Com cadastros complexos, 81% dos brasileiros se queixam de burocracia na hora de consumir

Comprar um produto, trocar mercadoria e acessar descontos sรฃo algumas das situaรงรตes em que populaรงรฃo enfrenta dificuldades

Enquanto o consumo das famรญlias foi um dos principais fatores responsรกveis pela alta de 1% no PIB do paรญs no primeiro trimestre de 2022, os brasileiros ainda sofrem com um entrave na hora de comprar bens e serviรงos: a complexidade para provar quem sรฃo. Da aquisiรงรฃo de um produto em uma loja a troca de titularidade em contas de luz, gรกs ou serviรงos de telefonia, 81% da populaรงรฃo afirma ter enfrentado alguma dificuldade relacionada ร  comprovaรงรฃo da prรณpria identidade em situaรงรตes de consumo. A necessidade de fazer cadastro, por exemplo, foi a razรฃo pela qual 42% das pessoas jรก desistiram de fazer alguma compra.

Os dados sรฃo da pesquisa โ€œQual o custo de provar que vocรช รฉ vocรชโ€, realizada pelo Instituto Locomotiva a pedido daย Unico, empresa lรญder de identidade digital. De acordo com o levantamento, 61% afirmam que perderam dinheiro devido ร  burocracia na hora de consumir.

Quase metade (48%) dos respondes jรก pagou mais caro em uma compra online porque nรฃo quis perder tempo criando cadastro em uma nova loja. Deixar de usufruir de desconto ao qual tinha direito em lojas, estacionamentos e farmรกcias por nรฃo estar portando documento de comprovaรงรฃo no momento รฉ citado por 36% dos entrevistados.

Oito em cada dez afirmam que jรก perderam tempo ao ter que ir presencialmente contratar ou alterar um plano de consumo de telefonia. Sete em cada dez afirmam que perderam dinheiro porque nรฃo conseguiram comprar, vender ou alugar um automรณvel, por nรฃo portarem um documento de identificaรงรฃo na hora de realizar essa tarefa.

A pesquisa ouviu 1.561 pessoas, em todo territรณrio nacional, com mais de 18 anos, das classes A ร  D e com acesso ร  internet. Outras dificuldades em relaรงรตes de consumo sรฃo:

  • 49% deixaram de trocar um produto/ mercadoria pela necessidade da apresentaรงรฃo da nota fiscal / por nรฃo ter mais a nota fiscal
  • 35% deixaram de retirar ou receber alguma mercadoria por nรฃo estar com seu documento na hora
  • 36% tiveram que ir presencialmente contratar / alterar um plano de consumo de telefonia porque precisava apresentar algum documento.
  • 34% deixaram de alterar a titularidade de uma conta de consumo (luz, รกgua, telefonia, gรกs etc.) por falta de documento
  • 19% nรฃo conseguiu comprar/ vender/ alugar um automรณvel por nรฃo estar com um documento de identificaรงรฃo na hora

Fatos e soluรงรตes

A pesquisa tambรฉm revelou que 90% da populaรงรฃo brasileira, se pudesse, resolveria tudo pela internet e, para 85%, รฉ mais fรกcil resolver burocracias online. Alรฉm disso,ย sete em cada dez brasileirosย sรฃo a favor da utilizaรงรฃo de formas digitais de identificaรงรฃo, como o reconhecimento facial, para acessar lojas ou serviรงos de sua escolha.

Para Paulo Alencastro, VP executivo e cofundador da Unico, os dados revelados pela pesquisa apontam o enorme potencial de crescimento que segmentos como o de varejo poderiam ter com a ascensรฃo de tecnologias de identidade digital. โ€œA adoรงรฃo da ID digital em diversos setores da economia tem o potencial nรฃo apenas de tornar as transaรงรตes mais seguras para pessoas e empresas, mas tambรฉm de tornar mais simples a jornada de consumo, facilitando o acesso da populaรงรฃo a bens e serviรงosโ€, avalia.

Segundo Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, os consumidores jรก enfrentam muitos desafios relacionados ร  renda e ao custo de vida no dia a dia. โ€œPor isso, รฉ fundamental que a experiรชncia de compra de bens e serviรงos seja mais simples e prรกtica para os brasileiros. ร‰ errado pensar que no sรฉculo XXI a experiรชncia de compra se dรก como no sรฉculo XX. O consumidor mudou e a experiรชncia de compra tem o desafio de acompanhar essa mudanรงaโ€, comenta. Marina Escarminio

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