Sabe aquela sensaรงรฃo de que um anรบncio te persegue? Ou aquele produto que vocรช “sรณ falou” agora aparece nos sites que vocรช visita? Entรฃo, isso, do jeito que acontece hoje, vai acabar com o fim dos cookies de terceiros. Atรฉ 2023, as estratรฉgias de marketing digital devem priorizar um uso adequado dos dados que estรฃo ร mรฃo e o desafio vai se impor para os profissionais.
Mas o que sรฃo Cookies?
Cookies sรฃo arquivos criados pelos sites que vocรช visita. Eles tornam sua experiรชncia on-line mais fรกcil, economizando informaรงรตes de navegaรงรฃo. Com os cookies, os sites podem manter seu login, lembrar suas preferรชncias do site e fornecer conteรบdo relevante localmente.
O Google anunciou repetidamente sua intenรงรฃo de eliminar cookies de terceiros e, embora essa alteraรงรฃo tenha sido estendida, nรฃo hรก prazo que nรฃo expire. As empresas devem se preparar agora.
Para Ediney Giordani, CdO da KAKOI Comunicaรงรฃo, o mercado jรก sente mudanรงas e busca manter as vantagens que o uso da tecnologia tem proporcionado aos clientes e marcas para manterem uma comunicaรงรฃo prรณxima:
โOs consumidores de 2022 nรฃo sรฃo os mesmos de antes. Se espera muito mais do que um produto das marcas com as quais se relacionam, querem seguranรงa e tranquilidade em relaรงรฃo aos seus dados e uma boa experiรชncia com a marcaโ
Para que as empresas se preparem para as mudanรงas que estรฃo chegando, o especialista alerta da importรขncia de contar com uma agรชncia de comunicaรงรฃo que entenda os desafios do marketing digital para nรฃo ter surpresas a partir de 2023.
Publicidade nรฃo invasiva
Quando o consumidor recebe repetidamente um comercial que nรฃo aparece discretamente no meio do conteรบdo que lemos, vemos ou ouvimos, acaba criando uma relaรงรฃo de amor e รณdio com a marca. Essa publicidade afasta potenciais clientes.
โAs equipes de marketing digital devem trabalhar dobrado para nรฃo colocar propagandas invasivas e irritantes para o pรบblico ao qual uma campanha รฉ direcionada. Ao mesmo tempo, precisam criar propagandas que ajudem o pรบblico-alvo a entender os benefรญcios que determinados produtos trazem para elesโ.
Anรบncio certo na hora certa
Para Giordani o desafio รฉ criar peรงas em uma รฉpoca em que รฉ mais fรกcil decidir o que assistir, o que ouvir e o que nรฃo ouvir. Uma boa equipe de marketing deve conseguir levar o anรบncio certo para a pessoa certa e na hora certa, sem invadir a privacidade do pรบblico: โUma empresa de material esportivo nรฃo estรก interessada em chegar em quem nรฃo pratica corridas de ruas, mas tem total interesse em vender seus produtos para quem participa de maratonas, por exemploโ.
O Google sem cookies
A tendรชncia รฉ que a internet rejeite os cookies uma vez que o pรบblico jรก tem esta ideia de que os cookies de terceiros sรฃo invasivos, e atรฉ mesmo perigosos:
โOs cookies ajudaram a facilitar a exibiรงรฃo de anรบncios para quem pode precisar ou estar interessado em um determinado produto, ou serviรงo. Como a aposta de marcas como Google ou Apple รฉ deixar de trabalhar com cookies, as empresas devem pensar em estratรฉgias que lhes permitam aproximar-se do seu pรบblico-alvo sem esta ferramenta de mediรงรฃo. O รบltimo anรบncio feito pelo Google sobre o uso de cookies, atรฉ o momento, diz que os cookies desaparecerรฃo no segundo semestre de 2024. โ.
Alternativas aos cookies
Agรชncias que lidam com marketing digital devem aprender a trabalhar com ferramentas tecnolรณgicas que lhes permitam realizar modelos preditivos de consumo, com base no histรณrico de navegaรงรฃo sem acessar esse histรณrico:
โSe antes era apenas clicar um botรฃo e deixar a campanha correr, agora a estratรฉgia vai contar muito mais. Ainda nรฃo hรก uma ferramenta que substitua o que vai acabar, o talento vai ser fundamentalโ completa Ediney.ย ย ย