CAC negativo existe? Sim e qualquer empresa pode acessar

Impostos, custos de marketing, salários, estrutura, enfim, a atenção do empreendedor brasileiro precisa estar em muitos campos, agora, há um que é totalmente ignorado, incluindo a maioria das “mentorias” de negócios: o CAC – Custo de Aquisição de Clientes. Informação vital para o sucesso de qualquer empresa.

O custo de aquisição de clientes é uma medida usada em marketing para determinar o custo total médio para uma empresa adquirir novos clientes, reflete o investimento que feito na conversão de um cliente potencial em um cliente efetivo.

Usando o CRM
Para entender bem o CAC, é preciso ter o conceito do Customer Relationship Management (CRM), uma ferramenta online em que o comércio nutre com dados dos clientes permitindo assim uma visão 360º gerando confiabilidade no relacionamento para gerar vendas.

É possível ter uma visão 360º do cliente utilizando CRM em todas as suas interações com a empresa, produtos, canais de comunicação e atendimento.

Para Fabian Ariel Bourscheidt, CEO e fundador da SaveCash, empresa cuja meta é acabar com a fome no mundo, as empresas, mesmo gerando receita e vendas expressivas tem seu custo puxado para baixo pela falta de estratégia de aquisição de clientes:

“O custo para implementar um CRM é alto, afastando alguns empresários deste investimento. A aquisição de clientes não é fácil de mensurar e não se traduz em resultados imediatos. Tentar trilhar este caminho sem métrica alguma de CRM invalida qualquer esforço, simplesmente não vale a pena”.

Gerando conversões
Para criar um negócio próspero que gere conversão, o CRM é fundamental para a aquisição de clientes. Fabian lembra que qualquer sistema CRM tem um custo elevado, impossibilitando que pequenos e médios empresários adotem a prática. Todavia existe uma maneira de conseguir este serviço sem pagar nada:

“Ao cadastrar a empresa na plataforma SaveCash, automaticamente o negócio passa a ter um sistema de CRM para cadastrar novos clientes, gerar descontos e criar campanhas de Cashback+Social ou descontos sem custo algum. Uma parte destes descontos fica disponível no sistema SaveCash que cria, automaticamente, Vales+Dinheiros que as pessoas podem pegar e gastar no estabelecimento”.

A aquisição de clientes passa a ser recorrente pelo próprio sistema. Quando um usuário SaveCash descobre no App que uma loja está oferecendo Cashback+Social ou Vale+Dinheiro, as possibilidades de vendas aumentam.