Em março, paranaenses das classes C e D gastaram mais com passagens aéreas, aponta pesquisa

No Paraná, março apresentou uma diminuição no consumo das classes C e D de 1,1% ante fevereiro, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander com foco em inclusão econômica. Segundo o levantamento, o recuo foi puxado pelos setores de Prestadores de Serviços (-6%), Rede Online (-5%) e Telecomunicação (-1%). Já nos nichos que avançaram no período, o destaque ficou com Companhias Aéreas (28%), seguido de Serviços (19%), Hotéis e Motéis (18%), Automóveis e Veículos (10%), Drogaria/Farmácia (9%), Restaurante (6%) e Combustível (3%).

O recuo do consumo no Paraná acompanhou o movimento de toda Região Sul, que diminuiu os gastos em 2,4%. As demais regiões registram altas puxadas pelo Centro-Oeste (6,4%), seguido do Nordeste (1,5%); Sudeste (1,4%) e Norte (1,3).

No cenário nacional, os brasileiros das classes C e D aumentaram o consumo em 1% e os gastos com passagens aéreas também foram os que mais subiram.  O levantamento mostrou que os aumentos foram mais expressivos nos setores de Companhias Aéreas (11%), Rede Online (11%), Automóveis e Veículos (10%), Combustível (7%), Serviços (7%) e Transportes (4%). Na contramão, setores como Diversão e Entretenimento e Telecomunicações recuaram, 9% e 2% respectivamente.

“Certamente o que impactou os gastos com companhias aéreas foi a alta sofrida nos preços das passagens, decorrente do aumento no valor dos combustíveis. Prova disso é que o próprio gasto com combustível das classes C e D também cresceu. Os preços das passagens aéreas de voos domésticos no Brasil subiram até 40% em março, de acordo com dados de plataformas de emissão de passagens, e a maioria dos bilhetes emitidos pelas classes D e C são para voos domésticos”, explica Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil.

O levantamento mostra também que o principal gasto do orçamento das famílias é com Supermercados (37%), seguindo de Restaurantes (13%) e Lojas de Artigos Diversos (10%).

Em março, 86% dos gastos foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a menos em comparação a fevereiro.

A Pesquisa de Hábitos de Consumo da Classes C e D da Superdigital apontou aumento significativo no ticket médio dos gastos com Companhias Aéreas. Além disso, o ticket médio com Automóveis e Veículos, Rede Online, Lojas de Roupas, Combustíveis e Transportes também aumentou.

Para acessar os dados completos da pesquisa, clique aqui.

Sobre a Superdigital

A Superdigital (www.superdigital.com.br) é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,9 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular.

Destaque da Semana

Campanha de Natal vai sortear carro importado no Catuaí Maringá

Promoção compre e concorra vai sortear um Audi Q3...

Prudentópolis inaugura o Caminho de São Miguel Arcanjo, com 16 igrejas ucranianas

Estruturado pela prefeitura, o novo caminho de Prudentópolis, cidade...

Diabéticos têm até quatro vezes mais risco de desenvolver doenças cardiovasculares

Entre as condições mais comuns estão infarto, acidente vascular...

Cadeias Produtivas de Ribeirão Preto recebem reconhecimento no Programa SP Produz

As Cadeias Produtivas Locais (CPLs) de Software (PISO) e...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor