domingo, 23 fevereiro 2025
19.8 C
Curitiba

Empreendimentos inteligentes: pandemia acelerou inovações nos projetos residenciais e antecipou tendências

Além das tradicionais estruturas de lazer, novos lançamentos oferecem wash space, mercado autônomo, self storage, serviço de lavanderia, espaço de ferramentas de uso comum e gestão de encomendas com compartimento refrigerado para perecíveis

Analisar e compreender os hábitos e o perfil do consumidor são um dos principais, se não o principal, fundamentos para uma efetiva e satisfatória atuação por parte das construtoras e incorporadoras. Observando o comportamento coletivo, é possível identificar as recentes necessidades, interesses e demandas do público a respeito do “onde e como” habitar. Dentre as principais tendências imobiliárias em 2022, está a procura por imóveis adaptáveis, tecnológicos, espaços compartilhados e que dispõem de infraestrutura on demand, que proporciona praticidade e privacidade. Uma das mais importantes intervenções, que oferecem de forma assertiva, facilidades ao morador, são os espaços e bens compartilhados como bikes e itens de ferramentaria, áreas de self storage, compartimentos climatizados para conservar encomendas e, até mesmo, um wash space para higienização de bicicletas, patinetes e outros itens esportivos. Muito além da estrutura, se oferece conveniência.

Coworking. Divulgação Grupo A.Yoshii

Perante as mudanças constatadas nos últimos anos, nas quais o indivíduo acumula em casa os espaços de trabalho, lazer, descanso, entretenimento e prática de hobbies, além da diversificação das famílias, cada vez mais dinâmicas e plurais, a comodidade de “ter tudo sem precisar sair de casa” torna-se cada vez mais uma realidade e menos uma aspiração. A Euromonitor International validou o movimento e cunhou o termo “Desejo por Conveniência” como uma das dez principais tendências globais de consumo no ano passado.

À frente de projetos que atendam essas novas demandas, o Grupo A.Yoshii e seus segmentos de alto luxo – A.Yoshii, e alto e médio padrão, Yticon, inauguram e influenciam esse novo movimento imobiliário que não só atende, mas também antecipa as necessidades dos moradores com espaços inovadores e criativos. Segurança, privacidade, conforto, espaço e comodidade são elementos prioritários e básicos na escolha de um imóvel.

Além das costumeiras estruturas de lazer, o Grupo A.Yoshii oferta serviços e facilidades em seus empreendimentos para atender às necessidades básicas dos moradores de grandes centros urbanos. A gestão inteligente de encomendas e correspondências é uma das principais tendências atuais, com a maturação das compras on-line delivery de comidas. Ainda, dados mais recentes do MCC-ENET, uma parceria entre a Companhia Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital, revela que as vendas on-line cresceram 20,56% em janeiro de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. “Projetamos espaços especiais e refrigerados para conservar os alimentos e as compras perecíveis”, explica a superintendente de marketing, Maria Fernanda Beneli. Outras soluções inovadoras para armazenamento são os lockers automatizados e self storages, depósitos e armários que representam uma extensão do apartamento.

“Outras facilidades que atenderam e encantaram nossos clientes são os serviços e bens compartilhados. Além de ser um conceito que preza pela sustentabilidade e evita o desperdício, o compartilhamento diminui os custos para os moradores”, explica Maria Fernanda. Atualmente, alguns empreendimentos da A.Yoshii oferecem serviço de lavanderia, equipamentos de ferramentaria, banca de ferragem e até mesmo wash space, uma espécie de lava-jato para bicicletas. “Principalmente pelo crescimento do hábito de andar de bike, nosso consumidor pode lavar a bicicleta antes de guardá-la em nossos bicicletários”, complementa. O aumento dos espaços para bicicleta, assim como o serviço de lavagem, foi motivado pelo sólido crescimento do esporte nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, houve um aumento de 34% nas vendas de bikes em 2021, se comparado ao ano anterior.

O Grupo A.Yoshii prevê outros diferenciais como recarga para carros elétricos, porte-cochère (porta de entrada para um edifício ou pátio) para circulação mais fácil de motoristas de aplicativos e táxis, mercados autônomos e salas de coworking e meeting rooms. “Entregamos um espaço decorado com infraestrutura completa de mesas, cadeiras, geladeira, TV para projetar apresentações e espaços individualizados de trabalho. Nossos ambientes atendem o home office e home schooling”, complementa a superintendente.

Um condomínio de comodidades com apelo ao bem-estar

As áreas de lazer, além de serem ponto de encontro de convívio social, tornaram-se espaços para “despressurizar” e cuidar da saúde física e mental. E junto com a tradicional e já indispensável quadra poliesportiva, salão de festas, playground, brinquedoteca, piscina e sala fitness, as construtoras de alto padrão vão além e projetam estruturas de clube em suas áreas comuns.

“Nossos projetos já contemplam passatempos diários como fazer academia, jogar bola, nadar e garantir áreas verdes para contemplação e relaxamento. Mas sempre buscamos ir além e analisar realmente o que o nosso consumidor precisa. Hoje, nossos empreendimentos já oferecem quadra de beach tennis – esporte super tendência, lounges de descanso com espaços específicos para alongamento e yoga, outdoor training – academias ao ar livre para a prática de treinamento funcional”, complementa Maria Fernanda. Essas facilidades vão ao encontro dos serviços mais desejados pelos moradores, segundo pesquisa conduzida pela Deloitte: academia de ginástica e área para correr, revelando consumidores preocupados com o bem-estar e saúde. Os diferenciais estruturais dos condomínios alinham-se cada vez mais com a comodidade, praticidade e necessidade de otimização do tempo visando um objetivo comum: melhor qualidade de vida e segurança.

 

Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo; pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural; e atua em Obras Corporativas, atendendo a grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Destaque da Semana

Com impacto emocional, alopecia areata ganha novas opções de tratamento

Sociedade Brasileira de Dermatologia divulgou recomendações atualizadas para aprimorar...

Quais são os erros mais comuns no marketing no Instagram e como evitá-los?

O Instagram é uma das plataformas mais poderosas para...

Dieta carnívora: por que comer só produtos de origem animal é um risco

Sucesso nas redes sociais, o plano alimentar recomenda a...

Onda de calor: quem tem doença crônica precisa redobrar os cuidados

Pessoas com hipertensão, arritmia, insuficiência cardíaca ou renal devem...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor