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Colégio ESIC Internacional conquista ouro e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

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A medalhista de ouro, a aula Nicole Oliveira Hemp com o coordenador de ensino básico do Colégio ESIC Internacional, André Mauro Ávila; o professor de física da instituição, José Lucas Nassif e a coordenadora do colégio, Alessandra Colussi de Lima Ávila

Dois alunos do ensino médio do Colégio ESIC Internacional foram medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), realizada em maio de 2022: Nicole Oliveira Hemp conquistou a medalha de ouro, e Guilherme Paulichen ficou com o bronze da competição. Os dois são alunos do terceiro ano do ensino médio. Com essa conquista, os alunos obtiveram classificação para as seletivas internacionais, que irão definir os integrantes da equipe brasileira para a XVI IOAA – Olimpíada Internacional de Astronomia e XV OLAA – Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.

professor de física do Colégio ESIC Internacional, José Lucas Nassif, o medalhista de bronze, o aluno Guilherme Paulichen e os coordenadores de ensino básico da instituição, André Mauro Ávila e Alessandra Colussi de Lima Ávila.

Segundo o coordenador de ensino básico do Colégio ESIC Internacional, André Ávila, esse conteúdo, que normalmente não é abordado nos currículos convencionais, é de grande interesse dos estudantes, tanto do ensino fundamental, como do ensino médio. “Procuramos oferecer conteúdo que trabalhe as matérias básicas exigidas no cronograma, porém relacionados com assuntos de interesse dos alunos, para promover um aprendizado participativo e engrandecedor para todos”, afirma. A OBA é uma oportunidade rica para os alunos expandirem seus conhecimentos, e atrair o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica tem como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

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