de Distribuição de Campina Grande do Sul, espaço com mais de 20 mil m², é mais um investimento na região em que a companhia nasceu. O complexo reúne centros de distribuição das marcas do Grupo, do ecommerce da empresa e da operação para toda a região Sul. Priorizando a sustentabilidade também na logística, a empresa implantou um projeto piloto de frota de veículos elétricos. Já são 23 veículos elétricos (caminhões, carros e motos) no Paraná, Rio Grande do Sul e em São Paulo.
Sustentabilidade no DNA do Grupo Boticário
Na busca por alcançar até 2030 compromissos socioambientais ambiciosos, o Grupo Boticário já prevê destinar, ainda em 2022, cerca de R$14 milhões apenas para a gestão sustentável dos recursos hídricos da fábrica de São José dos Pinhais. Atualmente, 22% dos recursos hídricos utilizados são de água de reúso, e a principal meta é chegar a 50% até 2023, zerando assim o balanço hídrico industrial.
“Além das ações de sustentabilidade na fábrica, vale destacar o trabalho feito pela Fundação Grupo Boticário juntamente com a população local e outros atores estratégicos da região. O movimento Viva Água visa a promoção da segurança hídrica por meio da conservação da natureza e da alavancagem do empreendedorismo sustentável na Bacia do Rio Miringuava, que
beneficia diretamente cerca de 600 mil pessoas na Grande Curitiba. A Fundação, mantida pelo Grupo, é uma grande aliada do meio ambiente e está comprometida com a preservação da qualidade e disponibilidade da água como recurso natural essencial para a vida. Projetos e ações como essa, realizadas por todo o ecossistema de beleza do Grupo, demonstram a nossa preocupação com o impacto positivo do nosso negócio, reforçando o nosso posicionamento de que a mudança só será possível se for coletiva, com a colaboração de todos”, reforça Sampaio.
Com foco no pilar socioambiental, a empresa já reduziu a emissão de gases do Efeito Estufa em 45% por peça produzida e trabalha constantemente para priorizar a gestão de resíduos sólidos. Como prova disso, somente em 2021, foram mais de 3 mil toneladas de resíduos descartados de maneira correta, sendo que 98% do material foi reaproveitado a partir da reciclagem. O Grupo Boticário obteve a certificação “LIFE” conferida para a fábrica de São José dos Pinhais, selo verde que avalia os impactos à biodiversidade e todas as medidas que a empresa toma para mitigá-los. Tais ações representam o esforço da empresa em minimizar ainda mais o impacto das atividades industriais no meio ambiente.
Sobre o Grupo Boticário
Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona de marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras. Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos. A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.