Categoria ganha 7 milhรตes de novos lares e seu consumo comeรงa cada vez mais cedo, em outubro
O panetone virou presente. Graรงas ร imensa oferta de tipos e sabores e aos diferentes nรญveis de sofisticaรงรฃo, o produto tem conquistado mais consumidores e cada vez mais cedo. No ano passado, ao contrรกrio do que acontecia atรฉ 2020, as compras comeรงaram em outubro.
ร o que mostra um estudo da Kantar, lรญder em dados,ย insightsย e consultoria, sobre as movimentaรงรตes do mercado de panetones.
De novembro de 2021 a janeiro de 2022, em comparaรงรฃo com o mesmo perรญodo anterior, a categoria ganhou mais compradores, e a penetraรงรฃo passou de 52,4% para 65,3%, o que representa um aumento de 24,6%, ou seja, mais de 7 milhรตes de novos lares. Os desafios para a continuidade do crescimento, entretanto, sรฃo o gasto por viagem ao ponto de venda, que caiu 13,9%, e a frequรชncia de compra, que diminuiu 5%. E ainda que o preรงo mรฉdio esteja somente 1,2% mais alto, o gasto por comprador despencou 18,5%.
O destaque fica para o volume de panetones presenteados no รบltimo final de ano, que representou 36,4% da importรขncia da categoria de novembro de 2021 a janeiro de 2022. A penetraรงรฃo de panetones para presente passou de 19,7% para 32,9% pontos, quase 8 milhรตes de novos lares para a categoria no perรญodo.
O estudo de Panetones da Kantar contou com a participaรงรฃo de mais de 10 mil lares, entre novembro de 2021 e janeiro de 2022.