Já faz algum tempo que as empresas podem terceirizar os serviços que necessitam. Seja por uma decisão estratégica e por agilidade nas operações, a prática de outsourcing já ganhou espaço para empresas que perceberam as vantagens de terceirizar serviços administrativos, contábeis e jurídicos, dentre outros. Otimizar a operação e dedicar tempo, dinheiro e esforço para outras áreas da organização, representa a manutenção da saúde financeira na produção.
Há pontos básicos que devem ser observados para que a contratação desses serviços não dê dor de cabeça.
Contrato de terceirização
O contrato de outsourcing é, basicamente, um contrato de prestação de serviços entre empresas em que se regulamenta a subcontratação de processos de negócio que a empresa contratante decidiu não realizar para concentrar seus esforços em outras pontas:
Para Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem, tanto as empresas que contratam, quanto as que são contratadas, devem estabelecer as responsabilidades de ambas as partes de maneira clara e atribuições bem compreensíveis:
“Qual o papel de cada colaborador neste projeto? No contrato de outsourcing é importante definir o que está relacionado com o tipo de serviços a prestar e a sua duração. Cada caso será único, evidentemente, o acordo deve incluir aspectos como as condições de cessão, gestão e recuperação de serviços, propriedade intelectual, etc”.
Renato lembra que o contrato de terceirização de serviços deve estabelecer o escopo de aplicação do serviço – ou seja, a operação, a manutenção, o desenvolvimento e os procedimentos para execução:
“Este é um aspecto fundamental dos contratos de outsourcing. O contrato indicará quem fará parte da equipe, quantos integrantes pertencem à empresa contratante e quantos à empresa terceirizada. Além dos recursos humanos, o acordo definirá quais recursos tangíveis e intangíveis, físicos, financeiros e tecnológicos, que, sendo propriedade da empresa contratante, serão entregues à empresa terceirizada e como serão recuperados ao final do contrato. Tudo precisa ser claro desde o início”.
Quem vai prestar o serviço?
Ao contratar os serviços de uma terceirizada, a organização deve assegurar que a empresa com a tenha a máxima transparência e a melhor resposta.
Renato reforça que cada empresário ou gestor precisa verificar se a terceirizada tem histórico de bons serviços, de resultados satisfatórios e de entrega correta do contratado dentro dos prazos:
“Se uma empresa optar por terceirizar, ela não quer se preocupar com determinado serviço ou ação para se dedicar em melhorar a produção. Quem terceiriza, em suma, está contratando tranquilidade para poder evoluir seu próprio negócio” finaliza Pádua.