As mudanças de comportamento na sociedade também costumam gerar reflexos no meio literário. E quando o assunto se refere às transformações envolvendo o público jovem, as variações acontecem numa velocidade ainda maior.
De olho nas demandas crescentes e no contato com seus diferentes clientes do varejo e do atacado, a maior rede de livrarias do Sul do Brasil identificou um nicho de mercado ávido por novidades: livros que abordam o assunto LGBTQIA+.
“Com o boom do TikTok, surgiram perfis literários com muitos vídeos indicando livros dessa temática. Foi nesse momento que a procura aumentou e tivemos que agir rápido”, conta a diretora de Varejo do Grupo Livrarias Curitiba, Rute Pedri.
Em ritmo acelerado, a companhia – que tem 26 lojas físicas nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo – estreitou os contatos com seus fornecedores, ampliou o leque de produtos nos pontos de vendas (PDVs) físicos e online e encontrou novas oportunidades de mercado.
Série originada em livros
A estreia da série Heartstopper na Netflix, em abril deste ano, causou ainda mais alvoroço entre os fãs.
Baseado em quatro livros escritos pela ilustradora e autora inglesa Alice Oseman – Dois Garotos, Um Encontro (2017), Minha Pessoa Favorita (2019), Um Passo Adiante (2020) e De Mãos Dadas (2021) – o enredo envolve os adolescentes Charlie e Nick que descobrem que são mais do que apenas amigos e precisam lidar com as dificuldades da vida escolar e amorosa.
A trama logo se tornou a queridinha da plataforma de streaming e de milhares de admiradores, que vivenciam situações semelhantes no cotidiano e que, por vezes, não conseguem expressar em palavras o que sentem.
No varejo e no atacado, o reflexo também foi imediato. De acordo com a diretora do Grupo Livrarias Curitiba, a série impulsionou a procura desses títulos. “Já comercializamos 20.623 exemplares dessas obras. No dia 07 de julho – quando será lançado o 4º volume da série – venderemos os 4 títulos juntos, numa coleção especial. Quem adquirir pelo site ainda terá 25% de desconto. Até agora já fizemos a pré-venda de 1.600 unidades somente do 4º volume”, comemora Rute Pedri.
Pelos quatro cantos do país
O Grupo Livrarias Curitiba realiza serviços de distribuidora, opera com grandes volumes de produtos e abastece cerca de mil pequenas livrarias em todos os estados brasileiros. Ao mesmo tempo em que o consumidor final demanda por histórias de conteúdo LGBTQIA+, as livrarias de cidades menores seguiram a mesma tendência.
“Mais de 70% dos pequenos livreiros que atendemos no atacado começaram a pedir livros deste assunto. Fizemos um grande esforço para suprir essa demanda num curto intervalo de tempo, já que o público jovem [de 12 a 15 anos] busca o produto imediatamente e não gosta de esperar”, explica a diretora de Varejo.
Livros promocionais
Para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), mais de 100 títulos de livros relacionados à temática estarão em promoção nos PDVs do Grupo Livrarias Curitiba até o dia 30 de junho. Diversas obras sairão por R$ 23,90 cada e as lojas terão espaços dedicados para facilitar a escolha dos clientes.
“Essa data de 28 de junho tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária. Por isso, vamos destacar esses livros em nossas lojas”, complementa Rute Pedri.
Campeões de vendas
Dentro desta temática e com grande procura nas lojas do Grupo Livrarias Curitiba, destaque para Vermelho, Branco e Sangue Azul, escrito por Casey McQuiston. O enredo – com ares de fanfic – aborda a história de amor entre o filho bissexual da presidente dos Estados Unidos, Alex, e o príncipe gay da Inglaterra, Henry.
Já Os dois morrem no final – de Adam Silvera – mostra uma história sensível e emocionante em que cada segundo importa, e mesmo que não haja vida sem morte, nem amor sem perda, tudo pode mudar em 24 horas.
Em Conectadas, de Clara Alves, a trama é sobre duas adolescentes se descobrindo. Mas é muito mais que isso. É sobre amizade, família, aceitação, bullying, diversidade, primeiro amor e segunda chance.
Sobre
O Grupo Livrarias Curitiba nasceu na capital paranaense em 1963, tem 26 lojas físicas no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e é a maior rede de livrarias do Sul do Brasil.
A companhia engloba a Libris (editora infantil), a LivLov (marca própria de papelaria), o Leio+ (clube de fidelidade), a Hora do Conto em Casa (clube de assinatura), a marca Livrarias Catarinense (em algumas cidades de Santa Catarina) e uma distribuidora de livros.
A empresa tem área de vendas por atacado, comercializa mais de 100 mil produtos envolvendo livros, artigos de papelaria, de tecnologia, games, presentes e brinquedos. Também realiza centenas de eventos culturais gratuitos em suas lojas, ao longo do ano.
