A internet e seus vários recursos impactaram diversos setores do comércio e o varejo foi um deles. Com isso, é preciso estar atento às novidades do mercado e a logística omnichannel promete aumentar ainda mais a rentabilidade das empresas. Também chamado de omnicanalidade, o omnichannel integra todos os canais de venda, unindo a experiência de compra do usuário e facilitando os trâmites. Na prática, ser omnichannel significa que o usuário pode comprar produtos onde quiser, sem mudar a experiência. Dessa forma, o consumidor recebe o mesmo atendimento e ofertas, independentemente do canal escolhido.
Omnichannel potencializa a experiência de compra
A omnicanalidade é uma estratégia de integralização de todos os canais de venda, ou seja, o cliente consegue consumir os produtos no smartphone, computador, chat online, redes sociais ou até mesmo na loja física. Porém, a experiência de compra é a mesma, independentemente do local escolhido.
Imagine que você comprou um celular numa loja, de forma online. Porém, o estabelecimento não aplica a omnicanalidade. Depois de um tempo, ocorre um problema com o aparelho e você precisa ligar para o SAC. Ao ligar, o atendente informa que tal número funciona apenas para quem comprou na loja física. Parece bem frustrante, não acha? Aí entra a importância da omnicanalidade. Se todos os canais fossem integrados, quem te atendeu no SAC poderia lhe ajudar sem distinguir como ocorreu a compra.
Para Audrey Slomp, uma das fundadoras da SHL Fulfillment, o omnichannel é muito importante. “Ele melhora a eficácia de todos os processos e potencializa a experiência de compra do cliente. Entretanto, ele vai além disso. Para um sistema se encaixar no tipo, precisa oferecer uma experiência de consumo integrada, indo desde a identidade visual até o pós-venda. Com isso, itens importantes na jornada de compra, como política de preço e frete, precisam de bancos de dados compartilhados e uma linguagem similar em todas as redes. O estoque de produtos deve estar atualizado e disponível para cada canal.”
Clientes gastam 82% a mais com omnicanalidade
Segundo dados da Deloitte, os clientes que transitam entre os diversos canais de uma mesma loja gastam 82% a mais se comparados aos de uso mais tradicional, com apenas um ponto de contato. Só isso já demonstra como a logística omnichannel é primordial para o e-commerce moderno.
“No entanto, antes de pôr em prática, é preciso apostar num sistema competente de WMS para deixar a gestão de estoque mais profissional. Além disso, a empresa precisa ter um bom e-commerce e linguagem visual. Com tudo isso pronto, só vantagens aparecem no caminho de quem escolhe a logística omnichannel. Entre os benefícios estão clientes mais confortáveis para adquirir por meio de canais variados; clientes mais antenados às novidades e características da empresa; mais facilidade na hora de comprar; maior rentabilidade”, reforça Audrey Slomp.