Com um conceito que une loja de vinhos com wine bar, a rede Vino! planeja fechar 2022 com 50 lojas
O crescimento do consumo de vinhos no Brasil durante a pandemia foi uma das boas notícias no segmento de alimentação e bebidas. Esta tendência, aliada à expectativa de uma grande procura por gastronomia e entretenimento fora de casa no cenário pós-Covid-19, inspirou a rede Vino!, especializada em wine bars, a lançar seu projeto de franquias.
Maior rede do segmento de bares de vinho no país, a Vino! pretende chegar até o final de 2022 com 50 unidades abertas. Quando iniciou o franchising, em 2021, tinha 20 unidades. Atualmente já está com 40, entre abertas ou em processo de inauguração nos próximos meses. Elas estão espalhadas pelo Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Ceará e Amazonas.
História e descobertas
A história da Vino! teve início em 2015, com a inauguração da primeira unidade em Curitiba. Idealizada pelo empresário Raphael Zanette, nasceu da ideia de apresentar vinhos aos consumidores de forma descontraída. “Lançamos um formato que une pessoas em torno de uma mesma paixão: aproveitar a infinita viagem sensorial pelo mundo dos vinhos de forma leve e divertida”, lembra Zanette.
O modelo de wine bar é a proposta ideal para que os consumidores possam entrar em contato com diversos tipos de vinhos, oferecidos também em taça. “Assim o público pode experimentar vinhos de diferentes países, uvas, regiões e processos produtivos”, revela Bernardo Baggio, sócio de Zanette.
Um dos diferenciais da casa é que não há carta de vinhos impressa. As garrafas ficam expostas em prateleiras e chegam opções novas com frequência. No total, as prateleiras abrigam uma média de 400 rótulos diferentes, de 14 países. “Para nos diferenciarmos do mercado buscamos sempre vinícolas não tão conhecidas, artesanais, responsáveis pela criação de vinhos incríveis em pequenas produções”, ressalta Zanette.
Franquias promissoras
A rede Vino! conta com dois formatos de franquias. O pocket, mais enxuto, não prevê a venda de comida. Já o modelo padrão, ou “full”, possui cozinha, com destaque para influências italianas. Oferece petiscos para compartilhar, entradas, pratos principais e sobremesas. O investimento para estas modalidades variam entre R$ 165 mil e R$ 400 mil.
Um bom retorno é aguardado com crescimento do mercado. Pesquisas da consultoria Wine Intelligence apontam que a base de consumidores regulares de vinho no Brasil cresceu em 17 milhões de pessoas na última década. Em 2010, 22 milhões declaravam consumir vinho ao menos uma vez por mês. Em 2020 este número subiu para 39 milhões.
Transformações radicais na rotina levaram o consumidor a tomar novas decisões, como conta Bernardo Baggio, também sócio da rede. “Uma delas foi eleger o vinho como bebida da pandemia. Foram dois anos de crescimento expressivo no seu consumo”, conta.
Em 2021, o número de consumidores regulares de vinho chegou a 51 milhões de pessoas, um aumento de 12 milhões de consumidores no ano, segundo a Wine Intelligence. Com isso, 36% da população adulta do país se rendeu ao vinho.
Marcas próprias
Grande parte dos vinhos comercializados na Vino! é da importadora Magnum, que faz parte do mesmo grupo e foi fundada em 2010. Porém, também são disponibilizados catálogos de outras empresas.
A rede Vino! também conta com marcas próprias de vinhos e espumantes, produzidos com parceiros na Serra Gaúcha. Entre eles, há espumantes, os vinhos da Linha Curadoria Vino! (dois tintos, um branco e um rosé) e até opções em lata de 269 ml.
Informações: grupovino.rds.land/seja_franqueado