Início Geral Tecnologia Da falência ao faturamento anual de R$ 10 milhões: conheça a jornada...

Da falência ao faturamento anual de R$ 10 milhões: conheça a jornada de 12 anos da 7IT

Conheça a trajetória da empresa que renasceu das cinzas e hoje alça voos para além das nuvens.

Assim como a jornada do herói (estrutura narrativa) é feita de 12 etapas, os 12 anos da 7IT também foram marcados por desafios e pontos de transformação. Na 7IT, empresa de tecnologia e nuvem focada em transformação digital, todos sabem que uma boa história é feita de superação e uma certa dose de autocrítica.

Fundada em 2010, com sede em Tatuí, a empresa iniciou sua jornada conectando um time composto por 3 pessoas. O primeiro ano foi dedicado à estruturação, e assim surgiu o primeiro time de serviços gerenciados em TI. Em 2012, a empresa deu início às vendas de Licenças Microsoft.

Porém, em 2013, a 7IT quebrou com uma dívida que superava duzentos mil reais, fazendo a empresa voltar à estaca zero. “Eu era muito novo, não tinha maturidade empresarial e nem planejamento efetivo, levei a 7 para um caminho quase sem volta, naquele momento, eu achei que estava no controle da situação, mas depois vi que nosso faturamento era muito baixo e pagar as contas parecia impossível”, conta Cícero Protta, CEO da 7IT.

O passo em questão havia sido o investimento em uma estrutura em Campinas, que acabou sendo feito sem um plano de negócio. A tristeza foi profunda, mas o que muitos enxergariam como um final foi transformado em motivação. A autocrítica levou aos planos sólidos: plano de pagamento, plano de retomada, aproximação dos clientes, estudo técnico, plano de negócios e um profundo período de reconstrução pessoal.

Uma história refeita com base em valores

O ponto de virada, segundo Protta, foi quando reavaliou o objetivo do trabalho. “Hoje entendo que o dinheiro é consequência do que a gente faz bem-feito. Quando a riqueza é o objetivo, ela passa por cima dos seus valores”, explica.

Então, conhecendo bem o que não fazer, Protta seguiu em frente com a 7IT, agora em um caminho pavimentado em transparência e foco no valor da experiência de seus clientes, parceiros e colaboradores.

Os frutos vieram sem demora. Em 2015, a 7IT atingiu o cenário nacional, unindo o setor de serviços e vendas. Pouco depois, em 2017, a empresa conquistou o título de gerenciados pela Microsoft, tornando-se Microsoft Gold Partner.

Como resultado, a 7IT hoje atende mais de mil clientes em todo o território nacional e já está em processo de internacionalização, atendendo clientes na Colômbia e Estados Unidos. Todo esse ecossistema de atendimento Microsoft gerou um faturamento em torno de R$ 10 milhões em 2021, com grande parte dele proveniente das ofertas de segurança e nuvem da Microsoft.

As ofertas de segurança e nuvem da Microsoft não só contribuíram para a transformação digital da empresa, mas também a ajudaram a sair da grande dívida contraída há 7 anos para um faturamento alto, com ótimas perspectivas para o futuro.

A 7IT que conhecemos hoje

Em 2020, a 7IT completou 10 anos de CNPJ, e o CEO estava convicto de que esse era o momento para uma nova reconstrução. Protta investiu em um novo escritório para entregar um ambiente mais acolhedor para os colaboradores, além de desenvolver uma cultura engajada com um ambiente leve e transparente.

Hoje a 7IT conta com mais de 5 parceiras reconhecidas mundialmente, em seu portifólio de serviços e produtos. Tornando-se referência e autoridade no segmento de gerenciamento, inovação e tecnologia, sua tração principal é em serviços de transformação digital e segurança. O time cresceu de 3 pessoas para 20 colaboradores distribuídos entre as áreas de produtos, serviço, suporte, atendimento, comercial, marketing e financeiro.

Novos voos pela frente

O reforço da equipe tem um objetivo claro: crescer 40% em 2022. A 7IT está investindo em automação e nutrição de clientes na área de Marketing, com o objetivo de gerar mais experiência aos clientes, além da implantação da plataforma Feedz para garantir ainda mais engajamento entre os colaboradores.

A experiência do cliente também será aprimorada com as novas soluções disponíveis. Em 2022, a 7IT consolidou sua parceria com a Fortinet, que já dura mais de 5 anos. Essa parceria garante um leque ainda maior de recursos que seguem as tendências de segurança da informação. As ofertas serão focadas em soluções FortiMail (Proteção avançada de e-mail), FortiGate-VM (Proteção de Data Center) e FortiAnalyzer (Gestão e monitoramento de ambientes), produtos que promovem uma segurança de rede completa.

Além disso, a empresa oferecerá eventos presenciais e online focados em Segurança Cloud. Desse modo, os clientes terão oportunidade de conhecer o plano de negócio desenvolvido junto com a Fortinet.

Assim, a 7IT vai se consolidando cada vez mais como uma empresa parceira de negócios estratégicos. Além de fornecer soluções de nuvem com segurança, todo o time é aculturado para deixar um impacto positivo na vida de cada cliente. Sem perder esse objetivo de vista, é fácil apostar em mais 12 anos de 7IT. Desta vez, sem necessidade de resets.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile