Início + Mais Negócios Empresários do Paraná articulam negócios na Itália  

Empresários do Paraná articulam negócios na Itália  

0

Grupo se reúne em missão internacional para agenda que envolve economia, tecnologia e sustentabilidade

Com o propósito de impulsionar organizações locais e gerar negócios, empresários paranaenses estiveram em uma missão internacional, por meio do programa Lide Unidades Connection, promovido pelo LIDE Paraná; se no primeiro semestre de 2022 empreendedores do estado foram para Dubai, o destino agora é o Norte da Itália.

No país, a comitiva paranaense participou de uma agenda de negócios exclusiva em Milão e na região do Piemonte, sendo recebida na residência oficial do cônsul-geral do Brasil em Milão, Embaixador Hadil da Rocha Vianna. Entre os convidados estiveram o presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Italcam), Graziano Messana, o presidente do Banco Intensa SanPaolo, Alberto Sartini e representantes do governo italiano.

“É claro que desenvolver networking é importante, mas nosso objetivo com as missões internacionais vai além. O que buscamos é integrar os múltiplos potenciais dos integrantes do LIDE, que possui 18 unidades no Brasil e 11 no exterior, favorecendo o relacionamento e a conexão dos filiados”, afirma Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná, que hoje reúne 300 empresários filiados, que totalizam R$ 80 bilhões em faturamento.

Benchmarking estratégico

O roteiro também incluiu a conferência “Negócios entre Brasil e Itália”, com a presença de autoridades brasileiras e italianas que puderam esclarecer as peculiaridades de negócio entre os países, como questões tributárias e legais. Os integrantes da missão também conheceram um case de sucesso de empresa paranaense instalada na talha com apoio do LIDE Itália, a De Amorim, que está sediada em Cremona, capital do violino e é considerada uma das mais importantes fabricantes do artigo no mundo.

Os empresários também participaram de uma mentoria com o membro do LIDE Itália, Paolo Pininfarina, da Carrozzeria Pininfarina, considerado um dos maiores designers do mundo, para entender mais sobre a essência italiana pautada na elegância, simplicidade e inovação.  “A Itália é um país que tem muito a agregar aos negócios brasileiros, em diversos setores, da moda à gastronomia, do design à indústria automotiva. Somos parceiros comerciais e culturais antigos e tenho certeza de que essa viagem foi de aprendizado intenso”, acrescenta Heloisa.

O roteiro ainda incluiu visitas à ao centro cultural Fondazione Prada, ao complexo Dolce & Gabbana, e ao Museo Storico Alfa Romeo. Na cidade de Pollenzo, patrimônio da Humanidade protegido pela Unesco, puderam visitar a Banca Del Vinho que abriga mais de 65 mil garrafas, estimada em 3 milhões de euros e nas montanhas de Piemonte fazer a exclusiva caça as trufas e ver a dinâmica de preservação da história e turismo sustentável.

“As agendas foram oportunidades únicas. Além de conhecer Pinifarina, entender a essência que tem por trás da marca, como eles veem a excelência em uma empresa familiar que está na terceira geração. Na caça às trufas pudemos conhecer um modelo de negócio sensacional, que preserva a natureza. E a Banca Del Vinho o cooperativismo na prática que é a essência do que temos na Lojacorr” destaca André Ogliari Durante, Co-Founder e CFO da Rede Lojacorr que participou da missão.

Bairros inteligentes e acessíveis

Durante a missão, os empresários puderam conferir as instalações do Bairro Redo, construído com o conceito de Smart City e que está localizado em Regoredo, Santa Giulia – Milão. A visita foi guiada por Giovanni Savio, CEO da Planet Smart City, empresa que tem 5 bairros inteligentes em instalação no Brasil e com atividades também na Índia e nos Estados Unidos.

“Mesmo com acesso diário à tecnologia em um bairro normal, ainda surpreende o quanto uma smart city pode mudar a vida de seus moradores. No Redo, por exemplo, são mais de 40 soluções tecnológicas que se complementam e envolvem desde a educação, sustentabilidade, segurança e funcionalidade, pensadas para todas as idades em uma única atmosfera. Estamos falando de um caminho sem volta que também já começa a ser construído no Brasil”, argumenta a presidente do LIDE.

 

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile