Especialista dá dicas de como diversificar e aproveitar a data para reforçar o relacionamento com os clientes
A data mais romântica do ano está chegando e os números são animadores para o comércio, pois segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), grande parte dos consumidores pretende presentear seus pares, injetando na economia mais de R$18 bilhões. Para aproveitar a boa expectativa que a temporada traz, investir em estratégias diversificadas pode ser a melhor opção.
Para o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, existem boas razões para que o varejo invista nas comemorações do Dia dos Namorados, já que a expectativa é de que os consumidores aproveitem esse ano para retomar as celebrações que ficaram paradas durante a pandemia. “O retorno às atividades presenciais, gera um aumento de demanda em setores que sempre venderam bem nessa data como moda, beleza e gastronomia, por isso estratégias de marca e precificação são importantes, principalmente neste momento de retração econômica. Porém, para realmente ganhar vantagem competitiva, é fundamental investir no planejamento das iniciativas tendo como direcional a experiência do cliente e o estudo de dados relevantes, como, por exemplo, sobre o comportamento do público”, explica.
Na busca de compreender dados sobre o que esperar na data, a pesquisa aponta que o consumidor deve desembolsar entre R$ 196 e R$ 234 em produtos como roupas, perfumes, cosméticos, maquiagens, calçados, bombons, chocolates e jantares. Sendo que com relação à alimentação, a maioria dos entrevistados afirmou que pretende realizá-la em casa, o que deve movimentar mercados e aplicativos de delivery. Já com relação ao local de compra, 30% responderam que pretendem comprar pela internet, 26% em shoppings centers, 9% em lojas populares e o restante ainda incerto. “Entender o perfil dos consumidores é se antecipar às suas necessidades e os dados deste ano nos apontam para uma diversidade cada vez maior, seja com relação ao público, a forma de celebração ou de presentear. Essa é uma grande janela para a criatividade e uma oportunidade para desenvolver ações mais atrativas de vendas, como personalização de produtos, promoções para casais, facilidade de formas de pagamentos e decoração. Tudo com foco na diversidade de gostos e clientes”, explica.
Além das estratégias de venda, é importante que as lojas pensem também nos resultados a longo prazo, entendendo que esta é uma ótima data para fazer testagens e coletar informações qualificadas, aumentando assim a base de consumidores da marca. “É um período de aumento de tráfego nos sites e em lojas físicas, por isso as ações de retenção e fidelização devem ser consideradas como prioridade na estratégia, aproveitando a oportunidade para captar dados e estabelecer o relacionamento entre a marca e o consumidor”, finaliza.
Confira algumas dicas do especialista de como diversificar e se preparar para o Dia dos Namorados:
– Treine sua equipe para a ocasião
– Ofereça dicas e ideias de presentes
– Decore a loja com capricho e boas ideias
– Prepare o estoque
– Ofereça promoções especiais
– Facilite as formas de pagamento
– Faça uma campanha nos canais digitais
– Incentive postagens dos clientes com a sua marca/loja
– Facilite o envio fácil para entregas ou compras online, com entrega rápida.
– Foque na fidelização com o pós-venda.
– Divulgue nas suas redes sociais