Início Geral Opinião: Prática de atividades físicas dentro de condomínios não é luxo, é...

Opinião: Prática de atividades físicas dentro de condomínios não é luxo, é necessidade

0

Brunno Borghesi: “Empreendimentos residenciais oferecem mais áreas de atividades distintas para que o morador não precise sair de casa para manter a saúde em dia”
Crédito: Yticon/ Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, pelo menos, 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos – incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade – e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes. Os números foram atualizados pela entidade depois de dez anos, em 2020, com a disponibilização de uma nova versão de suas diretrizes sobre atividade física. Portanto, com base em evidências científicas dos últimos anos, o documento fornece informações atualizadas sobre danos à saúde causados pelo sedentarismo e traz recomendações diferentes a respeito da quantidade de esforço físico que deve ser incluído na rotina e a forma de fazer isso, em diferentes grupos populacionais.

E qual a relação desses dados da entidade com a construção civil? Entender o comportamento do consumidor é um dos principais desafios das construtoras e incorporadoras que buscam constantemente oferecer soluções de moradias. Para auxiliar nos passos dos futuros lançamentos de empreendimentos, as empresas se baseiam em pesquisas e estudos como o “Comportamento do consumidor de imóveis em 2040” – Onde e como habitaremos?”, realizado em 2019 pela Deloitte, em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). A preocupação com o bem-estar figura entre os serviços desejados pelos moradores e é apontada no estudo. Tanto é que academia de ginástica e área para correr foram citadas entre os principais itens de um empreendimento, revelando que os consumidores, especialmente os baby boomers e a geração X, querem comodidade e conveniência para manter a atividade física em dia.

Por isso, atenta às mudanças de comportamento e, a fim de contribuir com a qualidade de vida da sociedade, cada vez mais as construtoras investem em seus projetos com espaços para a prática de atividades físicas e, também, de esportes. Se a famosa “academia de ginástica” ganhou novos modelos e incorporou equipamentos ao longo dos últimos anos, agora, os empreendimentos residenciais oferecem mais áreas de atividades distintas para que o morador não precise sair de casa para manter a saúde em dia. Entre os exemplos estão arena para esportes de areia (como futebol de areia e beach tennis), espaço de treinamento interno e externo (como boxe e outras lutas). Os projetos arquitetônicos contemplam, ainda, espaços para andar de bicicletas, patins e patinetes.

Vale lembrar que, além dos vários benefícios para o corpo, as atividades físicas contribuem na produção e reequilíbrio de hormônios e substâncias importantes, como a serotonina, dopamina e endorfina, importantes na saúde mental. As diretrizes da OMS também apontam que curtas caminhadas ao dia diminuem os riscos de depressão e reduzem os níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse. É notório, então, que as áreas para práticas esportivas e físicas contribuem diretamente no bem-estar tanto do corpo quanto da mente. Para complementar, moradores ainda têm uma área de lazer à disposição no condomínio, com piscinas e espaços gourmet para confraternizar com amigos e familiares, afinal, descansar e se divertir também são necessários para a qualidade de vida.

Em cidades em que a segurança e mobilidade urbana são desafios, esses espaços dentro do próprio empreendimento residencial tornam-se imprescindíveis. Nessa perspectiva, até mesmo os bichinhos de estimação ganharam espaço exclusivo para diversão e atividade física, já que os animais também estão propensos a desenvolver doenças devido ao sedentarismo e, sendo assim, o melhor remédio é a movimentação. Podemos dizer que praticar atividade física sem sair do condomínio não é luxo, é necessidade: economiza-se tempo, deslocamento e, também, dinheiro, já que não é preciso pagar por escolas ou academias especializadas. Mas, certamente, muito mais importante é a garantia de ganho ou manutenção de um estilo de vida mais saudável com a prática regular de atividades físicas.

Brunno Borghesi é coordenador de marketing na Yticon, construtora do Grupo A.Yoshii.

 

Sobre a Yticon Construção e Incorporação

A Yticon é uma construtora e incorporadora que atua há mais de doze anos nas cidades de Londrina, Maringá e Cambé, no Paraná, além de Presidente Prudente e Campinas, em São Paulo. A empresa do Grupo A.Yoshii desenvolve empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização, especialmente para quem quer conquistar o primeiro imóvel. A Yticon já construiu mais de 5,9 mil unidades, todas entregues rigorosamente no prazo, somando mais de 550 mil metros quadrados de área construída. Mais informações: www.yticon.com.br.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Central Press

MAIS INFORMAÇÕES / AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS
Curitiba: + 55 41 3026-2610 | + 55 41 99273-8999
São Paulo: + 55 11 94199-9379
Londres: + 44 7379-138858
centralpress@centralpress.com.br
www.centralpress.com.br

Artigo anteriorVitória do Brasil e derrota da Argentina valem descontos no McDonald’s
Próximo artigoSupressão menstrual – vantagens e tratamentos
CentralPress
Desde 1998, a Central Press ajuda a construir, ampliar, zelar e valorizar a reputação de empresas de vários portes e setores, com atuação nacional e internacional. É uma agência de comunicação “full service” com sólida experiência, que está em constante evolução. Afinal, é formada por profissionais inquietos e pautados pela criatividade. Dispõe de uma equipe multidisciplinar, com amplo conhecimento de mercado (Business Knowledge) e relacionamento estreito com lideranças e formadores de opinião. É formada por jornalistas, relações públicas, publicitários e especialistas em reputação, marketing, branding e comunicação empresarial. Atualmente, tem operações em Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de escritórios de agências parceiras em Londres, Nova Iorque, Boston e Doha.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile