Cresce a venda de livros com temática LGBTQIA+

Redes sociais ajudam na divulgação; Grupo Livrarias Curitiba cria ação promocional até o fim de junho
Redes sociais ajudam na divulgação; Grupo Livrarias Curitiba cria ação promocional até o fim de junho
As mudanças de comportamento na sociedade também costumam gerar reflexos no meio literário. E quando o assunto se refere às transformações envolvendo o público jovem, as variações acontecem numa velocidade ainda maior.

De olho nas demandas crescentes e no contato com seus diferentes clientes do varejo e do atacado, a maior rede de livrarias do Sul do Brasil identificou um nicho de mercado ávido por novidades: livros que abordam o assunto LGBTQIA+.

“Com o boom do TikTok, surgiram perfis literários com muitos vídeos indicando livros dessa temática. Foi nesse momento que a procura aumentou e tivemos que agir rápido”, conta a diretora de Varejo do Grupo Livrarias Curitiba, Rute Pedri.

Em ritmo acelerado, a companhia – que tem 26 lojas físicas nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo – estreitou os contatos com seus fornecedores, ampliou o leque de produtos nos pontos de vendas (PDVs) físicos e online e encontrou novas oportunidades de mercado.

Série originada em livros

A estreia da série Heartstopper na Netflix, em abril deste ano, causou ainda mais alvoroço entre os fãs.

Baseado em quatro livros escritos pela ilustradora e autora inglesa Alice Oseman – Dois Garotos, Um Encontro (2017), Minha Pessoa Favorita (2019), Um Passo Adiante (2020) e De Mãos Dadas (2021) – o enredo envolve os adolescentes Charlie e Nick que descobrem que são mais do que apenas amigos e precisam lidar com as dificuldades da vida escolar e amorosa.

A trama logo se tornou a queridinha da plataforma de streaming e de milhares de admiradores, que vivenciam situações semelhantes no cotidiano e que, por vezes, não conseguem expressar em palavras o que sentem.

No varejo e no atacado, o reflexo também foi imediato. De acordo com a diretora do Grupo Livrarias Curitiba, a série impulsionou a procura desses títulos. “Já comercializamos 20.623 exemplares dessas obras. No dia 07 de julho – quando será lançado o 4º volume da série – venderemos os 4 títulos juntos, numa coleção especial. Quem adquirir pelo site ainda terá 25% de desconto. Até agora já fizemos a pré-venda de 1.600 unidades somente do 4º volume”, comemora Rute Pedri.

Pelos quatro cantos do país

O Grupo Livrarias Curitiba realiza serviços de distribuidora, opera com grandes volumes de produtos e abastece cerca de mil pequenas livrarias em todos os estados brasileiros. Ao mesmo tempo em que o consumidor final demanda por histórias de conteúdo LGBTQIA+, as livrarias de cidades menores seguiram a mesma tendência.

“Mais de 70% dos pequenos livreiros que atendemos no atacado começaram a pedir livros deste assunto. Fizemos um grande esforço para suprir essa demanda num curto intervalo de tempo, já que o público jovem [de 12 a 15 anos] busca o produto imediatamente e não gosta de esperar”, explica a diretora de Varejo.

Livros promocionais

Para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), mais de 100 títulos de livros relacionados à temática estarão em promoção nos PDVs do Grupo Livrarias Curitiba até o dia 30 de junho. Diversas obras sairão por R$ 23,90 cada e as lojas terão espaços dedicados para facilitar a escolha dos clientes.

“Essa data de 28 de junho tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária. Por isso, vamos destacar esses livros em nossas lojas”, complementa Rute Pedri.

Campeões de vendas

Dentro desta temática e com grande procura nas lojas do Grupo Livrarias Curitiba, destaque para Vermelho, Branco e Sangue Azul, escrito por Casey McQuiston. O enredo – com ares de fanfic – aborda a história de amor entre o filho bissexual da presidente dos Estados Unidos, Alex, e o príncipe gay da Inglaterra, Henry.

Já Os dois morrem no final – de Adam Silvera – mostra uma história sensível e emocionante em que cada segundo importa, e mesmo que não haja vida sem morte, nem amor sem perda, tudo pode mudar em 24 horas.

Em Conectadas, de Clara Alves, a trama é sobre duas adolescentes se descobrindo. Mas é muito mais que isso. É sobre amizade, família, aceitação, bullying, diversidade, primeiro amor e segunda chance.

Sobre

O Grupo Livrarias Curitiba nasceu na capital paranaense em 1963, tem 26 lojas físicas no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e é a maior rede de livrarias do Sul do Brasil.

A companhia engloba a Libris (editora infantil), a LivLov (marca própria de papelaria), o Leio+ (clube de fidelidade), a Hora do Conto em Casa (clube de assinatura), a marca Livrarias Catarinense (em algumas cidades de Santa Catarina) e uma distribuidora de livros.

A empresa tem área de vendas por atacado, comercializa mais de 100 mil produtos envolvendo livros, artigos de papelaria, de tecnologia, games, presentes e brinquedos. Também realiza centenas de eventos culturais gratuitos em suas lojas, ao longo do ano.

Destaque da Semana

Brasil tem 672 mil pacientes em tratamento com cannabis.

Dado consta do anuário produzido pela Kaya Mind divulgado...

Prime Rock Brasil Curitiba 2024: festival dos clássicos do rock nacional se aproxima

"O festival volta à capital paranaense no dia 07 de...

Cardiologistas mundiais discutem IA em Curitiba

Desde quarta-feira, dia 27 de novembro, o Cardiointerv discute...

MRV entra no BBB 25

A MRV, empresa que entregou mais de 500 mil...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor