Segmento de mercadinhos de bairro cresce durante a pandemia

As restriรงรตes decorrentes da propagaรงรฃo da covid-19 somadas ร  alta nos preรงos dos alimentos e dos combustรญveis tรชm contribuรญdo para a expansรฃo dos minimercados no paรญs

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Image by Steve Buissinne from Pixabay

Um levantamento feito pelo Sebrae aponta que, nos รบltimos anos, os tradicionais mercadinhos de bairro ganharam mais importรขncia na vida dos brasileiros e um maior espaรงo na economia. Os nรบmeros mostram que o comรฉrcio varejista de mercadorias em geral, com predominรขncia de produtos alimentรญcios โ€“ minimercados, mercearias e armazรฉns โ€“ registrou uma alta na abertura de novos negรณcios no perรญodo de 2018 a 2021, com destaque para o perรญodo da pandemia, quando o volume de novos empreendimentos cresceu 12 % entre 2020 e o ano passado.

Ao avaliar essas novas empresas abertas, segundo o porte, o destaque ficou para os Microempreendedores Individuais (MEI), que saltaram de pouco mais de 38 mil novos empreendimentos formalizados em 2018 para 56.371, em 2021. O nรบmero รฉ positivo se comparado aos empreendimentos que fecharam as portas. Em 2018, aproximadamente 40 mil MEI encerraram suas atividades, contra 17.676, em 2021.

Atualmente, o Paranรก conta com 28.964 negรณcios ativos no setor supermercadista. Deles, 23.915 sรฃo minimercados, mercearias e armazรฉns (82,57% do total), 4.002 supermercados (13,82%) e 1.047 hipermercados (3,6% do total). Enquanto isso, a capital paranaense possui proporรงรตes similares: sรฃo 3.284 empresas ativas no setor, sendo 2.844 minimercados, mercearias e armazรฉns (86,6% do total); 270 supermercados (8,2%); e 170 hipermercados (5,2%).

Para o analista da Unidade de Competitividade do Sebrae, Vicente Scalia, o resultado jรก era esperado. Alรฉm de ser um nicho que abriga diversos tipos de atividades em um sรณ formato โ€“ padaria, aรงougue e hortifruti, por exemplo โ€“, o segmento foi um dos poucos que nรฃo parou suas atividades durante a pandemia, por ser considerado essencial. Outro fator que beneficiou os mercadinhos, na visรฃo do analista, foi a escalada da inflaรงรฃo e a reduรงรฃo do poder de compra do consumidor. โ€œEssa foi uma atividade que cresceu muito e ressalto, principalmente, o papel das compras menores, aquelas semanais. O poder de compra do brasileiro vem diminuindo e nรฃo hรก mais espaรงo para a compra mensal. Com a alta dos preรงos dos alimentos e do combustรญvel, o cliente se desloca, no mรกximo, para um mercadinho do prรณprio bairro, onde adquire o necessรกrioโ€, explica Scalia. Ele informa que, hoje, sรฃo mais de 400 mil mercadinhos registrados em todo o paรญs.

 

Digitalizaรงรฃo em alta
As restriรงรตes impostas pela pandemia, principalmente durante as fases de lockdown, foram um empurrรฃo para acelerar as mudanรงas do setor. Segundo o analista do Sebrae, a transformaรงรฃo mais notรกvel foi o advento em massa do delivery. โ€œAlguns empreendimentos jรก estavam implementando os serviรงos de entrega, mas muitos outros que comeรงaram nesse perรญodo expandiram ainda sua presenรงa digital por meio das redes sociais e, em especial, do Whatsappโ€, comenta.

Outra inovaรงรฃo que ganhou forรงa foram os minimercados de condomรญnio, que permitem compras rรกpidas de produtos industrializados, em sua maioria, sem a necessidade do atendimento de um funcionรกrio, com o pagamento via caixa eletrรดnico ou por meio de aplicativo; e os clubes de produtos por assinatura, que agora incluem artigos de minimercados.

 

Cursos e orientaรงรฃo do Sebrae
Vicente Scalia lembra que o Sebrae conta com uma sรฉrie de cursos e orientaรงรตes voltados para os donos de mercadinhos. De acordo com ele, muitos desses materiais visam a diminuiรงรฃo de custos da empresa, com a implantaรงรฃo de medidas sustentรกveis, como a gestรฃo energรฉtica โ€“ posicionamento do freezer, iluminaรงรฃo natural, circulaรงรฃo dentro da empresa, entre outros.

Tambรฉm hรก orientaรงรตes relacionadas a aรงรตes promocionais, acesso a bons fornecedores, compras coletivas, controle e reposiรงรฃo de estoque, por exemplo. Um conteรบdo bastante procurado รฉ a ferramenta โ€œDez fatores-chaves de sucesso para o minimercadoโ€, em que o empresรกrio responde a uma sรฉrie de perguntas e consegue visualizar as maiores dificuldades no seu negรณcio. Sรฃo questรตes sobre marketing digital, fluxo de caixa, atendimento e gestรฃo de estoque. Com o resultado na mรฃo, o empreendedor consegue definir seus desafios e recebe recomendaรงรตes de cursos do Sebrae.

Clique aqui e confira um infogrรกfico especial da Agรชncia Sebrae de Notรญcias com mais dados sobre o levantamento. Eduardo Pereira

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