Terceirização: empresas já entendem como ferramenta de gestão estratégica

Grande parte dos gestores já percebem no outsourcing uma ferramenta estratégica que melhora a gestão.  De acordo com um estudo do Grupo Uno CTC chamado Business Process Outsourcing,  63% das empresas utilizam estes serviços para processos que não fazem parte da sua atividade principal. Além disso, 64% dos pesquisados acreditam que contratar serviços terceirizados para desempenhar uma atividade que antes era realizada por seus próprios colaboradores contribui para melhorar seu desempenho, confirmando esta tendência.

Dentre os motivos pelos quais as empresas terceirizam seus processos e atividades, a pesquisa constatou que:

– 26% dos gestores entrevistados percebem melhoria na produtividade;
– 23% encontram na redução de custos o principal benefício e
– 21% terceirizam para garantir maior flexibilidade diante das mudanças nas demandas do mercado.

Para Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem, por terem custos similares, porém com maior flexibilidade para gestão, a terceirização deve ser uma opção mais racional: “Em alguns aspectos importantes, como custos e produtividade, os resultados superaram as expectativas do negócio. 64% das empresas da pesquisa afirmam que o outsourcing resultou numa clara melhoria da sua atividade, permitindo focar a atenção no core business”.

Terceirização por setores
Dos empreendedores entrevistados, os setores que mais recorrem à terceirização são logística e transporte, com 51%, seguidos pelas atividades industriais de manufatura e produção com 30% e setor comercial e vendas de grande consumo, com 11%:

A pesquisa mostrou ainda que
–  62% dos casos a decisão está nas mãos do diretor executivo;
– Os processos terceirizados são expedição com 23% e movimentação em 15%;
– Na área industrial 26% da terceirização está na fabricação e 13% manutenção

Quanto às principais preocupações, 31% das respostas mostram a procura por resultados, seguido de  29% de respostas desejando a redução do risco de deficiências e 14% dos entrevistados preocupados com a perda de conhecimento:

“É apenas questão de observação da concorrência para que estas empresas entendam o quanto a terceirização está trazendo benefícios para outras empresas e adotem também em suas fileiras a terceirização” completa Renato.

Destaque da Semana

Curitiba se consolida como destino de Natal popular entre agências de turismo

Com as festas de fim de ano se aproximando,...

Três lugares para curtir o feriadão com vinho, música e gastronomia

O feriadão da Proclamação da República é uma boa...

Grupo Zonta inaugura Hipermais no Shopping Estação, em Joinville

O Shopping Estação Joinville, o mais antigo da cidade,...

Censo revela: quase 16,4 milhões de pessoas vivem em favelas no Brasil

Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil Publicado...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor