Qual o sentido em ter uma loja online que não é encontrada? Todos os dias novas lojas online são criadas, gerando um dos maiores dilemas do mercado virtual: como se destacar dentre milhares de concorrentes?
A preocupação é real e mais intensa no Brasil, que está no topo do ranking de crescimento de vendas no mundo virtual, com 22,2% somente no ano de 2022 de acordo com estudo do CupomValido. Neste ritmo, o crescimento das compras online estimado até 2025 é de 20,73% ao ano – quase duas vezes maior que a média mundial (11,35%), ultrapassando países com mais tradição nas vendas virtuais como Japão (14,7%), Estados Unidos (14,55%) e França (11,68%).
Com tantas opções para os consumidores, a disputa pela atenção vai além de bons produtos. Ser encontrado pelos mecanismos de busca faz parte da estratégia e neste contexto, adicionar um blog vai ser o diferencial:
“O principal objetivo do blog é atrair tráfego para os produtos, gerando vendas. Mas há várias razões pelas quais pode ser muito benéfico adicionar um blog ao e-commerce” explica Keslen de Andrade Deléo, Consultora de Tecnologia do Farol do E-commerce.
1 – Otimização do mecanismo de pesquisa
Adicionar um blog à loja virtual aumentará drasticamente o volume de conteúdo no site. Quanto mais conteúdo, mais a página site será indexada nos mecanismos de busca, aumentando o volume de possíveis clientes que encontrarão organicamente o caminho para loja online:
“Abastecer o blog com novos artigos e compartilhá-los nas redes sociais já cria mais backlinks e melhora o SEO, sigla para Search Engine Optimization, que é o mecanismo de busca do Google. E não é qualquer conteúdo, o que for publicado precisa ter as boas práticas e os temas precisam ter relação com o negócio.”
2 – Posicione-se como um especialista do setor
Muitos negócios online usam seus blogs como um método de estratégia de marca para si mesmos. Keslen explica que as postagens podem conter dicas, truques e tutoriais sobre os produtos que o público-alvo está procurando. Incluir notícias do setor pode ser interessante para seus clientes em potencial:
“Compartilhar informações que agreguem valor aos seus clientes vai além de apenas vender. É preciso informar sobre o produto, sobre a marca e demais tópicos relevantes para seus produtos. O ideal é escrever artigos que resolvam um problema, mesmo com tutoriais em vídeo”.
3 – Engajamento de clientes da sua loja online
Para Keslen, o blog transforma qualquer site de um lugar que os clientes visitam apenas quando fazem compras para um ambiente que envolve continuamente seus clientes para buscar informações:
“Se você vende produtos para perda de peso, pode compartilhar histórias de sucesso de seus clientes. Contar uma história sobre qualquer situação, histórias inspiradoras que motivem as pessoas a se motivarem, geram engajamento.”
E pode abusar de fotos e vídeos. Embora sua loja virtual já tenha imagens de seus produtos, o blog é um espaço extra em que as imagens podem atrair mais clientes. Vale usar a criatividade – desde vídeos de montagem de produtos e formas de uso, até vídeos não relacionados ao produto, mas que sejam interessantes para o público-alvo.
4 – Espaço para notícias
Mesmo que o seu negócio já utilize e-mail marketing ou já tenha uma área em sua loja virtual para postar novidades e atualizações, o blog vai ajudar e melhorar essa tarefa:
“Você pode usá-lo para relatar um tópico relevante, novos produtos, promoções sazonais, respostas a perguntas frequentes. Muitas empresas têm uma seção de atendimento ao cliente para entrar em contato, mas os clientes podem encontrar uma solução por conta própria. Tentar identificar quais são as consultas mais recorrentes e criar um post para resolver esses problemas é uma maneira de conversar através do blog.”
5 – Taxa de conversão e fidelização
O blog em loja virtual atrai muito mais tráfego para seu site e aumentará as conversões. Além disso, mostrar que entende do assunto confere à loja mais credibilidade, proporcionando aos novos clientes maior segurança e confiança na hora de realizar suas compras.
Keslen lembra que o blog converte o visitante em comprador, gerando fidelização: “É possível oferecer os melhores produtos ou serviços, mas se não conseguir fidelizar a marca, seu número de clientes recorrentes provavelmente será baixo. Se você tem um negócio online local ou globalmente, o blog é a forma ideal para começar a criar fidelidade com a marca”.
Um blog por si só não gerará essa lealdade, mas terá um papel fundamental no processo desde que as postagens tenham um equilíbrio entre o aspecto profissional, o lado divertido e leve da escrita com a responsabilidade da informativa.