De olho nas demandas crescentes e no contato com seus diferentes clientes do varejo e do atacado, a maior rede de livrarias do Sul do Brasil identificou um nicho de mercado ávido por novidades: livros que abordam o assunto LGBTQIA+.
“Com o boom do TikTok, surgiram perfis literários com muitos vídeos indicando livros dessa temática. Foi nesse momento que a procura aumentou e tivemos que agir rápido”, conta a diretora de Varejo do Grupo Livrarias Curitiba, Rute Pedri.
Em ritmo acelerado, a companhia – que tem 26 lojas físicas nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo – estreitou os contatos com seus fornecedores, ampliou o leque de produtos nos pontos de vendas (PDVs) físicos e online e encontrou novas oportunidades de mercado.
Série originada em livros
A estreia da série Heartstopper na Netflix, em abril deste ano, causou ainda mais alvoroço entre os fãs.
Baseado em quatro livros escritos pela ilustradora e autora inglesa Alice Oseman – Dois Garotos, Um Encontro (2017), Minha Pessoa Favorita (2019), Um Passo Adiante (2020) e De Mãos Dadas (2021) – o enredo envolve os adolescentes Charlie e Nick que descobrem que são mais do que apenas amigos e precisam lidar com as dificuldades da vida escolar e amorosa.
A trama logo se tornou a queridinha da plataforma de streaming e de milhares de admiradores, que vivenciam situações semelhantes no cotidiano e que, por vezes, não conseguem expressar em palavras o que sentem.
No varejo e no atacado, o reflexo também foi imediato. De acordo com a diretora do Grupo Livrarias Curitiba, a série impulsionou a procura desses títulos. “Já comercializamos 20.623 exemplares dessas obras. No dia 07 de julho – quando será lançado o 4º volume da série – venderemos os 4 títulos juntos, numa coleção especial. Quem adquirir pelo site ainda terá 25% de desconto. Até agora já fizemos a pré-venda de 1.600 unidades somente do 4º volume”, comemora Rute Pedri.
Pelos quatro cantos do país
O Grupo Livrarias Curitiba realiza serviços de distribuidora, opera com grandes volumes de produtos e abastece cerca de mil pequenas livrarias em todos os estados brasileiros. Ao mesmo tempo em que o consumidor final demanda por histórias de conteúdo LGBTQIA+, as livrarias de cidades menores seguiram a mesma tendência.
“Mais de 70% dos pequenos livreiros que atendemos no atacado começaram a pedir livros deste assunto. Fizemos um grande esforço para suprir essa demanda num curto intervalo de tempo, já que o público jovem [de 12 a 15 anos] busca o produto imediatamente e não gosta de esperar”, explica a diretora de Varejo.
Livros promocionais
Para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), mais de 100 títulos de livros relacionados à temática estarão em promoção nos PDVs do Grupo Livrarias Curitiba até o dia 30 de junho. Diversas obras sairão por R$ 23,90 cada e as lojas terão espaços dedicados para facilitar a escolha dos clientes.
“Essa data de 28 de junho tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária. Por isso, vamos destacar esses livros em nossas lojas”, complementa Rute Pedri.
Campeões de vendas
Dentro desta temática e com grande procura nas lojas do Grupo Livrarias Curitiba, destaque para Vermelho, Branco e Sangue Azul, escrito por Casey McQuiston. O enredo – com ares de fanfic – aborda a história de amor entre o filho bissexual da presidente dos Estados Unidos, Alex, e o príncipe gay da Inglaterra, Henry.
Já Os dois morrem no final – de Adam Silvera – mostra uma história sensível e emocionante em que cada segundo importa, e mesmo que não haja vida sem morte, nem amor sem perda, tudo pode mudar em 24 horas.
Em Conectadas, de Clara Alves, a trama é sobre duas adolescentes se descobrindo. Mas é muito mais que isso. É sobre amizade, família, aceitação, bullying, diversidade, primeiro amor e segunda chance.
Sobre
O Grupo Livrarias Curitiba nasceu na capital paranaense em 1963, tem 26 lojas físicas no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e é a maior rede de livrarias do Sul do Brasil.
A companhia engloba a Libris (editora infantil), a LivLov (marca própria de papelaria), o Leio+ (clube de fidelidade), a Hora do Conto em Casa (clube de assinatura), a marca Livrarias Catarinense (em algumas cidades de Santa Catarina) e uma distribuidora de livros.
A empresa tem área de vendas por atacado, comercializa mais de 100 mil produtos envolvendo livros, artigos de papelaria, de tecnologia, games, presentes e brinquedos. Também realiza centenas de eventos culturais gratuitos em suas lojas, ao longo do ano.