O principal motivo do cancelamento de compras online é o atraso na entrega dos produtos, problema que normalmente acontece pela má gestão da logística interna. Estar presente em vários marketplaces é um fator que alavanca vendas, mas quando acontece de um negócio vender muito no Mercado Livre, por exemplo a ponto de reduzir o estoque, esta saída de produtos pode impactar outros pontos de vendas virtuais. O que seria perfeito pode se transformar em problema quando não há esta atualização em outros sites de vendas.
Keslen de Andrade Deléo, Consultora de Tecnologia do Farol do E-commerce, lembra que conforme o estoque diminui pelas vendas é fundamental atualizar as informações para não passar vergonha:
“Quem vende óculos de sol e possui um estoque de 200 unidades precisa disponibilizar em sua loja virtual com a possibilidade de integração com outras frentes. Se vender tudo em um dia na loja oficial e não atualizar esta informação, muita gente vai seguir comprando em outro canal mesmo que não tenha mais este produto disponível”.
Girar estoque com integração
Para não acontecer esse tipo de falha no seu comércio eletrônico, a especialista explica que o controle sobre os processos de alocação, de propriedade e de organização das mercadorias é fundamental, tomando cuidado para não colocar o estoque inteiro na internet, justamente para não arriscar vender virtualmente um produto que já foi vendido.
Keslen lembra da Bud Petstore, um e-commerce que possui diversos produtos em estoque por venderem em atacado para pet shops, principalmente produtos da ZeeDog por seu Instagram. Este estoque estava parado, ou seja, a empresa estava perdendo muito dinheiro e decidiu ampliar seus canais:
“O trabalho de implementação começou pela plataforma Bling, sistema de gerenciamento para emitir notas, controle de estoque, relatórios financeiros em um único espaço. O controle passou a ser mais simplificado e a empresa sabia exatamente o que estava disponível em estoque”.
Integração nos pontos de vendas online
A partir deste sistema de integração de loja virtual com Mercado Livre e Shopee, as lojas conseguem ampliar suas vendas – principalmente com o Shopee que chegou ao Brasil com uma estratégia agressiva, dando muito incentivo como frete grátis para quem compra: “Ter o estoque em um sistema único de gerenciamento responsável por controlar o que é vendido em diversos pontos de vendas virtuais evita o problema de vender um produto sem estoque”.
Atualização de preços
O sistema vai além do controle de estoque de entrada e saída de produtos e também atualiza preços em todos os canais online simultaneamente. Keslen explica que qualquer negócio pode implementar o sistema, basta ter estoque para vender:
“Ter o sistema integrado é uma maneira de planejar expansões do negócio. Se em um futuro a empresa decidir se integrar em outros canais, como Submarino ou Americanas, por exemplo, o Bling já está preparado para fazer esta transição com as atualizações de uma única vez.” explica a especialista.