Empresa brasileira criou um portal para que as pessoas possam consultar qual streaming vale mais a pena para cada perfil
Foi-se o tempo em que o consumidor podia contratar os principais serviços de streaming por menos de R$ 100. Antes da pandemia, o brasileiro desembolsava R$ 77,70 por mês para ter acesso aos serviços Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay. Em 2022, o gasto mensal para esses mesmos serviços já chega a R$ 95,70, um aumento de 23,2%. De lá para cá, outras empresas surgiram e tomaram espaço. Caso o telespectador queira ficar por dentro de todas as novidades do mercado de vídeo, ele deverá assinar outros serviços, como Disney+, HBO Max, Telecine, Apple TV+, Star+, Starz Plus Paramount+. Para todos esses serviços, o valor seria de R$ 268 por mês, mas essa conta deve aumentar com os reajustes anuais.
De acordo com um levantamento da BB Media, consultoria do mercado de mídias, são 62 plataformas de streaming apenas no Brasil. Na América Latina, são mais 650, reunindo 150 mil títulos entre filmes, séries e programas.
“Se antes a tv a cabo oferecia o melhor cardápio para entretenimento, hoje os streamings ocupam esse lugar, só que de forma mais intensa. Assim como no modelo a cabo, as pessoas não conseguem assistir a tudo de uma vez, nem visualizar de forma clara o que cada um desses serviços tem a oferecer. Isso acaba fazendo com que elas assinem vários serviços de uma vez, sem parar para analisar o perfil de cada uma dessas empresas e qual delas tem o perfil adequado para aquele cliente”, diz Mariane Weigert, superintendente de produto e marketing da Use Mais. A empresa desenvolveu o portal Assista Mais, que mostra ao público onde assistir cada produção, sem que o usuário precise navegar em diversas telas.
Além do aumento no número de empresas, há uma constante alta nos preços dos principais serviços de streaming, como Netflix e Amazon. Em 2011, quando a Netflix estreou no Brasil, a assinatura mensal custava R$ 14,90. Desde então a empresa criou diferentes planos, que agora partem de R$ 25,90 e chegam a R$ 55,90. Considerando o pacote mais básico, o aumento acumulado é de 73,8%. No mesmo período, a variação do IPCA foi de 90,26%. Se tivesse acompanhado a inflação, o serviço custaria hoje R$ 28,35.
De acordo com Mariane, o mercado atual oferece mais de 500 mil títulos disponíveis sob demanda e a cada dia surgem mais serviços de streamings. “A ideia do portal é ser um guia para que as pessoas saibam onde cada produção está, quais serviços combinam melhor com o perfil de cada um e o que vai valer a pena dentro do orçamento de cada família. O objetivo é que o público tenha acesso totalmente gratuito e com todas as informações necessárias sobre os filmes e séries que estão disponíveis nos catálogos dos serviços, como Amazon Prime Video, Disney +, Star+, HBO Max, Globoplay, entre outros”, diz.
Sobre a Assista Mais
Assista Mais é um guia de filmes e séries que ajuda a escolha do espectador. Na plataforma o usuário ganha tempo para buscar filmes e séries por plataforma, categoria, gênero, ator, diretor entre outras funções. Além disso, os usuários também podem ganhar pontos ao interagir com publicidades espalhadas pelo portal. Os pontos podem ser trocados por diversos serviços oferecidos no formato de gift cards. O Assista Mais é um produto da empresa Use Mais, hub multisserviços que reúne vários parceiros que oferecem condições especiais em diversas categorias.