Depois de uma semana de evento, o 24º FKC chego ao final com boa participação de público, após dois anos de edições virtuais
Terminou domingo (6) a 24ª edição do Festival Kinoarte de Cinema (FKC). O evento, que começou no dia 30 de outubro, exibiu no Espaço Villa Rica, mais de 50 filmes entre curtas e longas metragens, documentários e ficções, que circularam pelos principais festivais de cinema no Brasil e no exterior. A realização foi do Instituto de Cinema de Londrina (Kinoarte). A edição trouxe na programação competitivas de curtas-metragens, projeto Kinocidadão dirigido a estudantes das escolas públicas municipais de Londrina, sessão ao ar livre na Warta e oficina de atuação. Os organizadores do festival avaliaram que depois de dois anos de edições virtuais, o público londrinense correspondeu à expectativa e prestigiou o evento.
A solenidade de premiação dos vencedores das quatro competitivas realizadas pelo evento – Internacional (Iberoamericana), Nacional, Paranaense e Londrinense selecionados pelos júris popular e oficial – foi no domingo a noite com a entrega do troféu Udihara, homenagem do FKC ao pioneiro do cinema londrinense, Hikoma Udihara (90 anos do cinema de Londrina). O Festival premiou em dinheiro os primeiros colocados nas competitivas Nacional (R$ 5 mil), Paranaense (R$ 2 mil) e Londrinense (R$ 1 mil). Mais de 600 curtas-metragens se inscreveram para participar e 38 foram selecionados.
Resultado:
Competitiva Ibero Americana: melhor filme segundo o júri oficial e o júri popular: “Kambana”, de Samuel Pastor.
Competitiva Paranaense: melhor filme segundo o júri oficial: “O Hábito de Habitar”, de Nicolás Pérez” e melhor filme segundo o voto popular: “Silêncio Bruto”, de João Gabriel Kowalski e João Gabriel Ferreira.
Competitiva Londrinense: Melhor filme segundo o júri oficial e o voto popular – “A Araucária e a Gralha Azul”, de Izabel Tiemi e Giovani Viecili. Também foi concedida uma menção honrosa ao curta “Batata Doce Assada”, de Ana Curotto.
Competitiva Nacional:
Melhor Filme pelo Júri Oficial: “Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli;
Melhor Filme pelo voto popular: “Escasso”, de Gabriela Gaia Meireles e Clara Anastácia;
Melhor Direção: “Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli;
Melhor Roteiro: “Ainda Restarão Robôs nas Ruas do Interior Profundo”, de Guilherme Xavier Ribeiro;
Melhor Direção de Arte: “Escasso”, de Gabriela Gaia Meireles e Clara Anastácia;
Melhor Direção de Fotografia: “Último Domingo”, de Joana Claude e Renan Barbosa Brandão;
Melhor Montagem: “O Fim da Imagem”, de Gil Baroni;
Melhor Som: “Curupira e a Máquina do Destino”, de Janaina Wagner.
Foi concedida também uma menção honrosa à atriz Danny Barbosa, do filme “Adão, Eva e o Fruto Proibido”.