Início Geral Indústria 4.0: principais desafios e a mudança de cultura

Indústria 4.0: principais desafios e a mudança de cultura

0

A Indústria 4.0 é o resultado da implementação de ferramentas tecnológicas nos processos de negócios, impactando toda a cadeia de produção independentemente do setor de atividade. O uso de robótica, inteligência artificial, big data ou a Internet das Coisas (IoT) ajudam a melhorar a eficiência, sustentabilidade e flexibilidade de todas as operações. Mas como saber o que o seu negócio precisa?

Para Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem, o primeiro passo, antes de enfrentar a transformação tecnológica, é definir uma estratégia alinhada aos objetivos do negócio:

“Para virar a chave sem problema, qualquer planejamento precisa que todos os agentes da empresa estejam envolvidos, incluindo os gestores. Sem saber para qual direção seguir, qualquer implementação tecnológica perde sentido e passa a ser apenas uma série de ferramentas servindo processos antigos”.

O especialista entende que a digitalização da indústria passa pela implementação de soluções tecnológicas válidas para os objetivos definidos, mas antes de qualquer ação, é preciso identificar as ferramentas que servirão ao propósito da empresa.

Avaliação de impacto
Para a real implantação de tecnologias nas fábricas de maneira mensurável, capaz de quantificar resultados da transformação, Renato considera fundamental a avaliação de do impacto de verificação, se os sistemas e medidas adotados são os mais adequados: “Há diversas soluções para diferentes tipos de empresas. O que funciona em uma pode não dar certo na concorrência por diversos motivos.”

Entrando de vez na competitividade
Ao investir em tecnologias que facilitem a adaptação da empresa à indústria 4.0,  a empresa se propõe a ser mais competitiva – quem sabe até líder de mercado. Renato  explica que, na prática, o primeiro passo é mapear decisões futuros:

“É preciso conhecer o assunto, estudar, entender como cada empresa e indústria se encaixam no contexto de inovação, automação e processamento de dados. Cabe ao gestor olhar para seu cliente e entender como reformular seus processos para evitar desperdício de dinheiro na mudança”.

“A Indústria 4.0 já é uma realidade nas empresas líderes de mercado. Esse movimento está cada vez mais presente na rotina dos negócios, promovendo otimizações nunca vistas, mas é sempre bom reforçar que antes de mudar os sistemas é preciso modificar a cultura interna” finaliza Renato. 

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile