Mudanรงa no comportamento do consumidor e busca por mais economia levam setor de assinatura de veรญculos expandir 56,5%
Em um cenรกrio no qual as peรงas de veรญculos estรฃo em falta e a situaรงรฃo econรดmica do paรญs segue difรญcil, inclusive com o preรงo dos combustรญveis nas alturas, o consumidor tem recorrido a outras opรงรตes para se locomover de carro. Nas grandes cidades, cada vez mais deslocamentos sรฃo feitos por tรกxis e por aplicativos de transporte, reduzindo o nรบmero de veรญculos na garagem. E, quando surge a necessidade de se ter um carro disponรญvel para algumas atividades, mais de 80 mil pessoas escolhem alugar um por assinatura, prรกtica que representa 8% do mercado de locaรงรฃo de veรญculos, segundo o levantamento da Associaรงรฃo Brasileira de Locadoras de Automรณveis (Abla), realizado em 2021.
O carro por assinatura vem ganhando mais espaรงo. De acordo com a รบltima pesquisa realizada pela Similarweb, a busca por esse serviรงo cresceu 56,5% no inรญcio de 2021. A tendรชncia รฉ de que, cada vez mais pessoas conheรงam e prefiram o sistema em vez da compra tradicional. โA principal explicaรงรฃo para essa adesรฃo รฉ a economia de 25% a 35% gerada pela assinatura de um veรญculo, na comparaรงรฃo com a compra de um carro zero quilรดmetro”, avalia Rodrigo Gontijo,ย headย comercial da Lรญder Drive, empresa que atua no setor.
O avanรงo da modalidade รฉ reflexo da crise que atingiu o mercado automotivo em 2020, com a pandemia de covid-19. A compra de veรญculos saรญdos direto da fรกbrica foi 26% menor que no ano anterior, segundo dados da Federaรงรฃo Nacional da Distribuiรงรฃo de Veรญculos Automotores (Fenabrave). Uma queda justificada pela alta nos preรงos dos carros novos. Se hรก alguns anos era comum encontrar o valor de entrada por volta de R$ 30 mil, hoje os modelos mais acessรญveis, com motor 1.0 e sem acessรณrios, nรฃo saem da concessionรกria por menos de R$ 50 mil, muitos chegando perto de R$ 100 mil.
Na opiniรฃo doย headย comercial da Lรญder Drive, o cenรกrio criado pela pandemia causou uma ruptura no mercado, e faz com que a assinatura de carros seja um dos mercados mais crescentes e promissores para os prรณximos anos. “Ocorreu uma mudanรงa noย mindsetย da populaรงรฃo, que percebeu nรฃo ser fundamental ter um veรญculo prรณprio, mas sim, concentrar-se na necessidade ou nรฃo do seu uso e na economia gerada. Essa virada de chave ajudou a trazer mais volume para o segmento de assinatura”, analisa Gontijo.
Foco na experiรชncia
Muitos consumidores tรชm estabelecido outra relaรงรฃo com o carro sem envolver a compra. De acordo com Marcos Pavesi,ย headย comercial da DealerSites,ย startupย que atua na digitalizaรงรฃo do mercado automotivo, em todo o processo, รฉ preciso proporcionar uma experiรชncia segura, atrativa e persuasiva, que mostre como os produtos podem se encaixar ร s necessidades de cada consumidor. “A experiรชncia do usuรกrio jรก se tornou fator imprescindรญvel dentro de lojas virtuais. Por isso, otimizar o site de uma empresa de assinatura de veรญculos significa mais chances de conversรฃo de visitantes em assinantes”, explica Pavesi.
Em busca dessa agilidade e facilidade, o perfil do consumidor dos serviรงos de assinatura se encaixa naquele que deseja andar de carro novo ao mesmo tempo que quer evitar a burocracia que envolve uma negociaรงรฃo, filas de espera em concessionรกrias e custos com licenciamento, IPVA, manutenรงรฃo e depreciaรงรฃo do patrimรดnio. As principais diferenรงas em relaรงรฃo ao aluguel tradicional sรฃo: o carro serรก sempre zero quilรดmetro, e hรก um contrato com prazo de entrega prรฉ-definido e com a definiรงรฃo de um valor fixo mensal que serรก pago pelo cliente, assim como uma franquia de quilometragem mรกxima. “Ao motorista, cabe apenasย abastecer o veรญculo e quitar eventuais multas. No final do perรญodo, o cliente pode simplesmente devolver o carro ou renovar o acordo, trocando-o por outro”, explica Rodrigo Gontijo.
ร uma soluรงรฃo de mobilidade que viu, nos รบltimos tempos, a procura e a oferta crescerem de modo significativo. Hoje, vรกrias marcas e empresas de aluguel oferecem planos com foco na valorizaรงรฃo da experiรชncia. E, recentemente, fรกbricas de automรณveis tambรฉm passaram a oferecer essa opรงรฃo, entre elas estรฃo a Fiat, Ford, Jeep, Mitsubishi, Toyota, VW e atรฉ a Audi. “Se anos atrรกs, o sonho de todo jovem era ter um carro, hoje a realidade รฉ outra. Essa mudanรงa no perfil do consumo รฉ uma tendรชncia e faz com que inovar nรฃo seja mais uma escolhaโ, avalia Pavesi.
Sobre a DealerSites
A DealerSites รฉ uma startup paranaenseย que atua na digitalizaรงรฃo do mercado automotivo. Criada emย 2015, a startup tem mais de 700 clientes em todo o paรญs. O foco da empresa รฉ atuar na experiรชncia do consumidor, investindo em estratรฉgias de marketing digital para gerar maior conversรฃo para as concessionรกrias. Para isso, desenvolve plataformas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, ร performance de vendas e a anรกlises e integraรงรฃo de dados, alรฉm de realizar umย trabalho de SEO para manter os clientes bem ranqueados nos mecanismos de busca e oferecerย indicadores de marketing digital โ como mรฉtricas de analytics โ que ajudam nas estratรฉgias e tomadas de decisรตes.