Impostos, custos de marketing, salรกrios, estrutura, enfim, a atenรงรฃo do empreendedor brasileiro precisa estar em muitos campos, agora, hรก um que รฉ totalmente ignorado, incluindo a maioria das “mentorias” de negรณcios: o CAC – Custo de Aquisiรงรฃo de Clientes. Informaรงรฃo vital para o sucesso de qualquer empresa.
O custo de aquisiรงรฃo de clientes รฉ uma medida usada em marketing para determinar o custo total mรฉdio para uma empresa adquirir novos clientes, reflete o investimento que feito na conversรฃo de um cliente potencial em um cliente efetivo.
Usando o CRM
Para entender bem o CAC, รฉ preciso ter o conceito do Customer Relationship Management (CRM), uma ferramenta online em que o comรฉrcio nutre com dados dos clientes permitindo assim uma visรฃo 360ยบ gerando confiabilidade no relacionamento para gerar vendas.
ร possรญvel ter uma visรฃo 360ยบ do cliente utilizando CRM em todas as suas interaรงรตes com a empresa, produtos, canais de comunicaรงรฃo e atendimento.
Para Fabian Ariel Bourscheidt, CEO e fundador da SaveCash, empresa cuja meta รฉ acabar com a fome no mundo, as empresas, mesmo gerando receita e vendas expressivas tem seu custo puxado para baixo pela falta de estratรฉgia de aquisiรงรฃo de clientes:
โO custo para implementar um CRM รฉ alto, afastando alguns empresรกrios deste investimento. A aquisiรงรฃo de clientes nรฃo รฉ fรกcil de mensurar e nรฃo se traduz em resultados imediatos. Tentar trilhar este caminho sem mรฉtrica alguma de CRM invalida qualquer esforรงo, simplesmente nรฃo vale a penaโ.
Gerando conversรตes
Para criar um negรณcio prรณspero que gere conversรฃo, o CRM รฉ fundamental para a aquisiรงรฃo de clientes. Fabian lembra que qualquer sistema CRM tem um custo elevado, impossibilitando que pequenos e mรฉdios empresรกrios adotem a prรกtica. Todavia existe uma maneira de conseguir este serviรงo sem pagar nada:
โAo cadastrar a empresa na plataforma SaveCash, automaticamente o negรณcio passa a ter um sistema de CRM para cadastrar novos clientes, gerar descontos e criar campanhas de Cashback+Social ou descontos sem custo algum. Uma parte destes descontos fica disponรญvel no sistema SaveCash que cria, automaticamente, Vales+Dinheiros que as pessoas podem pegar e gastar no estabelecimentoโ.
A aquisiรงรฃo de clientes passa a ser recorrente pelo prรณprio sistema. Quando um usuรกrio SaveCash descobre no App que uma loja estรก oferecendo Cashback+Social ou Vale+Dinheiro, as possibilidades de vendas aumentam.